quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Confira a entrevista com Angela Bellinati, oficial de mesa

Com 39 anos de carreira e aos 57 anos de idade, Angela Bellinati é a oficial de mesa mais experiente entre os convocados para trabalhar nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Depois de superar o preconceito de não poder ser árbitra, Angela se tornou mesária em 1977. A oficial soma em seu currículo a experiência em competições internacionais como o Campeonato Mundial Adulto Feminino (São Paulo/2006), o Campeonato Mundial Sub-19 Feminino (Natal/1997), o Torneio Pré-Olímpico das Américas Feminino (São Paulo/1998 e 1993) e Masculino (São Paulo/1992), além da Copa América Masculina Sub-21 (Ribeirão Preto/2000), a Liga Sul-Americana de Clubes (Mogi das Cruzes/2014 e 2015), a Copa Intercontinental de Clubes (Barueri/2014), a Liga das Américas Feminina (São Paulo/2007) e o Campeonato Mundial de Clubes Feminino (Paulínia/1995) entre outros. Preparada e ansiosa para o início dos Jogos Rio 2016, de 5 a 21 de agosto, a mesária quer fazer bonito em casa.
imgimg

O que representa trabalhar nos Jogos Olímpicos Rio 2016?

Quando recebi a notificação que estava entre os selecionados, fiquei emocionada. Passamos por muita pressão e nervosismo para chegar até aqui, mas foi extremamente gratificante. Será uma grande experiência para fechar uma carreira de muitas competições. Não sei quando acontecerá outra Olímpiada no Brasil, mas tenho certeza que não haverá outra como essa. Quando digo que passamos pressão e nervoso foi uma coisa criada por nós mesmos, pois qualquer um gostaria de estar em nossos lugares, então precisamos nos dedicar muito. Tivemos três etapas de treinamento e mais o Evento-teste. Foi uma fase também muito gostosa, pois fizemos grandes amigos. A Fátima (Aparecida, coordenadora da arbitragem da CBB) é uma grande pessoa e agrega todos. Ficamos muito próximas dos estatísticos.

Como foi participar do Evento-teste?

Foi muito legal e inesquecível. Nos dois primeiros dias passamos por muitas palestras e aprendemos mecanismos novos que serão utilizados nos Jogos. Por exemplo, o dispositivo de tempo (24s) possui uma nova nomenclatura. Agora nós precisamos marcar os pontos e as faltas, e não só mais cantar como era feito anteriormente. Não dificultou o processo, mas é um novo jeito e precisamos treinar. Os engenheiros e técnicos que nos ensinaram foram muito pacientes e não deixaram dúvida pra ninguém. A paciência do ensinamento aumenta a responsabilidade. Além disso, em um evento destes estamos sendo observados o tempo todo.
imgimg

Você possui experiência em grandes competições nacionais e internacionais. Quais as lembranças mais marcantes?

Com certeza o Campeonato Mundial Feminino (2006) e o Mundial Sub-19 Feminino (1997), ambos no Brasil. São as lembranças e oportunidades mais marcantes que tive profissionalmente. Conheci muita gente nessas competições e tive a oportunidade de trabalhar com grandes árbitros internacionais da Alemanha, Marrocos e um japonês que forçava o português e vivia com um dicionário na mão. Foram momentos de boa convivência e emocionante experiência. Mas se tivesse que destacar apenas um campeonato seria o Evento-teste em janeiro deste ano. O grupo ficou muito unido e isso foi primordial para o sucesso do nosso trabalho, além, claro, do torneio ter sido extremamente bem organizado. Tudo culminou para o sucesso.
imgimg

E as histórias engraçadas?

Já passei por muita coisa e vi ainda mais no basquete. Já sai do ginásio de camburão nem sei mais quantas vezes. Teve uma que estávamos dentro do carro da policia e o público enfurecido sacudia tanto o carro que pensávamos que ia virar. Já defendi árbitro dentro de quadra, mas os melhores foram em competições que não eram oficiais e não valiam título. Como o jogo dos amigos do Oscar Schmidt contra os amigos do Magic Johnson realizado no Ibirapuera. Não sei muito se eram amigos, mas lembro que quando entraram em quadra pareciam os melhores. Foi muito legal e mais ainda porque trabalhei ao lado de grandes amigos como o Renatinho (Carlos Renato dos Santos) e o Sérgio Pacheco. Teve também a temporada do Harlem Globetrotters em São Paulo, em 1995. Era uma grande festa esse grupo. Jogavam a bola para as crianças encestarem, mexiam com os árbitros. A gente acaba se divertindo junto.

Como veio a vontade de se tornar uma oficial de mesa?

Comecei no basquete como a maioria das pessoas jogando na escola e faculdade, na minha época ser alta não era um pré-requisito. Depois durante a faculdade de educação física, vi em um mural o cartaz da Federação Paulista anunciando o curso de árbitros. Fui na mesma hora e me inscrevi, mas queria apitar. Infelizmente as mulheres não podiam apitar nessa época. Depois que estava há 12 anos trabalhando na Federação foi que o Geraldo Fontana, na época trabalhava na Paulista antes de se tornar coordenador de arbitragem da CBB (atualmente instrutor da FIBA Américas), começou a chamar as mulheres para arbitrar. Mas aí já não queria mais, então segui como mesária.
imgimg

Você trabalha como mesária há 39 anos. Era muito machismo e preconceito no início?

Não diria que era preconceito, mas mulheres não tinham a permissão de arbitrar apenas atuar na mesa. Tanto que nessa seleção de mesários para os Jogos Rio 2016 dez pessoas são mulheres e apenas dois homens. Sempre se teve mais mulheres como oficiais de mesa.

Além de ser oficial de mesa, atualmente você tem alguma outra função?

Sim. Me formei em educação física e dei aula até 1988 em escola, academia e clubes. Mas era o tipo de profissão que precisaria me dividir em mais de um emprego para ter um salário melhor, então deixei de dar aulas e comecei a trabalhar em uma clínica oftalmológica, onde atuo como gerente administrativa há 26 anos.

Como é o seu relacionamento com os árbitros?

Muito bom. Com os brasileiros, então maior ainda. Considero tão amigos que são irmãos, o Renatinho e o Pacheco. São muitos anos trabalhando juntos. Tive a oportunidade de trabalhar e me tornar amiga de grandes árbitros como José Augusto Piovesan, Marcelo Ávila, Vander Lobosco (pai e filho), Mauricio Serour, Cristiano Maranho e Fernando Serpa entre outros. No começo dos anos 80, viajar para trabalhar nos jogos do interior era festa. Sempre parávamos para comer depois dos jogos. Hoje a vida é mais corrida e não dá mais tempo de passarmos tanto tempo juntos.
imgimg

Você poderia citar os cinco melhores jogadores e as cinco melhores jogadoras que viu em sua carreira?

Vi grandes jogadores em quadra, mas vou citar os brasileiros. Entre as mulheres vi Magic Paula, Hortência Marcari, Janeth Arcan, Karina Rodrigues e Helen Luz. Já na ala masculina adorava ver em quadra Oscar Schmidt, Guerrinha (Jorge Guerra), Marcelo Vido e os irmãos Marcel e Maury de Souza. Gostava desses por serem todos focados e bem disciplinados. Hoje o treino de basquete dura em média duas horas e depois os jogadores vão embora. Na época desses jogadores, via eles em quadra depois da preparação fazendo treino de arremessos. Eram muito mais focados na profissão e tinham mais comprometimento com suas equipes e a seleção brasileira.
imgimg

Qual técnico deu mais trabalho?

Ah foram muitos (disse entre risos). Mas poderia citar Claudio Mortari, Lula Ferreira, que melhorou muito com o passar dos anos, Zé Boquinha, Micau (Luiz Carlos), Maria Helena Cardoso, José Neto e Gustavo Di Conti. Eles reclamavam muito na mesa falando de erros dos árbitros em quadra. Mas sempre foram chaturas fáceis de resolver e nada fora do comum. Acho que o técnico deveria aprender a reclamar. Tem que chegar tranquilo para falar com o árbitro. Sabemos que tem os dois lados, mas se chegar com o pé no peito do árbitro acaba levando uma falta técnica e prejudica a equipe.

O que você costuma fazer quando não está na quadra?

Geralmente estou trabalhando, mas quando não tem jogo ou estou de folga corro para casa da minha mãe em Atibaia, no interior de São Paulo. Adoro também viajar com minhas amigas.
CBB

Selecionados pelo Fies podem fazer contrato a partir de hoje

A partir desta quarta-feira, o estudante que foi selecionado no Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, deve ir a uma agência bancária para contratar o financiamento. Ele deverá, ainda, procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da instituição de ensino para validar a inscrição.

O Fies é o programa que oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas de ensino. Nesta edição do primeiro semestre de 2016, foram oferecidas 250 mil vagas em 1.300 instituições. A taxa de juros é de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, mais de dois milhões de estudantes participam do programa. Nesta edição a oferta de vagas priorizou os cursos de engenharias, formação de professores e áreas da saúde.

E atenção: na sexta-feira sai o resultado da segunda chamada do Prouni, programa que concede bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas de ensino superior. Os candidatos selecionados terão até o dia 18 para entregar - na instituição para a qual foi pré-selecionado - os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. O resultado será divulgado siteprouni.mec.gov.br

Roda SP Litoral dá a largada de 2016

Foto: Ken ChuFoto: Ken ChuO programa turístico Roda SP cai na estrada com a versão criada exclusivamente para atender as cidades litorâneas. O Roda SP Litoral 2016 chega para facilitar a integração turística entre nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista: Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Guarujá, Cubatão e Bertioga. Tudo isso por apenas R$ 10 pelo dia todo de passeio.
A programação teve início e se estende até dia 28 de fevereiro. Assim como acontece no Roda SP no interior de São Paulo, o programa voltado para o litoral tem formato city tour e conta com guia de passageiros. São 20 opções de roteiros, com saídas das nove cidades da Baixada Santista.

Roda SP
O programa conta com 16 ônibus (dois double deckers, dois convencionais, 10 micros e dois adaptados) e também 12 vans, sendo duas acessíveis, com atendimento exclusivo a cadeirantes.

A compra do ingresso pode ser pelo site www.rodasp.com; com o guia do ônibus, durante embarque, mediante disponibilidade de lugares, e nos postos de venda.

Saiba mais sobre a programação no site da Secretaria de Turismo.

Do Portal do Governo do Estado

Lei que oficializou homenagem da AEASC sofre modificação

Após 21 anos da promulgação da LeiMunicipal nº 10.759/9, queinstitui o "Dia do Engenheiro" em São Carlos, a Câmara Municipal na sessão da próxima quinta-feira, 11, vai debater a alteração do artigo 3ºque propõe a seguinte redação:
"ARTIGO 3º - Caberá à Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos - AEASC, indicar o "Profissional do Ano", como aquele que mais se destacou no ano calendário, no exercício de suas atividades profissionais no Município; "Profissional Homenageado do Ano", como aquele que durante sua vida profissional tenha contribuído de forma notável para o desenvolvimento da área tecnológica e  social, e "Acadêmico do Ano", como aquele que durante sua vida acadêmica tenha contribuído de forma notável para a formação dos profissionais da área tecnológica, os quais serão homenageados na Sessão Solene prevista no artigo anterior."
Essa modificação se faz necessária, visto que a lei determina que a AEASC(Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos)indique o “Profissional do Ano” e recentemente outras categorias de homenagem foram criadas.
A AEASC, além do Profissional do Ano, escolheu o Homenageado do Ano, o Acadêmico do Ano, e dois Homenageados Póstumos. Os indicados são:
Profissional do Ano: Geólogo Marcelo Roselino
Homenageado do Ano: Engenheiro Silvio Coelho
Acadêmico do Ano: ProfSimar Vieira de Amorim (engenheiro civil)
Homenagens Póstumas: Prof. Lafael Petroni e Marco Giuliette

Premiação completa 21 anos
A premiação que faz parte do calendário oficial da cidade e que homenageia profissionais dasáreas de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, foi criada em 1994 e a escolha é feita por associados da AEASC.
O evento faz parte do Calendário Oficial de São Carlos, pois os títulos são outorgados pela Câmara Municipal, em sessão solene que acontece normalmente nos meses de março ou abril do ano seguinte ao das eleições. No mesmo dia, é promovido um jantar em homenagem aos agraciados na sede da AEASC. A data do 21º Prêmio Profissionais do Ano 2015 ainda não foi definida.
Podem concorrer para as categorias, profissionais registrados no CREA (engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos e meteorologista) ou CAU (arquiteto e urbanista). Mas os indicados para Profissional do Ano e o Profissional Homenageado não podem ser membro da diretoria em exercício da entidade.

Como é feita a escolha
Em reunião realizada recentemente na sede da AEASC, o colegiado composto pelos diretores, conselheiros e associados da AEASC, participa da votação da seguinte forma: são 3 votações por categoria. Na primeira votação, os associados votarão em 3 (três) nomes indicados. Os 5 (cinco) mais votados apresentam-se para a segunda votação. Na segunda votação, os associados votarão em 2 (dois) nomes dentre os 5 (cinco) mais votados na primeira apuração. Os 2 (dois) mais votados apresentam-se para a terceira votação. Na terceira votação, os associados votam em 1 (um) só nome. O mais votado será o "eleito". Em caso de empate será proclamado o de maior idade. Em qualquer das votações, o indicado que atingir a maioria simples será proclamado o eleito.

Quem são os escolhidos
O “Profissional do Ano” é aquele que mais se destacou no ano calendário, no exercício de suas atividades profissionais, desde que atuante no município de São Carlos, que seja possuidor de exemplar probidade profissional, bem como, conduta eminentemente humana no relacionamento de trabalho.
Já o “Profissional Homenageado” é aquele que durante sua vida profissional tenha contribuído de forma notável para o desenvolvimento da área tecnológica e social.
Além destas categorias, ainda são feitas homenagens póstumas aos profissionais falecidos neste ano também na sessão solene, na presença de seus familiares.
Segundo Carlos Alberto Martins, membro do Conselho Consultivo da entidade, “qualquer associado da AEASC indica nomes para cada uma das categorias. Essas indicações são analisadas em reunião conjunta da Diretoria e do Conselho Deliberativo, a quem caberá homologar as indicações objeto da eleição”.
Neste ano, quando completa 21 anos de premiação, a AEASC criou mais uma categoria: “Acadêmico do Ano”, para homenagear os Profissionais que atuam nas instituições de ensino da Engenharia, Agronomia e Arquitetura.

Legenda – Associados estiveram reunidos para indicar os profissionais homenageados de 2016.

Campanha em combate ao mosquito transmissor da Dengue movimentou Ibaté

O município de Ibaté está realizando uma importante campanha de conscientização contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e ChiKungunya, o qual através de mutirão mobilizou todo município, onde as agentes puderam contar com a participação da população que colaborou e facilitou a entrada em suas residências.
O Mutirão se iniciou através de uma iniciativa da EPTV em parceria com as Prefeituras de todas as das cidades do interior de São Paulo e Minas Gerais, tendo como objetivo englobar ações de limpeza de quintais, terrenos, vistorias nas casas e orientações a população.
O Prefeito Dr. Alessandro Rosa agradece aos munícipes que colaboraram com o trabalho de limpeza, eliminando de suas residências todo material que possa servir como criadouro do mosquito.
“Um trabalho intenso, mas estamos alcançando nosso objetivo, que é eliminar o máximo de possíveis focos de criadouros”, destacou o Prefeito.
Dr. Alessandro ressalta ainda que, toda as pessoas que no momento da visita das agentes não estavam em suas residências, para que entrem em contato com a Vigilância Epidemiológica, solicitando a visita e vistoria em seus quintais, através do telefone 16 – 3343-5064.

EXCLUSIVO: PAULO ALTOMANI É AGREDIDO POR MULHER NA ROTATÓRIADO CRISTO

O prefeito Paulo Altomani se desentendeu com uma mulher de 31 anos na tarde da segunda-feira (8), na Rotatória do Cristo.
Segundo informações, o Paulo Altomani estava com um assessor de imprensa e um Guarda Municipal vistoriando as obras da Rotatória do Cristo, quando a A.O. se aproximou do prefeito e passou a ofender com palavrões e palavras de baixo calão.
Ainda segundo apurado, Paulo Altomani começou a bater boca com a mulher que estava totalmente descontrolada, quando a mulher pegou uma garrafa e um pedaço de tijolo e tentou agredir o prefeito.
O guarda municipal que estava no local deteve a mulher e teve o celular e o relógio quebrados durante a detenção da mulher.
A.O. de 31 anos foi encaminhada até o Plantão Policial, a delegada Denise Gobbe Szakal, acionou o SAMU e medicou a mulher que posteriormente foi liberada.
O prefeito não compareceu na delegacia para registrara ocorrência.

ACISC incentiva contratação de aprendizes matriculados no CEFA

A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) incentiva os empresários do município a contratarem os menores aprendizes matriculados no CEFA (Centro de Educação e Formação ao Adolescente) Prof. Cid da Silva César.

Segundo o presidente da ACISC, José Fernando Domingues, desde 1988, o CEFA contribui para que jovens sem qualificação e experiência tenham a oportunidade de se profissionalizar e ingressar no mercado de trabalho. “A missão do CEFA é oferecer à sociedade soluções que contribuam para minimizar a situação de crianças e jovens em risco pessoal e social e capacitar adolescentes, visando a sua inserção no mercado de trabalho. É importante que os empresários conheçam esse trabalho e deem uma chance aos aprendizes”, finaliza o presidente da ACISC.

O presidente do CEFA, Paulo Augusto Nery, explica que no âmbito da Lei da Aprendizagem, aprendiz é o jovem que estuda e trabalha, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual está se capacitando. “Ele deve cursar a escola regular, se ainda não concluiu o Ensino Médio, e estar matriculado e frequentando instituição de ensino técnico profissional conveniada com a empresa”, destaca.

Paulo Nery também faz questão de mencionar a Lei Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005. “Essa lei determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, cujas funções demandem formação profissional”, conclui.

O CEFA fica na Rua Batista Lauria Ricetti, 45, Jardim Beatriz, telefone (16) 3412 9060. Outras informações no site:www.cefasaocarlos.com.br.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Super Bowl chega à 50ª edição com milhares de fãs no Brasil

José Cruz/Agência BrasilJosé Cruz/Agência BrasilVocê sabe o que é Super Bowl? Se a resposta é não, saiba que a cada ano mais brasileiros acompanham o principal campeonato de futebol americano, a National Football League (Liga Nacional de Futebol, em tradução livre), ou simplesmente NFL. E aguardam ansiosamente pelo Super Bowl, a grande final da liga, disputada por 32 times dos Estados Unidos. Na noite de amanhã (7), Carolina Panthers e Denver Broncos disputam a celebrada 50ª edição do Super Bowl.
Na terra natal da NFL, o sucesso do esporte não é novidade. A última edição do Super Bowl, em 1º de fevereiro de 2015, foi assistida por mais de 114 milhões de pessoas só nos Estados Unidos. É a maior audiência da televisão daquele país para um só programa. O recorde anterior, de 112 milhões de telespectadores, pertencia ao Super Bowl de um ano antes.
Embora bem mais modestos, os números no Brasil impressionam. A pesquisa do Ibope Repucom, encomendada pela ESPN Brasil, revelou que 27 milhões de brasileiros têm interesse pelo esporte. O Brasil, de acordo com a pesquisa, é o segundo maior mercado da NFL fora dos Estados Unidos. À frente do Brasil, só o México.
Super Bowl de 2015, segundo a ESPN Brasil que transmite a NFL por aqui, foi visto por mais de meio milhão de pessoas. De acordo com o canal, foi a maior audiência nos últimos quatro anos e superou em 73% o número de espectadores da edição anterior. Durante a partida, a base de fãs do canal nas redes sociais aumentou em mais de 10 mil usuários. Foram quase 150 mil interações somente em posts sobre o Super Bowl.
Para Paulo Rogério D'Amaro, ou simplesmente Paulo Mancha, comentarista da ESPN Brasil para as partidas da NFL, a tendência é de maior popularização do esporte no país a cada ano. “O futebol americano vem crescendo no Brasil desde 2006. E não teve um momento de baixa, de desânimo ou queda de audiência. Só sobe. Esse ano é o melhor e acredito que o ano que vem seja melhor ainda”.
Uma das estratégias da emissora que contribui para conquistar mais adeptos da NFL a cada ano é o didatismo nas transmissões. Regras básicas do esporte são explicadas pelos comentaristas durante as partidas, conforme as situações aparecem no jogo. Por redes sociais, telespectadores interagem e enviam perguntas à equipe de transmissão.
“A gente tem orientação para dar uma atenção especial ao público novo, quem está entrando. Dá para perceber que muitas pessoas começaram a acompanhar o jogo nessa última temporada. Eu tento fazer comentários que agradem a todos, tanto quem chegou agora como quem assiste há muitos anos”, explica Mancha.

Popularidade também dentro do campo
Não é só na frente da televisão que o esporte tem adquirido mais adeptos. Cada vez mais times de futebol americano são formados no país, com federações em vários estados, campeonatos locais e nacionais. Rodolfo Oliveira é presidente da Federação Brasiliense de Futebol Americano, além de atleta de um dos times da capital, o Brasília V8. Ele explica que a paixão pelo esporte ainda é o principal combustível, em um cenário de pouco patrocínio e incentivo.
“A federação não tem patrocínio ainda. Estamos indo atrás de empresas públicas e privadas que tradicionalmente apoiam o esporte. Mas por enquanto a federação se mantém com a taxa de filiação dos times. Estamos no esporte muito pelo amor. Infelizmente ainda não é um esporte que promove ganho financeiro”.
As dificuldades, no entanto, são menores diante do interesse crescente pelo esporte. O campeonato brasiliense da modalidade chega à terceira edição em 2016, mas já começa a ocupar as arquibancadas. “A gente tem tido um público bastante surpreendente, saiu daquele núcleo só das famílias dos atletas. No ano passado tivemos uma média de 700 a 800 pessoas por jogo. Para este ano, esperamos trazer de 1 mil a 2 mil torcedores”, disse Oliveira.
Os times também engatinham no quesito apoio. Alguns têm patrocínio, mas não o suficiente para pagar salário aos atletas, que precisam se manter com outras atividades. No Brasil, a modalidade ainda é amadora. “A maioria das pessoas que deixam o time o fazem por motivos profissionais. Por não conseguir mais conciliar estudo ou trabalho com a prática do esporte. É um esporte que exige muito da pessoa, muito preparo, muita disciplina”, afirma Oliveira.
Gustavo Alecrin é jogador dos Tubarões do Cerrado, mais antigo time de futebol americano de Brasília, formado em 2004. Apesar da inexistência de condições para uma prática em alto nível, ele vê um futuro promissor para o esporte. “O futebol americano vem crescendo bastante e isso aumentou nossa visibilidade. Acho que o esporte vai crescer muito. Quem sabe em um futuro próximo a gente não consiga encher um estádio?”.
O site All Sports TV transmite desde o ano passado, pela internet, os campeonatos de futebol americano disputados no Brasil e tem tido retorno. Ao longo de 2015 foram 82 horas de transmissão, com uma audiência superior a 172 mil internautas. “O nosso retorno sempre foi positivo e esperamos aumentar isso para essa temporada de 2016. Como acompanhamos as mídias sociais durante as partidas, criamos uma laço de interatividade muito grande com o torcedor, que acaba participando da transmissão com comentários”, afirma Dionísio Rodrigues, diretor de marketing da All Sports TV.
Paulo Mancha ainda acha cedo para transmissões ao vivo dos campeonatos nacionais na televisão, mas já vê no esporte potencial para ocupar espaço em uma emissora. “Ainda há um descompasso no futebol americano feito no Brasil. Existem estádios bons, com estrutura boa para transmissão de TV, e outros sem estrutura nenhuma. Isso precisa ser equacionado, mas já é possível mostrar compactos de jogos ou programas específicos sobre o esporte no Brasil”, diz o comentarista.

Copa do Mundo de futebol... americano
O ano de 2015 foi um marco para o esporte no Brasil. A seleção brasileira participou de sua primeira Copa do Mundo. O torneio, disputado apenas por atletas amadores, ocorreu nos Estados Unidos e o Brasil ganhou a vaga após vencer o Panamá. Mesmo depois de conquistar a vaga em campo, os jogadores precisaram lutar muito fora dele para conseguir chegar ao Mundial. Crowdfunding (uma forma de financiamento coletivo feito pela internet), patrocínios pessoais e ajuda de parentes foram algumas das soluções encontradas.
Brasília - Time do Brasília V8 aproveita o gramado da Esplanada dos Ministérios para seus treinamentos (Jose Cruz/Agência Brasil) Brasília - Time do Brasília V8 aproveita o gramado da Esplanada dos Ministérios para seus treinamentos (Jose Cruz/Agência Brasil)
Brasília - Time do Brasília V8 representa o futebel americano na capital federal José Cruz/Agência Brasil
“Alguns conseguiram patrocínio, que foi o meu caso. Mas nem todo mundo teve essa sorte nem o dinheiro para bancar isso. Até porque é uma viagem cara, dólar caro, dez dias lá. Mas deu certo, a maioria viajou”, explica Augusto “The Bus”, atleta da seleção brasileira e do Tubarões do Cerrado.
Com pouco dinheiro, a seleção brasileira teve que chegar um dia antes do evento, enquanto as outras seleções chegaram com uma semana de antecedência. Atrás de passagens mais baratas, cada atleta desembarcou em uma cidade diferente. A pouca tradição no esporte e as dificuldades não impediram o Brasil de fazer história. O time venceu a Coreia do Sul por 28 a 0, em um dos três jogos que disputou.
“Ganhamos da Coreia do Sul, que pratica futebol americano há 30 anos. A gente é um país muito novo no esporte e ganhamos deles. Essa vitória representa o grande potencial do Brasil no esporte”, diz “The Bus”.

Entenda o futebol americano
O futebol americano é um jogo de conquista de território. Cada time tem quatro jogadas para avançar dez jardas (9,14 metros) com a bola. Caso avance, ganha direito a mais quatro jogadas e assim por diante. Caso não consiga, devolve a bola para o time adversário, que terá sua oportunidade de atacar.
Cada time conta com 11 jogadores titulares de ataque e 11 de defesa. O quarterback é uma espécie de “camisa 10” do time. É das mãos dele que sai a maioria das jogadas de ataque, seja lançando a bola para outros jogadores ou entregando nas mãos de um companheiro para uma corrida. Em algumas jogadas, ele mesmo corre com a bola.
A principal pontuação do jogo é o touchdown e vale seis pontos. Um touchdown acontece quando um jogador recebe a bola no fundo do campo adversário ou corre com ela até lá (local chamado de “end zone”). Após o touchdown, o time tem direito a tentar um ponto extra, chutando a bola no meio das traves. O time também pode tentar uma conversão de dois pontos, através de uma jogada normal de ataque a partir da linha de duas jardas, passando ou correndo com a bola até a end zone.
Outra pontuação recorrente nas partidas é o field goal. É um chute executado pelo kicker, jogador que só entra em campo em situações de chute. O field goal rende três pontos ao time se a bola chutada passar pelo meio das traves no fundo do campo. Após uma pontuação, a bola é devolvida ao adversário, para que ele inicie sua campanha de ataque.
Existem várias situações caracterizadas como falta no futebol americano. Dentre elas estão agarrar a grade do capacete do adversário, atingir o adversário “cabeça com cabeça” ou acertá-lo após o término da jogada.

Cidade de Dois Córregos recebe melhorias

IlustraçãoIlustraçãoO governador Geraldo Alckmin assinou um convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Dois Córregos, região de Bauru. O repasse será de cerca de R$ 770 mil para a manutenção dos três serviços de Residências Inclusivas que realizam acolhimento integral para pessoas com deficiência.
Com o investimento, os 32 pacientes das Residências Inclusivas receberão atendimento de fonoaudiologia, assistência social, fisioterapia, atividades físicas, pedagógicas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.

Estação Ferroviária
Em parceria com o município de Matão, o Governo do Estado investiu na recuperação do prédio da Estação Ferroviária do município. Foram investidos R$ 700 mil por parte do governo paulista e a contrapartida de R$ 204 mil do município. Além de inúmeras benfeitorias feitas nos elementos originais, todo o telhado foi substituído, além de renovação do assoalho de madeira, das cantoneiras, batentes e portas, substituição das vidraças, novas instalações elétricas e hidráulicas, placas de sinalização tátil em braile, entre outras.

"Veja que pequenas coisas, aparentemente, têm grande significado. Com a reforma, a prefeitura vai economizar no aluguel, podendo poupar para investir em saúde e educação", explicou o governador.

Ainda na cidade, Alckmin também inaugurou o novo prédio do Clube Recreativo, que passou por reformas para a instalação do Museu da Pessoa, que abrigará também um centro cultural. Os recursos são fruto de convênio do Estado, que investiu R$ 300 mil e a contrapartida do município de R$ 107 mil.

Do Portal do Governo do Estado

Carnês de IPTU começaram a ser entregues

A Prefeitura Municipal de Ibaté, através do Departamento de Dívida Ativa, iniciou na sexta-feira, 05, a entrega dos carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) do ano de 2016.
De acordo com o Departamento, o reajuste repassado aos munícipes foi com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, (IPCA) com porcentual de 10,48 % que corresponde ao índice de inflação do período e que por lei o município é obrigado a aplicar.
De acordo com o Prefeito Dr. Alessandro Rosa é muito importante que os munícipes estejam em dia com seus pagamentos, uma vez que o valor arrecadado é investido em obras, manutenções e aquisições para o município, além de evitar cobranças de taxas e juros.
“Quando um munícipe paga em dia o seu IPTU, ele esta contribuindo com o próprio município, beneficiando a todos com novas obras e manutenções aos prédios públicos”, destacou o prefeito.
O pagamento do IPTU poderá ser efetuado através de parcelamento em 10 vezes sem juros, ou a vista com desconto de 20%, com vencimento para o dia 10 de março.
O contribuinte que não receber o seu carne,  deve entrar em contato com a Divisão de Receita na Unidade II da Prefeitura Municipal, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00.

Alckmin anuncia laboratório que sintetizará a fosfoetanolamina

Durante a inauguração do novo Fórum da Comarca de Matão, na região central do Estado, na sexta-feira (5), o governador Geraldo Alckmin anunciou que o laboratório PDT Pharma, de Cravinhos, será o responsável pela sintetização da substância fosfoetanolamina para testes no tratamento do câncer. “Depois de produzido, o medicamento será encapsulado pela Furp (laboratório farmacêutico oficial do Governo do Estado de São Paulo, ligado à Secretaria da Saúde) e, na sequência, será iniciada a fase de testes em pacientes”, contou Alckmin.

O governador fez questão de destacar o papel dos deputados Lobbe Neto (federal) e Roberto Massafera (estadual), os quais, desde o início, estão empenhados na conclusão deste trabalho e na liberação da substância aos pacientes.

Lobbe explicou que a definição do laboratório é um passo muito importante. “Esta é a última fase, que estabelece a segurança e a eficácia da substância. Depois, a Secretaria da Saúde vai verificar o critério mais adequado para iniciar o tratamento em até mil pacientes, de diversas patologias”, disse o parlamentar tucano.

O Governo do Estado investirá aproximadamente R$ 5 milhões na pesquisa.

Vereadores e Airton Garcia são recebidos por vice-governador em SP e pedem pontes para Santa Eudóxia

O presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes (PMDB), e os vereadores Cidinha do Oncológico (SD), Equimarcílias de Souza Freire (PMDB) e Roselei Françoso (Rede) estiveram presentes nesta quinta-feira (4) em audiência no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com o vice-governador do Estado, Márcio França. Os parlamentares acompanharam o deputado estadual Airton Garcia (PSB), que agendou a reunião, e reforçaram solicitação junto ao governo Estadual para a construção de três pontes no distrito de Santa Eudóxia.

As obras solicitadas deverão interligar o distrito às usinas Moreno (na zona rural de Luis Antonio), Usina Santa Rita (em Santa Rita do Passa Quatro) e Usina Ipiranga (em Descalvado). De acordo com Airton Garcia, Santa Eudóxia encontra-se ilhada devido à sua localização entre rios.

Na reunião também estiveram presentes o deputado federal Dr. Ubiali (PSB); Waldomiro Bueno de Oliveira, secretário de Governo de São Carlos, representando o prefeito Paulo Altomani; o prefeito de Descalvado, Henrique Fernando do Nascimento; o prefeito de Luiz Antônio, Luiz Donizeti de Almeida, além de representantes das usinas da região de Santa Eudóxia.

VEREADORES DEFENDEM SANTA EUDÓXIA - Na ocasião, os vereadores presentes relataram as necessidades da população do distrito e ressaltaram a importância da obra para o desenvolvimento da região. Eles também apontaram que as pontes deverão possibilitar que os moradores de Santa Eudóxia tenham acesso a mais empregos em outras cidades e nas usinas de açúcar e álcool instaladas na região.

Durante a reunião, o vereador Freire entregou ao vice-governador cópia de moção de sua autoria aprovada por unanimidade no último dia 26 manifestando apelo ao governo do Estado para a construção da ponte sobre o rio Mogi Guaçu no distrito de Santa Eudóxia, no ponto onde funcionava a antiga balsa.

“Estamos aqui para dar força ao deputado Airton Garcia que mostra neste curto espaço de tempo em que está na Assembleia Legislativa o amor e interesse que ele tem pela região de São Carlos e também a visão das necessidades que existem em Santa Eudóxia”, afirmou Lucão.

Além disso, os participantes também destacaram o aspecto econômico dos empreendimentos, já que as empresas utilizariam as pontes para escoamento da produção. Os representantes das usinas afirmaram terem necessidade de mão de obra que resida em suas proximidades, como os moradores de Santa Eudóxia, mas que a falta de uma ponte impede o acesso dos trabalhadores.

O presidente da Câmara avaliou que a reunião foi muito positiva. “Fomos muito bem recebidos pelo vice-governador Márcio França e pela sua equipe também. Ele solicitou o projeto das pontes e mostrou muito interesse em realizar essas obras naquela região”, declarou.

MOBILIZAÇÃO EXEMPLAR - Lucão assinalou ainda que o encontro em São Paulo serve de exemplo para as pessoas que querem de fato conquista para São Carlos. “É necessário esquecer as diferenças partidárias, dar as mãos e vir buscar junto ao governo do Estado e, se necessário, junto ao governo federal. Quem irá ganhar com isso é a população da nossa cidade que tanto necessita das melhorias”, acrescentou.

O deputado Airton Garcia também aproveitou a oportunidade para entregar ao vice-governador, que também é secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, um pedido de recurso de 10 milhões para serem aplicados no recapeamento e serviço de tapa-buracos das ruas da cidade.

“Eu acho que essa força em conjunto, entre empresários da região, vereadores, Prefeitura Municipal e, principalmente, com um representante na Assembleia Legislativa, eu acredito que possamos ter muito sucesso em todos os pleitos que buscamos junto ao governo do estado”, afirmou Lucão. 

Palestra “Resoluções de Ano Novo” acontece no dia 17

O Conselho da Mulher Empreendedora (CME) do município, com apoio da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), está com inscrições abertas para a Palestra “Resoluções de Ano Novo – Realize”, que ocorrerá no próximo dia 17 (quarta-feira), às 19 horas.

Sediado no Palácio do Comércio Miguel Damha (Rua General Osório, 401, Centro) e aberto à população, o evento será ministrado por Ligia Grecco, que além de palestrante é professora, escritora e consultora.

Na ocasião, os participantes saberão sobre as ferramentas mais eficazes para alcançar as metas e objetivos de 2016. “Querer é poder, mas precisa ter compromisso real e disciplina, senão nada dará certo ou dará certo apenas por algum tempo. Daí a necessidade de abordarmos o assunto”, alerta Lygia Grecco.

O investimento é de R$ 30,00 por pessoa, o que inclui a participação na palestra e no coquetel, além da emissão de certificado. As reservas de vagas devem ser feitas através do e-mail: cme@acisc.com.br.

Jovem sofre fratura na perna ao ser atropelada na avenida Morumbi

O atropelamento aconteceu na noite do sábado (6),na avenida Morumbi, no Jardim Cruzeiro do Sul e deixou duas pessoas feridas.
Segundo apurado, o motociclista de 40 anos transitava pela avenida, quando uma jovem de 21 anos entrou na frente da motocicleta e o piloto não teve tempo de frear e nem de desviar.
Com a colisão, ambos ficaram feridos e foram encaminhados até o hospital para serem medicados.

 A moça sofreu uma fratura na Tíbia e o piloto da moto teve várias escoriações pelo corpo.