sábado, 5 de março de 2016

Baile Funk termina em confusão e duas pessoas são baleadas

Um Baile Funk dentro de um bar localizado na avenida Regit Arab,no bairro no Cidade Aracy em São Carlos, quase terminou em tragédia, na madrugada deste sábado (5).
O baile estava acontecendo quando algumas pessoas passaram a se desentender e um homem sacou de uma arma de fogo e passou a efetuar disparos, que atingiram dois jovens.
R.O. de 23 anos, foi atingido no lado direito do rosto e outro rapaz levou um tiro no pé.
Ambos foram encaminhados até a Santa Casa.
O autor dos disparos fugiu do local e não foi detido até o momento.

Quadrilha arromba caixa eletrônico de supermercado na Vila Prado

Uma quadrilha especializada em furtos a caixas eletrônicos tentou furtar todo o dinheiro de um caixa eletrônico, na madrugada deste sábado (5), que fica dentro de um supermercado, rua Coronel Leopoldo Prado, na Vila Prado.
Os bandidos entraram pelo vitrô do estabelecimento comercial e usando um maçarico, arrobaram o caixa eletrônico, mas o alarme de segurança disparou.
Viaturas da Polícia Militar foram acionadas e quando chegaram no local, a quadrilha já havia se evadido sem levar nada.
O maçarico usado no arrombamento ficou para trás.

Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda organiza com sindicatos as comemorações do Dia do Trabalho

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, promoveu a primeira reunião para organização da Festa do Trabalhador São-carlense que ocorrera no próximo dia 1 de maio. Além da festa do trabalhador foi discutida uma nova ação para a data. “Apresentamos a proposta de organizar uma corrida pedestre de trabalhadores, mais uma forma de integração, por meio do esporte”, explicou o secretário Hilário Apolinário de Oliveira.
O secretário também destacou a importância de parceria entre os sindicatos para a realização da festa. “As reuniões com sindicatos, que representam as categorias de trabalhadores são muito importantes para que possamos definir as prioridades”, disse Hilário.
Na reunião alem do secretário participaram o diretor de Políticas de Emprego para Juventude Toninho Ribeiro, o diretor de Apoio a Economia Solidaria, Mario Luiz Paulino, o diretor de Políticas para Emprego Renan Nogueira, o chefe de Gabinete Fernando Machado, representantes dos Sindicatos, o gerente regional do Trabalho, Antonio Valério Morillas Júnior e representantes da Policia Militar.

Empregadores domésticos têm até segunda para pagar guia de fevereiro do eSocial

Da Agência Brasil
O prazo para os empregadores domésticos pagarem o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) referente ao mês de janeiro termina nesta segunda-feira (7). O Simples Doméstico reúne em uma única guia as contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias que devem ser recolhidas pelos empregadores.
Para a emissão da guia unificada, o empregador deve acessar a página do eSocial na internet. Se não for recolhido no prazo, o empregador paga multa de 0,33% ao dia, limitada a 20% do total.
No último balanço da Receita Federal, divulgado na sexta-feira (4), 1.010.204 de empregadores domésticos já haviam emitido o Documento de Arrecadação eSocial (DAE) no eSocial para pagamento do Simples Doméstico . Desde a adoção do programa, foram cadastrados mais de 1,25 milhão de trabalhadores domésticos para mais de 1,18 milhão de empregadores – alguns empregadores contratam mais de um empregado.
No eSocial, o empregador recolhe, em documento único, a contribuição previdenciária, que varia de 8% a 11% da remuneração do trabalhador e paga 8% de contribuição patronal para a Previdência. A guia  inclui 8% de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), 0,8% de seguro contra acidentes de trabalho e 3,2% de indenização compensatória (multa do FGTS) e Imposto de Renda para quem recebe acima da faixa de isenção (R$ 1.903,98).

Com base na Campanha da Fraternidade, Roselei pede melhorias para o município

O vereador Roselei Françoso (Rede) apresentou na Câmara Municipal  moção de apelo à Prefeitura solicitando, com base na Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 – “Casa comum, nossa responsabilidade”, maior atenção aos serviços de saneamento básico e de limpeza urbana no município.

O parlamentar informou que o objetivo principal Campanha da Fraternidade deste ano é chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral, qualidade de vida e a construção de uma sociedade sustentável.

O bem comum, apontou Roselei, não pode ser restringido apenas à relação dos seres humanos entre si, mas também destes com a natureza, que deve ser utilizada para a construção de uma sociedade igualitária e não para suprir a ganância de algumas pessoas. “Temos que ter em mente que justiça ambiental é parte integrante da justiça social”, afirmou.

DEMANDAS DE SÃO CARLOS - Com base nas reflexões levantadas pela Campanha da Fraternidade, o vereador apontou várias demandas que precisam ser atendidas para que a população possa usufruir de um ambiente mais igualitário e sustentável. Entre elas, foi citado o desgaste da malha viária, que prejudica a segurança e a mobilidade de motoristas, ciclistas e pedestres e o problema das galerias de esgoto que quando entupidas vazam pelas ruas, espalhando mau cheiro, sujeira, e contaminação nas portas das casas das pessoas.

Além disso, o parlamentar destacou que há falta de limpeza urbana e de fiscalização nos depósitos de entulho, ecopontos e áreas públicas que acumulam água, contribuindo para proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças. “Nos bairros há também mato alto em terrenos públicos, rotatórias e canteiros centrais, que além de apagar a beleza dos locais, serve de abrigo para ratos, escorpiões e outros insetos”, completou.

“A moção de apelo pede que o poder Executivo olhe com maior atenção as ruas de nossa cidade, de modo a garantir o saneamento básico, limpeza urbana, capinação, tapa buraco e tantos outros serviços essenciais, cuja ausência ou demora na providência afeta a saúde pública, a dignidade humana, a sustentabilidade do nosso município e do planeta e, também, a economia”, declarou Roselei. 

Cineclube CDCC divulga programação de março

Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promoverá a seguinte programação no mês de março de 2016:
5 – AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL
The Perks of Being a Wallflower, EUA, 2012, Drama, 103 minutos
Direção: Stephen Chbosky
Elenco: Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller, Dylan McDermott, Kate Walsh
Uma história de amizade e amadurecimento, que em meio aos terrores que atingem o próprio íntimo, o jovem Charlie, que acabara de perder o melhor amigo e passara pela recuperação de um trauma, inicia o Ensino Médio e sua conseguinte jornada para imergir num grupo social. A escola agora é apresentada como uma possibilidade tentadora, embora inicialmente hostil, onde a maioria veste máscaras para se integrar. Já Charlie, venturoso, inicia uma inadvertida amizade com o extrovertido Patrick (Ezra Miller, de Precisamos Falar sobre Kevin, a ser exibido em abril) e sua meio-irmã Sam, que serão os responsáveis por recebê-lo em seu mundinho à parte dos descolados. A partir de agora, ele abandona sua solidão e adentra no real mundo da juventude, com seus doces e amargos, suas problemáticas de descobrimento pessoal e de tratamento das externalidades que apontam para ele de forma acusadora.
O filme tem alto teor emocional, exalando boa significância e fornecendo uma experiência reconfortante, que é trazida a cada cena, sempre reveladora e nunca desperdiçada, que se alimenta pelas ótimas atuações, refletindo sempre a sensação exata de cada personagem nas mais variadas situações. E é exatamente assim que o telespectador se reconhece, sentindo então saudades de velhas amizades ou reconhecendo o prazer em suas atuais.
Mas não é só a emoção o enfoque do filme, e sim a diversidade, a aceitação, a inocência e a fragilidade humana, que inerentemente social requer laços e respeito. E é assim, exibindo personagens tão humanos e bons, que o diretor mostra ao público que qualquer que seja a diferença, ela não é monstruosa ou fruto de uma mente doentia, e sim uma sutil tonalidade que combina com o próprio ser, fazendo dele o que realmente é: um casamento de experiências e genética. E são exatamente dessas curvas pessoais que diferenciam cada um que ocorrem os encaixes necessários para os vínculos e os conseguintes prazeres da boa companhia, fazendo com que o universo das relações humanas seja enérgico, dinâmico e, finalmente, evolua.
Lucas Marques Gasparino
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Cotidiano
Contém: Drogas, conteúdo sexual
12 – O PROFETA
Un Prophète, França, 2009, Drama, 155 minutos
Direção: Jacques Audiard
Elenco: Tahar Rahim, Niels Arestrup, Reda Kateb, Adel Bencherif
O Profeta tem início nos momentos anteriores à prisão do jovem francês de origem árabe Malik El Djebena, onde é abordado de forma emblemática ao esconder uma nota de cinquenta francos. Agora no sistema prisional francês, Malik mantém seus pensamentos em cumprir seus seis anos de pena de forma pacífica, porém, não é o que acontece. Logo em sua chegada, o jovem é envolvido por uma facção criminosa da detenção local, os ítalo-franceses da Córsega. Por pressão e questão de sobrevivência, ele é obrigado a trabalhar para este grupo em troca de proteção, porém não é aceito de forma plena por conta de sua origem árabe.
Com isso, Malik fecha as portas para o segundo grupo predominante na penitenciária, os muçulmanos franceses. Sua relação com os córsicos é complicada, muito pelo fato de sua origem, não sendo aceito em primeira instância. Com o passar do tempo, sua participação torna-se maior, facilitando sua aceitação entre eles. Os dias dentro do sistema prisional faz com que ele descubra uma qualidade em si próprio, a de gênio do crime. Não podendo participar de ambos os grupos, passa a administrar com extrema frieza os dois lados, sempre dizendo: “trabalho para mim mesmo”. Enquanto aprende a língua dos ítalo-franceses, começa a dar inicio a condição de letrado no grupo, se tornando braço direito do chefe da máfia da Córsega.
O segundo plano do filme se revela no início com a nota de cinquenta francos, onde o plano de fundo retrata a virada do milênio, com a formação da União Europeia, quando começa a inserir-se o modelo de moeda única, deixando a cargo do expectador a percepção dessa informação. Jacques Audiard foi calculista em cada cena do roteiro, alterando entre a visão e audição dos personagens, formando um ar documental da trama. Foi dessa forma que Audiard levou sua obra a vencer o Festival de Cannes em 2009 ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e também ganhar o premio Bafta de melhor filme estrangeiro.
Renan Strano de Oliveira
NÃO RECOMENDO PARA MENORES DE 18 ANOS
Tema: Circunstâncias
Contém: Homicídio, consumo e tráfico de drogas, relação íntima
19 – ZABRISKIE POINT
Zabriskie Point, EUA, 1970, Drama, 110 minutos
Direção: Michelangelo Antonioni
Elenco: Rod Taylor, Mark Frechette, Daria Halprin, Bill Garaway
Segundo filme da trilogia inglesa de Antonioni, Zabriskie Point é um filme da contracultura saturada da década de 1960, em que se aclamava as críticas constantes ao capitalismo e à “sociedade do estupro”, que pelo consumismo e pela mão invisível de Adam Smith atacavam, aliadamente, às consciências e seus instintos.
No filme, logo no início já se nota o caráter máximo que era a interação em reuniões entre os ativistas, ansiosos para manifestarem seus conhecimentos pseudo-politizados e fazer parte do grupo, de alguma coisa que transcendesse suas rotinas burguesas enfadonhas. Se nas primeiras cenas o filme demonstrava seguir um caminho de representação dos jovens, logo ele toma um novo rumo e mostra a evasão como meio de encontrar-se no desencontro.
Da dicotomia extremo-esquerdista e burguesia-capitalista, o jovem manifestante que se cansa do falatório das assembleias de estudantes e resolve agir radicalmente durante um confronto entre povo e militares, se encontra com uma jovem pacífica e focada em sua própria individualidade, que se dirigia rumo à casa de seu chefe empreendedor. O garoto chega de forma inusitada, impressionando a menina até então desconhecida.
Eles, transformados socialmente, ali naquele lugar árido, o vale da morte, Zabriskie Point, isolados do frenesi urbano, amantes desconhecidos, sem aprofundamento íntimo social, amar-se-ão temporariamente, assim como estão de passagem por aquele lugar, por aquela situação, por aquele contexto histórico.
Acompanhado sempre de um rock anárquico, o filme tem em seu final a implosão de um sentimento latente escrachado, colocando todo sua raiva contra aquilo que é mais forte e supostamente injusto numa única cena, representação máxima de que o revés inimigo é apenas um sonho.
Zabriskie Point foi mal recebido tanto pelo público quanto pela crítica, agradando pouco e apresentando uma visão da qual todos já estavam fartos, contribuindo somente com o jogo de palavras que se pode formar com sua conclusão, a de que a inércia capitalista leva tudo ao deserto e ao abismo.
Lucas Marques Gasparino
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS
Tema: Alienação
Contém: Nudez, violência, consumo de drogas
26 – não haverá sessão
Apoio cultural da Locadora Vídeo 21.
O CDCC fica na Rua nove de julho, 1227, Centro.
Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9772

Campeonato Futebol Menor 2016 “Odair de Lima” começa no próximo dia 12

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Esportes, definiu a realização do Campeonato Municipal de Futebol Menor 2016 “Odair de Lima”. O Campeonato começa no sábado (12), em quatro categorias (fraldinha, dentinho, dente de leite e dentão). Os detalhes foram definidos no Congresso técnico, com o diretor de esportes comunitários, Heleno Irami do nascimento, e os técnicos Francisco Martins Leite e Fernando Camargo Barbosa, além de representantes das equipes Mult-Sport, Salesianos, ADESM, Proara, Sal da Terra, RC Ajax, Chuteira de Ouro, Proara, Paulistinha, Gonzaga, Arbítrio xinxa e Pequeno Cidadão.
O Campeonato será disputado em duas etapas. A Primeira etapa conta com a presença de 15 equipes divididas em duas categorias Fraldinha e Dentinho. A segunda etapa, que deverá iniciar em meados de Abril, será disputada nas categorias Dente de leite e Dentão. As partidas serão realizadas nos gramados do Zuzão e da ADESM.
As equipes jogaram entre si em turno único, classificando-se os 4 melhores colocados para a realização das semifinais. “O campeonato de futebol menor é a oportunidade de inclusão social para muitos meninos, além de recreação e chance para que eles mostrem o talento”, disse o secretário de Esportes, Antonio Ratti.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Rio 2016 divulga primeiros nomes de atletas que vão levar a tocha olímpica

Alguns nomes de atletas, ex-atletas e personalidas que vão levar a tocha olímpica e o percurso que ela fará pelo país foram divulgados pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e patrocinadores do evento. No total, a tocha vai passar por 329 cidades, que podem ser consultadas por região e estado, no site do comitê.
Entre os atletas que participarão do revezamento estão a tenista Maria Esther Bueno, o nadador Gustavo Borges, a velejadora Isabel Swan, o nadador Clodoaldo Silva, a ginasta Laís Souza, a jogadora de vôlei Fabiana e a de vôlei de praia Adriana Behar. O atleta da paracanoagem Caio Ribeiro, o ultramaratonista Weimar Pettengill e o arqueiro indígena Gustavo Santos também vão participar.
Os nomes foram escolhidos pelos patrocinadores Bradesco, Coca-Cola e Nissan, que também incluíram pessoas envolvidas em projetos sociais e artistas, como o cantor Di Ferrero. De acordo com o Comitê Rio 2016, a judoca Erika Miranda foi escolhida para representar todas as mulheres atletas do país.
A ex-ginasta Laís Souza disse que está ansiosa para participar do revezamento e lembrou que, em suas participações em olimpíadas anteriores, nunca pode comparecer à abertura: “Nossa competição era sempre no segundo dia e a gente ficava descansando no hotel. Agora, vários sonhos vão vir à tona, e várias coisas vão passar na minha cabeça”, disse a atleta, que conta com a presença do público. “Espero movimentar o máximo de pessoas possível. Estou bastante ansiosa”.
Tenista número um do mundo em 1959, Maria Esther Bueno também comemorou o convite, principalmente porque, em sua época de atleta, o tênis não era um esporte olímpico. “Vai ser uma olimpíada única e fantástica. Acho que é a chance de os brasileiros verem de perto os melhores atletas do mundo.”
No percurso de Brasília até o Rio de Janeiro, a tocha vai passar pelas cinco regiões do país, por paisagens famosas como a Chapada Diamantina, os Lençóis Maranhenses e o arquipélago Fernando de Noronha. O revezamento começa no dia 3 de maio e termina na abertura dos jogos, em 5 de agosto, no Maracanã. A tocha será acesa em Atenas, na Grécia, em 21 de abril.
No Brasil, serão percorridos 20 mil quilômetros por rodovias e 10 mil pelo ar. A Força Nacional vai acompanhar o percurso.

Prefeitura vai abrir 125 vagas para cursos de capacitação

A Prefeitura de São Carlos, por meio Departamento de Apoio a Economia Solidáriada Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, estará com inscrições abertas de 1º a 18 de março para 6 cursos de capacitação para jovens e adultos. A ação faz parte de um convênio SENAES/MTE nº 761863/2011assinado com o Governo Federal através do Programa Brasil Sem Miséria.
São 125 vagas dividas entre os cursos de Padeiro e Confeiteiro (30 vagas), Corte e Costura Avançado (15 vagas), Manicure e Pedicure (15 vagas), Confecção de Bijuterias – Biojóias (30 vagas), Depilação (15 vagas) e Cabeleireiro (20 vagas).
O objetivo dessas capacitações é fomentar a criação de novos empreendimentos econômicos solidários, bem como os já existentes e potencializar a articulação entre eles, com vistas à superação da pobreza.
O público alvo são jovens e adultos beneficiários de programas de complementação de renda. Para alguns cursos é necessário ter no mínimo 18 anos e ensino médio, outros podem se inscrever com 16 anos e ensino fundamental.
As inscrições podem ser feitas nos Centros de Referência de Assistência Social: CRAS do Santa Felícia, localizado na rua José Quatrochi, 140, no Arnon de Mello; CRAS São Carlos VIII, na rua Luiz Luchesi Filho - Praça Céus; CRAS Cidade Aracy, rua Orestes Mastrofrancisco (antiga rua 18), 430, no Cidade Aracy I; CRAS Pacaembu, rua Paraná, 720 e no CRAS Santa Eudóxia, rua Virgílio Vedoveli, s/nº, no distrito de Santa Eudóxia. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.Os cursos são gratuitos e os alunos recebem transporte e lanche.

Cartão para pessoas com deficiência vai facilitar acesso a serviços

O prefeito Paulo Altomani recebeu a secretaria da Pessoa com Deficiência, Tamy Sato para ajustar a proposta de criação do cartão municipal da pessoa com deficiência. O objetivo do cartão será facilitar o acesso aos serviços e direitos previstos por lei. A Prefeitura vai enviar à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei instituir o cartão.
O documento vai auxiliar os portadores na comprovação da deficiência. “Pode parecer óbvio, mas muitos deficientes relatam constrangimento ao requererem, por exemplo, o direito a meio entrada em eventos culturais, muitas vezes é necessário entregar laudos médicos comprobatórios que nem sempre são interpretados corretamente pelos atendentes. E há ainda a questão das pessoas que possuem deficiência não aparentes”, explica Tamy Sato.
O chamado “Cartão Mais Acesso” deve ser concedido aos deficientes após cadastro com os dados desse público para que a prefeitura obtenha informações necessárias para efetivar políticas públicas. “Será mais uma ferramenta para a implantação de medidas em benefício destes cidadãos”, disse a secretária. Tamy Sato estava acompanhada pelos diretores Nilson Garcez e Sidney Rosalino. “Tenho que mais uma vez parabenizar o trabalho realizado pela nova secretaria. Em pouco tempo já tem proposto políticas efetivas para os deficientes. Uma estrutura enxuta e com poucos recursos, tem sido exemplo na Prefeitura. A partir dos próximos anos sei que certamente será um trabalho de ainda mais destaque, com mais recursos”, elogiou o prefeito Paulo Altomani.

Governo inaugura prédios da Seccional, DIG e Dise de Jundiaí e entrega 98 viaturas à região

Foto: Chello FotgráfoFoto: Chello FotgráfoAs reformas dos prédios das delegacias permitirão melhores condições de trabalho aos policiais e de atendimento à população. As polícias Civil e Militar da região de Campinas ganharam 98 viaturas para reforçar a frota
As reformas dos prédios das delegacias permitirão melhores condições de trabalho aos policiais e de atendimento à população. As polícias Civil e Militar da região de Campinas ganharam 98 viaturas para reforçar a frota
O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, inauguraram, nesta quarta-feira (24), os prédios reformados das delegacias Seccional, de investigações Gerais (DIG) e sobre Entorpecentes (Dise) de Jundiaí, no interior de São Paulo. Durante o evento, também foram entregues 98 novas viaturas para as polícias Civil e Militar da região de Campinas.
Durante a cerimônia de inauguração, Moraes ainda agradeceu os investimentos do Governo do Estado para a área da Segurança Pública. "O governador tem priorizado os investimentos para Segurança Pública dando condições para as polícias fazerem o que sabem: policiar, investigar, prender e garantir a segurança pública de todos"
O Governo do Estado investiu R$ 2,2 milhões nas obras de melhoria e ampliação da Delegacia Seccional de Jundiaí, que está localizada na Avenida Nove de Julho, 325, Ponte de Campinas, em Jundiaí. O investimento também serviu para a compra de mobiliário à unidade policial.
“É um prazer estar no município de Jundiaí inaugurando a reforma e ampliação da Delegacia Seccional e duas unidades especializadas – Delegacia de Investigações Gerais e Delegacia do Investigações Sobre Entorpecentes – como resultado de investimentos na área de Segurança Pública”, ressaltou o governador Geraldo Alckmin.
As instalações foram reformadas para oferecer melhor condições de atendimento e de trabalho aos policiais. A delegacia seccional conta com 35 ambientes, que incluem alojamentos, auditório, estande de tiro, refeitório e sala para Tecnologia da Informação.
Já as delegacias de Investigações Gerais (DIG) e de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) funcionam em um mesmo prédio, que recebeu investimento de R$ 3,4 milhões do Governo do Estado para a realização da reforma e ampliação.
O imóvel possui 45 salas, entre ambientes para atendimento e espera, para reconhecimento de detidos, cela, cartório e para investigação e telecomunicações. O prédio que abriga as delegacias fica na Avenida Francisco Pereira de Castro, 878, bairro Anhangabaú.
"Além desse prédio [da Delegacia seccional] e da Delegacia de Investigações Gerais e Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes, que foram reformados e ampliados para dar melhores condições de trabalho à Polícia Civil, estamos entregando 98 viaturas para Jundiai e região", afirmou o secretário durante o discurso.
O prefeito de Jundiaí, Pedro Antonio Bigardi, também parabenizou o trabalho que o governador e o secretário da Segurança Pública vem realizando na região. “Tenho certeza que com mais esse investimento em prédios, viaturas e condições de trabalho Jundiaí vai se estar ainda mais preparada para combater a criminalidade.
Durante o evento o governador destacou uma homenagem ao ex-delegado geral da Polícia Civil. "Aqui na seccional colocamos o nome do auditório de Luiz Maurício Blazeck, como uma justa homenagem àquele que desempenhou um excelente papel a frente da Delegacia Geral”, contou Alckmin. “Essa atitude demonstra que a Polícia Civil homenageia os que contribuíram para o crescimento da instituição e da Segurança Pública e combate a criminalidade“, conclui Moraes.
Novas viaturas
A frota das polícias Civil e Militar de 19 municípios da região de Campinas foi reforçada com 98 novas viaturas. Durante o evento, o governador e o secretário da Segurança entregaram os veículos.
As viaturas foram compradas por R$ 7,3 milhões. A Polícia Civil receberá 45 veículos, que foram adquiridos por R$ 2,7 milhões. A PM ganhará 53 carros, que foram comprados por R$ 4,6 milhões. As viaturas são dos modelos Duster, Spin, Trail Blazer, Jumper e Ducato.
Do total, a Polícia Civil destinará 18 veículos a Campinas, cinco a Jundiaí, cinco a Bragança Paulista e quatro a Mogi-Guaçu. As cidades de Estiva Gerbi, Indaiatuba, Itapira, Jaguariúna, Joanópolis, Lindóia, Louveira, Nazaré Paulista, Paulínia, Pedra Bela, Tuiuti, Valinhos e Vinhedo receberão uma viatura, cada.
A Polícia Militar enviará 31 veículos a Campinas, cinco a Jundiaí e três a Bragança Paulista. Os municípios de Mogi-Guaçu, Nazaré Paulista, Paulínia e Valinhos ganharão duas viaturas, cada. Já Atibaia, Estiva Gerbi, Itupeva, Joanópolis, Louveira e Vinhedo receberão um carro, cada.
Desde janeiro, o Governo do Estado já realizou outras entregas de novas viaturas para as polícias de municípios do Alto Tietê, para a Capital e Grande São Paulo, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
Investimento e reforço de efetivo
O Governo vem reforçando os recursos materiais das polícias. Desde 2011, somente a região de Campinas, recebeu 684 novas viaturas à PM e Corpo de Bombeiros, que tiveram custo de R$ 39,8 milhões, e 162 à Polícia Civil, que custaram R$ 10,8 milhões.
"Estamos entregando viaturas para diversos locais do Estado. Até março completaremos um total de cerca de 2 mil novas viaturas somente no primeiro semestre", anunciou Alexandre de Moraes.
Os recursos humanos também têm sido ampliados. Desde 2011, a região de Campinas recebeu o reforço de 1.353 policiais militares, incluindo bombeiros. A Polícia Civil teve, ainda, o reforço de 228 policiais.
Além disso, estão em andamento concursos públicos para a contratação de mais 2 mil soldados. Também há 5.561 futuros policiais em formação nas academias da PM.
Há, ainda, 129 candidatos a delegado, 788 a escrivão e 1.384 a investigador que já foram aprovados em concurso público. A distribuição do efetivo é feita após a formatura.

Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Micro e pequenas empresas terão prioridade no exame de patente

DivulgaçãoDivulgaçãoAgência Brasil
O doutor em computação Antonio Valerio Netto é um dos diretores da Cientistas, empresa que cria dispositivos de segurança e outras soluções em tecnologia em São Carlos, interior de São Paulo. Em Florianópolis, o advogado Flávio Boabaid desenvolveu um sanitário portátil para evitar o aperto de quem está na rua e quer usar o banheiro. Diferentes no perfil, eles têm algo em comum: são pequenos empresários e aguardam há alguns anos o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) liberar as patentes de seus produtos. A partir de agora, outros pequenos empreendedores terão chance de um desenlace mais ágil.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o INPI, vinculado à pasta, lançaram este mês projeto-piloto que cria uma fila prioritária de até 300 vagas para micro e pequenas empresas requererem o exame de patente. O objetivo é ajudar o grupo, financeiramente mais vulnerável, a evitar esperas longas. Hoje, a análise pode demorar até 11 anos dependendo da área para a qual a patente é requerida, segundo Júlio César Moreira, diretor de Patentes do INPI. "Em telecomunicações, pode levar 11 anos. Em metalurgia e petróleo, de seis a sete anos", explica. Segundo ele, existem cerca de 200 mil pedidos de patente no órgão.
“A pequena e micro empresa ficava nessa fila e você tinha muita demora na resposta. E ela necessita de um maior suporte do governo para se manter. Tirando o pequeno empresário e colocando na fila especial, a gente dá condições para que a empresa se capacite e continue no mercado”, afirma Moreira. Segundo ele, a expectativa, com o projeto, e reduzir o tempo de espera das pequenas empresas a um ano. Teria sido um ganho de tempo significativo para Antonio Valerio Netto.
Pedidos de patentes
“O último pedido de patente que mandamos foi em 2015. Mas temos patente requerida há cinco, seis anos. Nenhuma saiu ainda”, conta o empresário. Segundo ele, a exclusividade sobre os produtos faz diferença para pequenas empresas. “Para um cliente investir, tem de estar seguro de que só você vai fazer. Senão todos podem fazer igual. Aí chega uma multinacional, põe mais dinheiro e como fica o pequeno empresário? Se eu tivesse em 18, 24 meses, esse ativo [patente] na minha empresa, seria interessante. Ela teria valor de mercado”, destaca.
A empresa de Antonio também pediu seis registros de marca, já concedidos. “Os registros saem muito rápido, levam menos de um ano. Os pedidos de patente, a média é três a seis anos”, explica. O empresário considera válida a iniciativa de priorizar os pequenos empresários, mas defende ações estruturais. “É sempre positivo tocar na ferida. Mas a gente entende que o grande desafio do INPI é fazer uma gestão automatizada do processo. Além disso, para examinar um pedido de patente precisa ser especializado. Às vezes falta gente para avaliar. [O projeto de priorizar] é bom, mas [o problema] requer uma solução mais profunda”, acredita.
Banheiro portátil
No caso de Flávio Boabaid, a espera pela patente nacional para o Banheiro Portátil Número 1 dura desde 2012. A demora no Brasil foi tanta que a patente internacional do produto saiu primeiro. Na prática, portanto, o resultado do pedido junto ao INPI tornou-se supérfluo. O empresário conseguiu registrar o produto por meio do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT), acordo multilateral do qual o Brasil é signatário. Com isso, ele tem direitos sobre a invenção por 20 anos em 148 países. Flávio conta que o pedido internacional custa mais e está condicionado ao nacional.
“Baseado no pedido de patente no seu local é que você dá entrada no internacional. Agora o INPI vai respeitar o PCT. Só que o procedimento internacional é muito mais caro”, relata. Para Flávio, o Brasil “demora muito” para fazer a análise. “Lá fora, na Suíça, em um ano e pouco foi deferido. O problema é que, até ser concedido, você não sabe se está agindo certo ou errado nos negócios”, diz.
A prioridade a determinados tipos de pedido de patente pelo INPI, a exemplo do que está sendo concedido aos pequenos empresários, não é novidade. A autarquia já priorizava o exame de patentes de tecnologias verdes e, no início deste ano, lançou o Prioritário BR, programa que garante que um pedido de patente inovadora depositado originalmente na autarquia, mas com depósito equivalente em outro país, seja analisado primeiro.
"Estamos fazendo esses exames prioritários como um esforço do INPI, de cada vez mais a parte brasileira em exportações ter valor agregado", afirma Júlio César Moreira. Ele frisa, no entanto, tratar-se de apenas "uma parte do processo" e reconhece que a autarquia precisa de melhoras. "O INPI tem que ser reestruturado, tem que ter mais gente, recursos humanos especializados para analisar aquele pedido. Essas medidas [como priorizar] ajudam, mas são reforços pontuais", conclui.
O projeto-piloto para priorizar o exame de patentes para pequenas empresas terá duração de um ano. Ao fim desse período, segundo Júlio César Moreira, será avaliado se o programa se tornará permanente. Para fazer o requerimento do exame prioritário é necessário estar enquadrado nas categorias de micro empresa ou empresa de pequeno porte. A solicitação de andamento prioritário é gratuita, mas apenas o próprio depositante da patente poderá requerê-la.

Sérgio Rocha destina recursos de emenda ao Círculo de Amigos da Paróquia Santa Madre Cabrini

O vereador Sérgio Rocha (PTB) visitou o Círculo de Amigos da Paróquia Santa Madre Cabrini, no Jardim Cruzeiro do Sul, para anunciar a destinação de R$20 mil à instituição, oriundos de emenda parlamentar neste ano de 2016. O vereador enviou contribuição à entidade em anos anteriores e mostrou-se preocupado em novamente oferecer apoio ao trabalho desenvolvido.
Sérgio Rocha foi recebido pelo presidente da associação Pe. José Luiz Ferreira (foto), que apresentou ao parlamentar todas as atividades desempenhadas pela associação ao longo de 30 anos. Entre os trabalhos realizados estão atendimento médico, odontológico, e psicológico, além de apoio pedagógico, música, dança, artes, culinária, informática, teatro, horta, jardinagem, esportes e recreação.
A entidade atende 120 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos nos bairros Jardim Gonzaga e Monte Carlo. Para o vereador “os benefícios são grandes, pois a entidade desenvolve um trabalho social muito importante no bairro, envolvendo a participação da comunidade, da família e das crianças”.
Rocha também ressaltou a importância do Círculo de Amigos para o bairro e a necessidade da valorização por todos dos trabalhos desenvolvidos. “Como morador do bairro, fico contente em poder contribuir com a entidade; sempre estive preocupado em ajudar os bons projetos de nossa cidade e, assim como nos anos passados, encaminhei emenda este ano para que as atividades da Madre Cabrini com as crianças possam ter continuidade continuar”, declarou.