segunda-feira, 14 de março de 2016

Sede da UNE é alvo de vandalismo em São Paulo


Victor Ribeiro
A sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), na Vila Mariana, em São Paulo, foi alvo de vandalismo na madrugada de sábado. Os muros amanhecerem com pichações contra os próprios estudantes e o ex-presidente Lula.

A presidenta da UNE, Carina Vitral, relacionou o ato à ditadura e disse que a instituição não vai se intimidar.

“Isso nos remete a um período muito duro da nossa história. A última vez que a sede da UNE foi atacada foi em 1º de abril de 1964, quando os golpistas da ditadura militar incendiaram a sede da UNE, no Rio de Janeiro. Nós não vamos deixar que isso aconteça de novo. Isso demonstra que estamos do lado certo, lutando a favor da democracia, contra o ódio e a intolerância. Se acham que vão nos intimidar, não conseguirão.”

A UNE vai pedir à polícia que investigue o ataque.

domingo, 13 de março de 2016

USP firma parceria com Estado de Goiás

A Universidade de São Paulo, através da Agência USP de Inovação, coordenada pelo Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, docente e pesquisador do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), vai firmar um convênio com o governo do estado de Goiás, tendo em vista aprimorar o seu ecossistema de inovação. Com a presença do governador Marconi Perillo, o evento ocorrerá em São Paulo no dia 21 de março, a partir das 12 horas, contando-se, entre os convidados, além do governador Geraldo Alckmin, o reitor e os pró-reitores da USP.
A parceria visa buscar um ambiente de inovação maior, promover o desenvolvimento competitivo da economia goiana, através da agregação de valor pelas empresas, por meio da ciência, tecnologia e inovação.
Tendo em mente que a inovação resulta de uma interação entre a indústria, as universidades e agências governamentais, a parceria procurará utilizar uma abordagem recente da inovação: a open innovation. Nesse novo modelo, a pesquisa e o desenvolvimento serão tratados como sistemas abertos, onde fluxos internos e externos de conhecimento serão utilizados para acelerar a inovação.
É nesse contexto que o Programa Inova Goiás emerge, com o objetivo de colocar Goiás entre os três estados do Brasil com maior investimento em inovação, promovendo um novo estilo de desenvolvimento econômico no que tange ao apoio ao desenvolvimento tecnológico, bem como a melhoria de serviços oferecidos à população através do uso da inovação pelo setor público.
O Inova Goiás contemplará um conjunto de ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, buscando aumentar a competitividade do estado por meio da inovação. Esse programa tem como premissa uma integração o entre governo e universidades, além de instituições de ciência e tecnologia. Nesse sentido o Estado de Goiás fomentará esta integração, para fortalecer o ecossistema de inovação do estado.

Aparelho auxilia na localização de células cancerígenas

As células cancerígenas, que são disseminadas pelo tumor no organismo de um paciente durante o estágio inicial de um câncer, poderão ser localizadas por meio de um novo equipamento capaz de detectá-las através de um corante que emite fluorescência. O aparelho em questão foi desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) para auxiliar cirurgiões na localização dessas células, otimizando o tratamento dos pacientes.
O processo no qual as células malignas se desprendem do tumor e se distribuem pelo organismo através da corrente sanguínea é conhecido como Metástase e faz com que essas células se instalem primeiramente no linfonodo sentinela*, um gânglio (pequena estrutura) presente em várias regiões do corpo humano (principalmente no tronco, nas axilas, nas virilhas e no pescoço) que drena a linfa, uma substância que, nesse caso, é composta tanto pelas células saudáveis como pelas malignas. Após se instalarem nesse linfonodo, as células cancerígenas podem se espalhar por todo o corpo e originar novos tumores.
Mas como saber se já ocorreu a Metástase? Para esclarecer essa dúvida, é necessário retirar o linfonodo sentinela através de uma biópsia e fazer uma análise patológica, na qual se identifica a presença das células metastáticas. Quando não há o comprometimento do linfonodo sentinela, o sistema linfático pode ser preservado, reduzindo os efeitos colaterais.
O método mais comum utilizado nesse tipo de detecção é o rádio-fármaco, em que se injeta uma substância radioativa no paciente, que é drenada junto com as células malignas, permitindo localizar o linfonodo no qual elas estão instaladas. Porém, apesar de ser muito sensível, a precisão dessa técnica não é tão elevada. Por isso, às vezes, um cirurgião pode encontrar diversos linfonodos e não saber ao certo qual é aquele que está abrigando as células malignas, tendo que dissecar uma grande extensão de tecido, o que aumenta os efeitos colaterais e as complicações pós-operatórias. "No caso da biópsia em pacientes com câncer de mama, por exemplo, são retirados e analisados os linfonodos axilares. O método pode ocasionar efeitos indesejados, como dores no braço e limitação de movimento, além de parestesia [que pode causar formigamento, queimação, frio e outras sensações]", explica Angelo Biasi Govone, pesquisador do IFSC que desenvolveu o protótipo do aparelho durante seu projeto de mestrado, que foi orientado pela Profa. Dra. Cristina Kurachi (IFSC/USP).
O equipamento criado no Grupo de Óptica é constituído por duas câmeras (uma que capta imagens em preto e branco e outra que permite visualizar imagens coloridas), um conjunto de LED's infravermelhos e brancos que ajuda a detectar as células e a captar as imagens, um monitor que permite visualizar as cenas captadas no instante em que se realiza a operação, e por uma manopla que pode ser manuseada pelo próprio cirurgião. "No mercado, há um equipamento semelhante ao nosso, mas que necessita de um outro profissional para manuseá-lo, enquanto o cirurgião opera o paciente. Pelo fato do nosso aparelho ter uma manopla, o próprio cirurgião pode manuseá-lo durante o procedimento cirúrgico, aumentando a precisão e o acerto durante a localização do linfonodo sentinela", diz Angelo, que realizou os testes de localização em dezesseis pacientes com câncer de língua, cabeça e pescoço, e de pele (melanoma), no Hospital de Câncer de Barretos, no interior de São Paulo.
A funcionalização desse aparelho é baseada em um sistema de fluorescência. Ou seja, para localizar o linfonodo sentinela, injeta-se um corante com propriedades fluorescentes ao redor do tumor. Quando é excitado pelos LED's, o corante emite uma fluorescência que é observada através do equipamento em questão, permitindo localizar o linfonodo sentinela. Após a localização do linfonodo que abriga as células cancerígenas, são realizadas a dissecção e a análise patológica do tumor.
O custo do novo aparelho, segundo Angelo Govone, deverá ser inferior à média de valores dos equipamentos já comercializados atualmente. Ainda de acordo com o pesquisador do IFSC/USP, já existem serviços de saúde interessados em adquirir o novo sistema, cuja patente está em andamento.
*O linfonodo sentinela é uma parte do sistema linfático. Este sistema é uma rede composta por gânglios e vasos linfáticos que tem como uma de suas funções a defesa do corpo humano contra agressões, como infecções por microorganismos e células defeituosas.

Vereador Paraná deixa PHS

O vereador Idelso Marques de Souza – Paraná (sem partido) informou na sexta-feira (11) sua saída do PHS – Partido Humanista da Solidariedade, partido pelo qual foi eleito com 2.662 votos em 2012.

Segundo o parlamentar, ele já tinha a intenção de deixar o partido desde o primeiro ano de seu mandato, porém naquele momento tal saída afrontaria a resolução 22.610 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o que poderia implicar na perda de seu mandato. Agora, com a vigência da Lei eleitoral nº 13.165/2015 que previu uma “janela eleitoral” para a alteração de partidos, houve respaldo legal para a mudança.

“Em todo tempo em que estive filiado o PHS, as direções municipal e estadual do partido se mostraram totalmente omissas e em muitas vezes até desrespeitaram o meu mandato e o de Cidinha do Oncológico, que também foi eleita no PHS, mas migrou para o Solidariedade”, declarou o vereador. 

Paraná não informou qual será sua próxima sigla, mas afirmou que seu destino “será um partido novo, que tenha pessoas novas e de bem, onde os mandatários sejam respeitados e não haja interferências das direções superiores a fim de barganhar o partido com os chefes do poder como fez e faz o PHS em São Carlos”.

(informações do gabinete do vereador Paraná) 

Polícia Civil detém traficante e apreende droga sintética

Polícia CivilPolícia CivilPoliciais civis prenderam um suspeito de tráfico de drogas no bairro Jardim dos Gomes, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo.
O suspeito já era monitorado há dias por comercializar entorpecentes pela internet. Durante a ação, os agentes encontraram 340 micropontos de LSD na residência do suspeito.
Além da droga sintética, foi encontrada também uma porção de maconha, comprovantes de transferências bancárias, dinheiro e anotações sobre a contabilidade do comércio de drogas.
O suspeito foi preso em flagrante e responderá por tráfico de drogas.

Falta de remédios muito caros prejudica doentes crônicos

IlustraçãoIlustraçãoAgência Brasil
Doentes crônicos que procuram a farmácia de medicamentos de alto custo do governo do Distrito Federal enfrentam a falta contínua de remédios para tratamento. Dos 225 que compõem a lista de distribuição gratuita, cerca de 45 estão fora do estoque.
De acordo com a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, o sindicato acompanha as licitações para compra de medicamentos muito caros e concluiu que o número de remédios comprados é menor que a demanda.
“A falta de medicação vem se agravando a cada dia de passa devido à falta de planejamento. Não se pensou a saúde pelos próximos 10, 20 anos”, ressalta a dirigente do sindicato que representa os empregados em estabelecimentos prestadores de serviço em saúde.
Em relatório ao qual a Agência Brasil teve acesso, o sindicato destaca que diversos fatores influenciam a falta de medicamentos de alto custo na capital federal. Entre eles estão a demora na tramitação de processos internos na Secretaria de Saúde, atraso na entrega dos remédios, falta de dinheiro, além da demora na tomada de decisões pelo governo local.
“Nós atendemos pacientes de vários estados brasileiros; esse é um dado importante. Há uma população carente e uma pressão do entorno do Distrito Federal, o que agrava a situação. No entanto, isso não justifica a falta de planejamento dos governos. A secretaria [de Saúde] tem um mapa de doença das pessoas, como diabetes, lúpus, câncer, e consegue fazer a projeção da necessidade local”, destaca Marli Rodrigues.
De acordo com o gerente de programação da Secretaria de Saúde, Emmanuel Carneiro, o problema está no atraso da entrega pelo fornecedor em 90% dos casos de falta de medicamentos.
“Não há falha no planejamento. Os contratos são feitos com cerca de um ano de antecedência. Muitas vezes é o próprio mercado que provoca o desabastecimento ou por uma produção deficiente e até mesmo quando o fabricante não tem a matéria-prima do remédio”, assegura.
Atualmente, a Farmácia de Medicamentos Excepcionais atende a 40 mil pacientes. Em geral, os remédios são destinados ao tratamento de doenças crônicas e têm indicação de uso contínuo.
Por meio de protocolo, o Ministério da Saúde define as doenças contempladas, entretanto, os estados e o Distrito Federal têm autonomia para acrescentar tratamentos e, por consequência, medicamentos liberados ao público.
A dona de casa Gilvete Mendes, de 38 anos, é uma das prejudicadas com a falta de remédios. Na fila de espera para o segundo transplante renal, saiu da farmácia sem remédios fundamentais para o seu tratamento, sevelamer e cinacalcete. “Há três meses aguardo os remédios, que não estão disponíveis na farmácia. Quando isso acontece, eu não tomo, pois não tenho condições financeiras de comprá-los”, disse.
A situação de Gilvete é similar à do aposentado Isaldo Neves, de 86 anos. Portador de doença renal grave, o aposentado conta com a ajuda de sua filha, Regina Neves, para buscar os medicamentos. “Estou aguardando o remédio desde 19 de fevereiro e não há previsão deles chegarem”. Segundo Regina, o custo semanal apenas com os dois remédios é estimado em mil reais.
Segundo o gerente de programação da Secretaria de Saúde, Emmanuel Carneiro, não há data certa para recomposição de todo o estoque. “Mas o processo é dinâmico e a previsão é que sejam reestabelecidos o mais rápido possível. Estamos em contato diário com os fornecedores para agilizar essa entrega”, disse.
A falta dos remédios é o segundo assunto mais procurado na Defensoria Pública do Distrito Federal. Em 2016, no mês de janeiro, foram feitos 323 atendimentos, dos quais 16 geraram ações judiciais. No ano passado, foram 3.937 atendimentos, e 474 ações na Justiça.

Lineu pede audiência pública sobre urbanização do Parque São José

O vereador Lineu Navarro (PT) protocolou na Câmara Municipal requerimento solicitando a realização de audiência pública para tratar da falta de urbanização do bairro Parque São José, próximo à Vila Izabel, zona sul da cidade. O documento foi aprovado por unanimidade na sessão plenária da terça-feira (8).

O parlamentar argumentou que as ruas do Parque São José estão em um estado de calamidade pela falta de pavimentação asfáltica e de drenagem de águas pluviais, o que traz sérios problemas aos empresários que investiram na construção de prédios industriais no bairro, bem como a todos que possuem empresas no local.

A atual administração municipal, declarou Lineu, não apresentou até o presente momento nenhuma solução definitiva para o problema, deixando inclusive de fazer o mínimo de manutenção das vias públicas desse bairro, o que resultou na transformação das mesmas em verdadeiras crateras e muitas vezes, em depósitos de galhos e outros tipos de entulho.

“Além disso, a atual administração municipal não se pronuncia mais sobre o recurso da ordem de 6,4 milhões de reais que teriam sido conquistados pela administração anterior na forma de financiamento do governo federal para a execução das obras de drenagem de águas pluviais, construção de guias e sarjetas e a pavimentação de todas as ruas do bairro”, disse.

No requerimento, o vereador solicitou que fossem convidados a participar do evento o Secretário Municipal de Obras, o Secretário Municipal de Serviços Públicos, o Diretor do CIESP/FIESP e todos os proprietários ou locatários de imóveis situados no Parque São José.

CDCC-USP oferece minicurso sobre história da música

Durante o mês de abril, o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, oferecerá  o minicurso "História da Música", sob a coordenação da professora Luciana Camargo.
Serão abordados todos os períodos, desde a Antiguidade, por meio da realização de aulas expositivas dialogadas, audições e vídeos comentados. Compõe o elenco de recursos didáticos que serão empregados no minicurso: partituras e arquivos de áudio e vídeo, que serão disponibilizados para download.
O minicurso ocorrerá nas segundas-feiras do mês de abril – dias 4, 11, 18 e 25 – das 19 às 21 horas, no auditório do CDCC. As inscrições poderão ser feitas de 14 a 27 de março através de formulário disponível na página do CDCC e estão abertas para adultos e jovens com 14 anos ou mais.
O CDCC fica na Rua nove de julho, 1227, Centro.
Mais informações:
Telefone: (16) 3373-9772

Prefeito recebe pedido de apoio para retorno do Grêmio Sãocarlense

O prefeito Paulo Altomani, recebeu a visita do comerciante Sérgio Piovesan, que acompanhado do advogado especialista em direito desportivo, Heraldo Panhoca e do dentista Celso Segnini, pediu apoio da Prefeitura para a reativação do Grêmio Esportivo Sãocarlense.
Durante a reunião realizada no gabinete do prefeito, o comerciante ressaltou o que motivou o início dos trabalhos para que o clube, que representou o futebol no município por quase 30 anos, volte à ativa. “De uma maneira obstinada estamos trabalhando há mais de 60 dias para que o Grêmio Sãocarlense volte às ligas esportivas. É uma cobrança da população, não podemos perder mais tempo em resgatar o time e novamente lotar o Estádio Luisão”.
Segundo Panhoca, um dos maiores especialistas em direitos desportivo do Brasil, a volta do clube depende de um trabalho conjunto. “Hoje realizo uma consultoria inicial de como trazer aquilo que foi o Grêmio dentro de contexto atual, dinâmico e responsável. Como são-carlense, estabeleço aqui a minha parceria”, disse Heraldo Panhoca.
Também otimista com a possibilidade da volta do Grêmio Sãocarlense, o prefeito Paulo Altomani, destacou que, dentro da legalidade, a Prefeitura é parceira da ideia. “É uma satisfação receber o Sérgio, o Segnini e o Panhoca com sua sabedoria. Quero parabenizar a iniciativa e dizer que a prefeitura sempre será parceira daquilo que promove o esporte, desperta talentos e oferece oportunidade de igualdade”. 
História
O Grêmio Sãocarlense foi fundado em 19 de março de 1976, sendo o sucessor do Madrugada Esporte Clube, fundado em 17 de janeiro de 1974, que disputou a terceira divisão em 1975. No mesmo ano em que foi criado, entrou no futebol profissional disputando o Campeonato Paulista da segunda divisão. Por problemas administrativos e financeiros, o clube foi presumivelmente "extinto" em 2005, sendo licenciado pela Federação Paulista de futebol até 2006.

Movimentos se unem e lançam Frente Brasil Popular em São Carlos

A Frente Brasil Popular foi lançada oficialmente em São Carlos, na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos, na última quinta-feira, dia 10 de março. Com a presença de militantes de movimentos sociais, dirigentes sindicais e lideranças políticas do Partido dos Trabalhadores (PT) e do PCdoB, o ato unificado firmou posicionamento sobre o grave momento político que atravessa o país, sobretudo as ameaças de golpe contra a democracia.
Essa Frente representa, acima de tudo, uma tentativa da esquerda em responder, da forma mais unitária possível, à ofensiva conservadora em curso. Na pauta consta também a luta contra o atual ajuste fiscal e contra todas as medidas que retiram direitos dos trabalhadores, como a reforma da previdência social.
No evento foi definido a participação de São Carlos nas Manifestações em Defesa da Democracia e Contra o Golpe, que serão realizadas em todo o Brasil nos dias 18/03 (sexta-feira), com atos regionais em Dia Nacional de Luta, e no dia 31/03 (quinta-feira), Dia Nacional de Mobilizações com Marcha à Brasília. As Frentes Brasil Popular/SP e Nacional não integram as manifestações que venham acontecer no dia 13/03.
São objetivos da Frente Brasil Popular
1- Defender os direitos dos trabalhadores buscando melhorias;
2 – Ampliar a democracia e a participação popular nas decisões do país;
3 – Promover reformas estruturais construindo um projeto nacional de desenvolvimentos democrático popular;
4 – Defender a soberania nacional.
Participam da Frente Brasil Popular
Militantes que atuam nos mais diferentes espaços organizativos do povo brasileiro, como: CUT (Central Unica dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), MST, Via campesina, Ainda MG, A Marighella, ATRAF (Associação dos Trabalhadores de Franca), ANPG (Associação Nacional de Pós Graduando), CMP (Central de Movimentos Populares), CEBRAPAZ (Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz), CONAM (Confederação Nacional das Associações de Moradores), CONEN (Confederação Nacional de Entidades Negras), Consulta Popular, FETRAF MG (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Minas Gerais), Fora do Eixo, FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), Fórum Político Interreligioso, FEAB (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil), FUP (Federação Única dos Petroleiros), Grupo ACONTECE – Arte e Política LGBT, Igrejas, INMA (Instituto Nacional do Meio Ambiente), Juventude Revolução, Levante Popular da Juventude, Marcha Mundial das Mulheres, Metalúrgicos do RS, Mídia Ninja, MCP (Movimento Camponês Popular), MTD (Movimento das Trabalhadoras e dos Trabalhadores por Direitos), MLT (Movimento de Luta por Terra), MMC (Movimento de Mulheres Camponesas), MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), MST (Movimento dos Trabalhadores Ruraissem Terra), MOTU (Movimento dos Trabalhadores Urbanos), MAM (Movimento Nacional Pela Soberania Popular Frente à Mineração), Nação Hip Hop Brasil, PCdoB (Partido Comunista do Brasil), PT (Partido dos Trabalhadores), Pastorais Sociais, Rede de Médicas/os Populares, RENAP (Rede Nacional de Advogados Populares), Sindsesp SP, Sindieletro MG (Sindicato dos Eletricitários de Minas), SENGE-Rio (Sindicato dos Engenheiros do Estado – RJ), Sindute MG (Sindicato Único de trabalhadores em Educação de Minas Gerias), UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), UBM (União Brasileira de Mulheres), UJS (União da Juventude Socialista), UNEGRO (União de Negros Pela Igualdade), UNE (União Nacional de Estudantes), UNMP (União Nacional por Moradia Popular).Também participam diversos intelectuais e jornalistas que atuam em diferentes espaços da mídia popular e que compartilham desse esforço.