sábado, 9 de abril de 2016

Foz do Iguaçu / Iguazu Falls (Ecotourism) - PLACES TO VISIT IN BRAZIL

Análise do Comportamento oferece procedimentos eficazes para tratar transtorno de atenção e hiperatividade

Foto: Matheus MaziniFoto: Matheus MaziniMais do que diagnosticar, analisar o comportamento dos indivíduos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e propor maneiras de autocontrole é a proposta do Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (Lahmiei) da Universidade Federal de São Calos (UFSCar). "Uma característica fundamental dos indivíduos com TDAH é a impulsividade, e os analistas de comportamento acreditam que isso é um problema de autocontrole e, portanto, a solução mais eficaz seria desenvolver procedimentos e maneiras eficientes para aumentar gradativamente o tempo de espera destas pessoas", explica Giovana Escobal, vice-coordenadora do Lahmiei, pesquisadora visitante do Departamento de Psicologia e professora de Educação Especial da Prefeitura Municipal de São Carlos.
Giovana comenta que isso acontece frequentemente porque um individuo com desenvolvimento típico sem diagnóstico de TDAH fica, mais provavelmente, sob controle das atividades que têm consequências atrasadas (autocontroladas), por exemplo. "Prestar atenção na aula para ter notas boas nas provas finais. Enquanto que os indivíduos com TDAH, em geral, ficam sob controle das atividades que têm consequências imediatas (impulsivas), por exemplo, correr, brincar no parque, passear, conversar com os colegas em detrimento de prestar atenção na aula para ter notas boas no futuro", compara a pesquisadora.
O comportamento das pessoas com TDAH é afetado, portanto, por consequências imediatas, enquanto as consequências a longo prazo têm pouco efeito para esses indivíduos. As causas genéticas ainda não são claras. Para a Análise do Comportamento é uma questão de autocontrole. O que se sabe é que os organismos se comportam de maneiras distintas e a literatura comportamental da área de autocontrole aponta que crianças muito pequenas ou com algum atraso no desenvolvimento intelectual tendem a ser mais impulsivas e um adulto ou uma pessoa com desenvolvimento típico, menos impulsiva. "Nós do Lahmiei atuamos na análise comportamental, não ficamos sob o controle de diagnósticos, mas sim dos excessos comportamentais e ausências deles", diz Ana Arantes, pós-doutoranda do Laboratório e professora do Departamento de Psicologia da UFSCar.
Um grupo de 20 pesquisadores do Lahmiei desenvolve há três anos, em escolas públicas de São Carlos, pesquisas sobre autocontrole, buscando levantar, em crianças que têm maior probabilidade de serem impulsivas, circunstâncias e ocorrências que demostrem esta característica, estudando como transformar este comportamento e oferecendo ferramentas para que elas aprendam maneiras que as ajudarão a ter mais autocontrole, conta Fernanda Calixto, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e integrante do grupo de pesquisadores do Laboratório. "Neste ano iniciamos, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, um trabalho de acompanhamento de cerca de 20 crianças com este perfil na EMEB Dalila Galli, aqui em São Carlos, ampliando nossa atuação na escola por meio do atendimento de estágio do programa de extensão Atendimento em Análise do Comportamento Aplicado em Ambiente Escolar", diz Fernanda, explicando que o grupo foca nos comportamentos que estão trazendo dificuldades de aprendizagem e socialização, impulsividade e agressividade. "A questão é quanto estes comportamentos impulsivos estão atrapalhando esta pessoa. Todos nós somos um pouco impulsivos, o problema é quando tal impulsividade atrapalha nossas vidas. Um exemplo para entender melhor do que estamos falando pode-se pensar numa pessoa que adora torta de chocolate e não resiste a um pedaço, enquanto outra pessoa só come torta de chocolate e nada mais. Esta última não consegue comer outra coisa saudável, somente a torta, trazendo prejuízo à sua saúde. Nosso objetivo, portanto, é ensinar comportamentos que irão ajudá-la a ter mais autocontrole, ou seja, controlar sua impulsividade", relata.

Diagnóstico
Não existe uma medida objetiva aceita e comum para o diagnóstico de TDAH, que é tipicamente baseado em critérios subjetivos, de acordo com Giovana. 
No caso das crianças, Fernanda explica que é preciso olhar a história de vida dessa criança e o histórico de aprendizagem de espera dela. "Como a família lida com a espera? A criança foi ensinada a esperar? Aprendeu com algum comportamento inadequado a conseguir o que quer imediatamente? A gente procura olhar para esta criança, sua história de vida e a relação dela com o meio ambiente. E o principal meio ambiente desta criança é a família". Para a pesquisadora, todo diagnóstico precoce é importante, desde que leve à inversão eficaz. "Se é um diagnóstico que vai levar somente à medicação, que em situações práticas não vai fazer uma grande diferença na vida da criança, então ele não tem um efeito muito positivo", defende.
Ana comenta que apontar que a criança tem TDAH não diz muito. "O que acreditamos ser mais importante é analisar o modo de vida desta criança e, para cada uma, a estratégia de atuação vai ser diferente. Por isso o diagnóstico, em si, não ajuda muito". Ana explica que os pais, cuidadores e professores devem procurar ajuda profissional já primeiros sinais de que o desenvolvimento da criança tem algo de diferente para a idade dela. "Como por exemplo, problemas no aprendizado, não se engajar em uma tarefa, ou não terminar atividades, dentre outros", relata a pesquisadora.

Medicação
Para a Análise do Comportamento é um problema de autocontrole. Então qual seria a solução para este problema? Giovana diz que desenvolver procedimentos de autocontrole neste individuo é a solução. "Seria a maneira mais eficiente, pois estudos da área mostram que crianças com TDAH que são medicadas e as que não são medicadas responderam de maneiras semelhantes para a alternativa mais imediata e menos reforçadora. O remédio, muitas vezes, vai baixar a ansiedade e aumentar o tempo que a criança ou o adulto consegue esperar ou se concentrar em uma tarefa, mas se você não ensiná-la (o) a se comportar autocontroladamente, não adiantará só medicar".
Thiago Bellini Ribeiro, estudante e desenvolvedor de software, descobriu que tinha TDAH com 20 anos numa consulta médica. O tratamento indicado pelo médico foi um remédio, que Thiago decidiu tomar acreditando ser o melhor a fazer. "Tomei o remédio por dois anos, mas decidi abandonar pois achava que o remédio estava atrapalhando mais do que ajudando, dando muito efeito colateral. Frequentei uma psicóloga e percebi que minha condição não é exatamente um problema, mas sim um funcionamento diferente e que, sabendo disso, poderia aprender a lidar comigo mesmo. Mas o mais importante pra mim foi aceitar a questão toda, ao invés de tentar rejeitar a minha condição achando que eu tinha que me encaixar em um modelo pré-definido pela sociedade. Hoje eu gosto de ter TDAH. Esta condição é parte intrínseca da minha vida. Não existe Thiago sem TDAH, logo se não a tivesse, talvez minha vida seria totalmente diferente hoje, e eu não acredito que seria melhor".
Giovana acrescenta que a Análise do Comportamento oferece procedimentos para desenvolver autocontrole e esses são muito efetivos. "Nosso 'remédio' é comportamental", destaca.

Atuação escolar
Com o objetivo de auxiliar professores da rede municipal a lidar com os problemas comportamentais em sala de aula, o grupo do Lahmiei, como parte do programa de extensão "Consultoria e Prestação de Serviços para Atendimento na Área de Deficiência Intelectual e Autismo: Institucional e Individual", em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, oferece um curso de capacitação de 32 horas. A atividade começa no dia 11 de abril e será oferecida na UFSCar para cerca de 400 professores da rede pública. "A demanda pelo curso surgiu pelo aumento de ocorrências de comportamentos de impulsividade, agressividade e problemas de aprendizagem das crianças, pelo aumento do número de crianças incluídas com necessidade educacionais especiais nas salas regulares e pela busca pelos professores por cursos que ofereçam ferramentas para trabalhar de maneira mais eficiente com essas crianças em sala de aula", explica Giovana.
A capacitação fornece possibilidades para que os profissionais da educação possam fazer uma avaliação inicial, desenvolver estratégias de intervenção e acompanhar essas estratégias de acordo com os objetivos de ensino para cada indivíduo.
O LAHMIEI tem mais de 35 anos de trabalho em pesquisas na área de Análise do Comportamento e as informações sobre o laboratório e suas pesquisas podem ser acessadas em www.lahmiei.ufscar.br. Outros esclarecimentos devem ser solicitados pelo email autismoufscar@gmail.com ou pelo telefone (16) 3351-8498. 

UFSCar recebe inscrições para cursos de microscopia eletrônica

Estão abertas as inscrições para os cursos da Escola de Microscopia do Laboratório de Caracterização Estrutural, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). As atividades são projetadas para pessoas que utilizam microscópio eletrônico em laboratórios industriais, acadêmicos e governamentais, como engenheiros, técnicos, físicos, biólogos, médicos, dentistas, cientistas forenses e gerentes técnicos.
Até o dia 20 de abril, podem ser feitas as inscrições para o curso de "Introdução à Microscopia Eletrônica de Transmissão e Microanálise", que ocorre entre os dias 27 e 29 de abril. O curso é coordenado pelos professores Walter José Botta Filho e Alberto Moreira Jorge Junior, ambos do DEMa, e Juno Gallego, do Departamento de Engenharia Mecânica, da Unesp de Ilha Solteira. 
Entre os dias 25 e 27 de maio, ocorre o curso "Introdução à Microscopia Eletrônica de Varredura e Microanálise", coordenado pelos professores Walter José Botta Filho e Alberto Moreira Jorge Junior. As inscrições estão abertas até o dia 11 de maio.
Também são oferecidos, sob demanda, os cursos de Microscopia Eletrônica de Transmissão de Alta Resolução; Microscopia Ótica de Materiais: Preparação e Análise; Otimização da Operação de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Microanálise; Microanálise Quantitativa de Amostras Espessas e Partículas; Microscopia Eletrônica Analítica na Escala Nanométrica de Amostras Finas; MEV e Análise de Falhas; Microscopia Eletrônica Analítica utilizando Espectroscopia por perda de energia de elétrons; Electron Backscattered Diffraction; e Utilização da Técnica de Ultramicrotomia para Preparação de Amostras de Materiais Poliméricos (Blendas e Nanocompósitos) para Análises em Microscopia Eletrônica de Transmissão.
Os processos de inscrição, programação, custos dos cursos e a relação de outras atividades oferecidas pela Escola de Microscopia estão publicados no site www.lce.dema.ufscar.br. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8536. 

Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda realiza campanha 100% Visão

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, inicia na próxima segunda-feira (11), a campanha 100% Visão. A pessoa que procurar a Casa do Trabalhador “Antonio Cabeça Filho”, de 11 á 15 de abril, poderá realizar gratuitamente o teste preventivo de saúde visual, na detecção de miopia, astigmatismo, hipermetropia, entre outras doenças que afetam grande parcela da população.
Realizada em parceria com a Ótica Visual, a campanha não terá custo algum para o município ou participante. Caso alguma doença for detectada, a pessoa será orientada a procurar um especialista. “As doenças oculares atualmente atingem 50% das crianças devido a grande exposição em aparelhos celulares, computadores entre outros. Isso reflete futuramente na vida destas pessoas, pois os problemas de visão quando não detectados, influenciam diretamente nos estudos e no trabalho”, disse o proprietário da ótica, Adriano Vanderlei de Lima.
De acordo com o secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira, a intenção é estender os testes preventivos para todos os servidores municipais. “É mais um cuidado em saúde que vamos oferecer às pessoas que procuram um emprego por meio da Casa do Trabalhador. Em nome do prefeito Paulo Altomani, também convido toda a população para participar da campanha 100% Visão”.
Também ajudaram a definir as ações, o diretor de Políticas de Emprego para Juventude Toninho Ribeiro e o chefe de Gabinete da Secretaria, Fernando Machado. A Casa do Trabalhador Antônio Cabeça Filho, fica localizada na Avenida São Carlos, n.º 1800, com horário de funcionamento é das 8 às 17 horas.

Rotatória do Cristo vai ter terceira via

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito, já expediu ordem de serviço para realização da adequação e sinalização nas rotatórias do Cristo e do Shopping. Os serviços serão realizados através de uma contrapartida da empresa MRV Engenharia e Participações, no valor de R$ 500 mil.
Na rotatória do Cristo será aberta uma terceira faixa de rolamento. A nova via será feita na parte interna da rotatória, portanto não será necessária a interrupção do trânsito durante as obras. A passagem pela esquerda vai ser livre.
Já na rotatória do Shopping será instalada nova sinalização vertical e horizontal. A região também vai receber semáforos com cronômetros digitais.
De acordo com o prefeito Paulo Altomani as mudanças serão realizadas com objetivo de dar maior fluidez ao trânsito. “Acreditamos que com essa nova via, os congestionamentos acabem na região do Cristo no horário de pico”.
Segundo o secretário de Transporte e Trânsito e de Obras Públicas, Márcio Marino, as mudanças vão começar agora em abril e o prazo para o término da obra é de 60 dias. “O importante é que para fazer essas adequações não será necessário alterar o trajeto dos motoristas, já que o trânsito não será interrompido na região”, garante o secretário.

Desarticulada associação que aplicava golpes em aposentados

Polícia CivilPolícia CivilA Polícia Civil desarticulou, uma associação que aplicava golpes em aposentados e pensionistas em São Paulo. Uma administradora, de 36 anos, que é a responsável pela empresa, foi presa em flagrante por estelionato e organização criminosa.
Agentes do 3° Distrito Policial (Campos Elísios) receberam denúncias de vítimas dizendo que haviam sido enganados pela associação. Durante as investigações, os policiais descobriram que a empresa acessava, de forma ilegal, os dados dessas pessoas e enviava falsos boletos de cobranças.
Na tentativa de regularizar a situação, as vítimas iam até a associação e faziam os pagamentos. Os aposentados e pensionistas ainda assinavam outros contratos que acarretavam em mais gastos, sob ameaça de serem colocados nos serviços de proteção ao crédito, tendo seus nomes “sujos”.
Após receber as denúncias, os policiais foram à sede da associação na República, região central da Capital, onde prenderam a suspeita. No local ainda foram apreendidos R$ 4.189, documentos, 125 folhas de cheque, quatro máquinas de cartão de crédito e cinco CPUs.
Golpe
Um idoso, de 77 anos, que procurou a delegacia com outros dois aposentados, afirmou ter perdido mais de 4 mil reais em um dos golpes. Ele contou que recebeu a cobrança pelos Correios, e mesmo sem saber exatamente do que se tratava, resolveu ir ao escritório da associação para pagar a dívida.
No local, o aposentado foi atendido pela administradora, que em vez de entregar a ele uma quitação dos supostos débitos, o induziu a assinar um documento denominado “renovação associativa”.
O caso foi registrado como estelionato e prática de organização criminosa. As investigações prosseguem para localizar outros envolvidos nos crimes e identificar mais possíveis vítimas.

Erika Rios

Embrapa terá R$ 33,7 milhões para projetos de conservação da Amazônia

IlustraçãoIlustraçãoAgência Brasil
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) receberá, via Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), R$ 33,69 milhões do Fundo Amazônia, destinado à conservação e uso sustentável do bioma. Os recursos serão usados em projetos de pesquisa da empresa para conservar, recuperar e desenvolver atividades econômicas sustentáveis na floresta. Embrapa, BNDES e os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento firmaram acordo de cooperação técnica.
No ato de assinatura do acordo, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, refutou a ideia de que exista uma rivalidade entre a área de preservação ambiental e o agronegócio,  representado pela pasta de Kátia Abreu. "É falsa a ideia de uma polarização. Quem explorou isso, explorou não em nome do Brasil, mas de seu capital político. Não há impedimento entre produzir alimento de forma sustentável, em uma agricultura de baixo carbono, e preservar o meio ambiente", declarou. Ela também disse a Kátia Abreu que cobraria dela resultados do acordo de cooperação e teceu elogios. "Ela tem uma grande qualidade: ela cumpre a palavra dela, mesmo quando vai de encontro aos interesses do setor que ela representa".
Kátia Abreu disse que a ideia é, por meio do convênio, diversificar as atividades na Amazônia, introduzindo, por exemplo, técnicas para desenvolvimento da aquicultura. "Hoje, estamos sonhando com a produção de peixes na Amazônia para que a gente possa abastecer o Brasil. O Brasil tem 12% da água doce do mundo e importa mais de 50% do peixe [que consome]. Queremos agregar valor a esse peixe da Amazônia e fazer com que chegue ao mundo. Se não pode desmatar, plantar grãos, plantar cana, fazer pecuária extensiva, nós temos outras opções. Temos o açaí, as frutas exóticas, o guaraná, o peixe. São R$ 33 milhões nessa primeira etapa [do acordo] e, em uma segunda etapa, mais R$ 30 milhões".
O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, disse que o projeto "se alinha perfeitamente" à agenda da empresa pública. Segundo ele, a execução das pesquisas será com base no conceito de inteligência territorial. "[O conceito] é, de maneira simples, reunir todo o arsenal de informações sobre o quadro natural, o quadro agrário e ordenar essa informação de maneira inteligente". O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, destacou que a atividade sustentável é necessária para competir com a atividade de caráter predatório.
O dinheiro do Fundo Amazônia terá de ser usado em 30 meses. O fundo, criado com recursos do governo da Noruega, capta doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e de promoção da conservação e uso sustentável das florestas do bioma Amazônia.

Ronaldo Lopes pede impugnação de edital sobre gestão das Unidades de Pronto Atendimento

O vereador Ronaldo Lopes (PT), presidente da Comissão de Relações do Trabalho da Câmara Municipal, protocolou nesta quinta-feira (7), na Prefeitura, pedido de impugnação  do edital de chamada pública No.002/2016 (Processo Administrativo No.014/16) destinado a selecionar propostas de organizações sociais para gestão plena das Unidades de Pronto Atendimento da Vila Prado, Santa Felícia e Cidade Aracy.  O documento é subscrito por membros do Coletivo pela Melhoria da Saúde da Mulher no SUS  e aponta “situações de ilegalidade e irregularidade” no edital publicado no Diário Oficial do Município no dia 1º. de abril.


A comunicar sobre a solicitação para que seja anulado o edital, o vereador observou que ações adotadas pela administração municipal nos últimos meses vêm ao encontro da tentativa de transferir a gestão  das Unidades de Pronto Atendimento para Organizações Sociais. O parlamentar vê falhas no processo, pois segundo afirma, a pauta de discussão de reunião do Conselho Municipal de Saúde referente à aprovação de cogestão se referia à UPA da Cidade Aracy e unidades a serem entregues e  almoxarifado central.


“No entanto, a chamada pública trata das UPAs da Cidade Aracy, Santa Felícia e Vila Prado, que já estão em funciomento. Concluímos que a transferência de gestão de todas as UPAs vinham sendo planejadas sem que em nenhum momento isso tenha sido discutido com interessados no Conselho Municipal de Saúde”.


O pedido de impugnação sustentam que o edital se torna inválido por não observar os pressupostos legais exigidos pela lei 8.666, de 1993. Aponta ainda que a lei 14.060, de 2007, veda a celebração de contrato de gestão entre o poder publico e Organizações Sociais  com intuito de formar parceria para fomento e execução de atividades relativas a área de saúde em unidades que já estão em funcionamento. Também afirma que o edital não especifica número de trabalhadores que serão necessários e questiona a estipulação de repasses mensais à contratada com limite anual estimado em R$ 11,8 milhões. “O dinheiro público só pode ser repassado à Organização Social  na medida em que ela efetivamente estiver prestando o serviço: o repasse mensal deve ser vinculado à gestão plena da  UPA e não fazer um repasse mensal independente disso”.


Outro argumento apresentado é que “o edital traz previsão de situações que podem onerar ainda mais o município”, como a de que a Prefeitura poderá ceder servidores à Organização Social.


PROPOSTA DE DEBATE - Ronaldo Lopes informou que solicitou à Câmara Municipal a realização de audiência pública para discutir o fortalecimento do SUS e problemas de gestão de unidades de saúde, observando que “existem recursos para uma boa gestão do SUS, mas por incompetência do Executivo isso acaba não acontecendo”. A seu ver, esse debate “precisa envolver a sociedade para que tenhamos um sistema público de saúde mais eficiente”. 

Exposição Nacional de Orquídeas começa dia 22

IlustaçãoIlustaçãoA Prefeitura de São Carlos em parceria com o Círculo de Orquidófilos de São Carlos realiza, dentro da 50ª Festa do Clima, a partir de sexta-feira (22), a 54ª Exposição Nacional de Orquídeas.
A Exposição será realizada na Praça da XV (Praça Cristiano Altenferder Silva). A abertura da Exposição será na sexta-feira (22), às 19h, ficando aberta ao público até às 22h. No sábado (23), das 9h às 22h e no encerramento, no domingo (24), das 9h às 17h.
A edição deste ano contará com a participação de mais de 50 cidades de 4 estados, com uma grande variedade de cores e espécies de orquídeas. Haverá também a venda de orquídeas em um espaço reservado com a participação de vendedores especializados.
Segundo o presidente do Círculo São-Carlense de Orquidófilos, Rubens Zanollo Júnior, a população poderá conhecer plantas excelentes, raras, de alta qualidade em formas, tamanhos e cores.
A Exposição de Orquídeas de São Carlos figura entre as 5 mais famosas do país, segundo dados da Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil.

São Carlos venceu a Segunda Divisão nas duas únicas vezes que disputou

IlustraçãoIlustraçãoO São Carlos foi fundado em 2004 e, logo em sua estreia na Segunda Divisão do Paulista, o time sãocarlense fez uma bela campanha e se consagrou campeão do torneiro estadual. 10 anos se passaram e o São Carlos foi rebaixado à Segunda Divisão. Contudo, o clube voltou à cena do pódio: em 2015, a equipe conquistou o bicampeonato da Segunda Divisão.

O título de 2005 foi comandado pelo técnico Nei Silva, o grupo campeão acumulou 18 vitórias e cinco empates em 27 jogos, com 62 gols feitos e 30 tomados. Já a campanha de 2015 foi marcada, também, por 18 vitórias, sete empates e cinco derrotas. A equipe comandada pelo treinador Rafael Guanaes consagrou o bicampeonato em 49 tentos e sofreu 20 gols.

http://www.fpf.org.br/

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Prohab São Carlos divulga edital para concurso público

A PROHAB - Progresso e Habitação de São Carlos vai contratar onze profissionais por meio de concurso público. A empresa divulgou o edital nº 01/2016 de concurso público para empregos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários previstos estão entre R$ 1.559,19 e R$ 4.980,14, para atividades em jornadas de 40 horas semanais.
As vagas oferecidas pela Prohab são para Motorista, Operador de Máquina Pesada, Assistente Administrativo, Técnico em Informática, Assistente Social, Engenheiro Civil e Procurador Jurídico. “Realizamos um trabalho de grande abrangência social e é importante reforçar nosso quadro de servidores”, destacou o presidente da Prohab, Mauro Moraes.
Os interessados em participar do concurso público devem a inscrição até o dia 18 de abril de 2016, no site do instituto Nosso Rumo, responsável pela elaboração e realização das provas, o www.nossorumo.org.br.
A taxa de inscrição vai de R$ 25,00 (candidatos a vagas de ensino fundamental), R$ 35,00 (ensino médio) e R$ 54,90 (ensino superior).
O concurso será composto por quatro fases: prova objetiva, prova prática, análise de títulos e peça processual, com alterações em função de cada um dos cargos.
As provas objetivas devem ser realizadas no dia 15 de maio de 2016. A Prohab ainda vai divulgar local e horário, após a homologação das inscrições. O concurso público da Prohab terá validade de dois anos, contados a partir da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por igual período.

Descoberto novo mineral que pode inspirar novos materiais

Em razão de suas propriedades físicas e estruturais, acredita-se que um novo mineral chamado melcherita pode ter aplicações tecnológicas importantes. O citado mineral, que foi caracterizado em 2014 por um pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e pelo professor Daniel Atencio, do Instituto de Geociências (IGc/USP), foi descoberto pelo engenheiro de minas, Luiz Alberto Dias Menezes Filho (1950-2014), na mina de Jacupiranga, em Cajati (SP).
A melcherita, um dos setenta minerais já descobertos em território brasileiro, foi encontrada em 2014, mas sua descoberta se tornou oficial apenas em 2015, através da aprovação da Associação Mineralógica Internacional (IMA, na sigla em inglês).
O nome melcherita é uma homenagem ao falecido Prof. Dr. Geraldo Conrado Melcher (1924-2011), que chefiou o Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Escola Politécnica da USP e que atuou na mina de rocha fosfática de Cajati, através da empresa de mineração Serrana S. A., tendo trabalhado também com Luiz Menezes Filho.
O novo mineral foi encontrado em uma cavidade muito pequena de uma rocha de carbonatito*, que é rica em calcita e dolomita, retirada da mina de Jacupiranga. É nesse tipo de cavidade que se localizam os minerais raros.
Para descobrir a melcherita, os pesquisadores analisaram a rocha com as técnicas de difração de Raios-X e de Espectroscopia Raman, consistindo esta última na incidência de um laser que, ao atingir uma espécie mineral, faz com que os átomos ou íons de sua estrutura vibrem. O espectro característico dessas vibrações funciona como uma "digital". Portanto, com base no comportamento dos átomos, é possível distinguir cada mineral presente em uma rocha. "A estrutura da melcherita é muito versátil. E até pouco tempo só havíamos encontrado essa estrutura em compostos produzidos em laboratório, e não na natureza", diz o Dr. Marcelo Barbosa de Andrade, pesquisador responsável pelo Centro de Caracterização de Espécies Minerais (CCEM/IFSC), que participou dessa descoberta.
Possibilidade fantástica de aplicação tecnológica
A melcherita foi o segundo hexaniobato (tipo de composto) a ter sido descoberto no mundo. Ao contrário de outros compostos sintéticos, ou seja, aqueles produzidos em laboratório, a melcherita contém nióbio, substância bastante utilizada na fabricação de aço. Por ter características diferentes dos compostos sintéticos, a possibilidade de aplicação tecnológica desse mineral, segundo Marcelo, é fantástica. O nióbio, por exemplo, origina octaedros - estruturas que contêm oito faces - que se unem formando um "super-octaedro".
A melcherita
O pesquisador explica que já existem estudos envolvendo o aprisionamento de vírus, a partir dessas estruturas formadas pelo nióbio. Nesse sentido, já há pesquisas sendo desenvolvidas com o intuito de usar essa metodologia para aprisionar substâncias químicas letais, como, por exemplo, as do gás sarin, que, de acordo com um relatório divulgado no último dia 4 de janeiro pela Organização das Nações Unidas (ONU), foram utilizadas em ataques ocorridos na Síria.

Por se tratar de um mineral recém-descoberto, o pesquisador do IFSC/USP explica que ainda será feita uma série de estudos com foco nas propriedades físicas desse mineral, a fim de analisar outras possíveis aplicações da melcherita, até porque esse mineral ainda não foi encontrado em nenhuma outra região do mundo, a não ser em Cajati. "A pesquisa ainda está em desenvolvimento. E, em razão de podermos substituir os elementos que existem no mineral, alterando suas propriedades físicas, esperamos apresentar muitas novidades", afirma Marcelo, acrescentando que algumas partes dos estudos foram feitas em parceria com o Prof. Robert T. Downs, do Departamento de Geociências, da Universidade do Arizona (Estados Unidos), e com o Dr. John Spratt, do Museu de História Nacional, em Londres (Inglaterra).
Com a finalidade de preservar o novo mineral, os pesquisadores já depositaram a melcherita no Museu de Geociências da USP e no Museu Mineralógico da Universidade do Arizona, onde as amostras do material estão acessíveis aos especialistas interessados em desenvolver novos estudos com o mineral recentemente descoberto.
*O carbonatito é muito utilizado na produção de vidros, pasta de dente e materiais para construção civil.
(Créditos: Imagem 1 - ICAM)

Projeto da Embrapa desperta interesse de concessionárias de ferrovias no Brasil

A Embrapa Pecuária Sudeste apresentou, em Belo Horizonte (MG), o projeto Gramados para representantes de concessionárias de ferrovias, que discutiam alternativas de controle de plantas invasoras às margens de trilhos.

O pesquisador Francisco Dübbern de Souza, convidado pela empresa VLI, especializada em operações logísticas que integram terminais, ferrovias e portos, participou do debate envolvendo representantes de oito estados brasileiros.

As invasoras têm grande impacto nos custos de manutenção e na segurança do tráfego ferroviário. Existem atualmente 11 empresas concessionárias de ferrovias no Brasil, todas associadas à Associação Nacional de Transportadores Ferroviários (ANTF), e que controlam cerca de 27 mil quilômetros de estradas de ferro.

Desde 2011, o projeto Gramados procura identificar espécies nativas de gramas adaptadas a diferentes regiões brasileiras que requeiram pouca manutenção, cubram satisfatoriamente a superfície do solo e apresentem baixa altura de crescimento. As espécies identificadas poderão ser usadas para diferentes propósitos, como jardins, margens de rodovias, de pistas em aeroportos e de estradas de ferro.

Segundo o pesquisador, as concessionárias têm poucas alternativas para controlar plantas invasoras nas margens das ferrovias, principalmente em seus trechos urbanos e próximos de APPs, onde o uso de herbicidas é legalmente proibido.
Nos locais em que o uso de herbicida é permitido, o problema é a resistência de várias espécies de plantas indesejáveis a esses produtos. “O controle tem sido feito por meio de podas e de capinas manuais, mas os resultados são de curto prazo e os custos são elevados. O cultivo de gramíneas nativas nessas condições poderá reduzir custos e impactos ambientais, além de contribuir à segurança do tráfego ferroviário", explica.

O interesse do grupo pelos resultados do projeto da Embrapa se deve à expectativa de que as espécies identificadas possam proporcionar cobertura vegetal permanente com baixos requisitos de manutenção e competição com plantas indesejáveis. Idêntico interesse já foi manifestado por empresas concessionárias de aeroportos e de rodovias.

O evento possibilitou o estreitamento de laços entre a Embrapa e as empresas que passarão a acompanhar de modo mais próximo o andamento da pesquisa.

O projeto Gramados, coordenado pela Embrapa, tem como parceiros a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp - Campus de Registro) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Estão abertas as inscrições sem resumo para a 68ª Reunião Anual da SBPC‏

IlustraçãoIlustraçãoCom o tema "Sustentabilidade, tecnologia e integração social", o evento será realizado de 03 a 09 de julho na UFSB, em Porto Seguro (BA)
Estão abertas as inscrições sem envio de resumo para a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 03 a 09 de julho na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro (BA), com o tema "Sustentabilidade, tecnologia e integração social". Estão programadas para o evento diversas atividades científicas e culturais. Haverá espaço para Sessão de Pôsteres e Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC); SBPC Jovem e Mirim; SBPC Cultural, Expo T&C, SBPC Indígena, SBPC Inovação e Dia da Família na Ciência.

As inscrições podem ser feitas no site do evento, onde é possível encontrar todas as informações. A Reunião Anual da SBPC é aberta ao público e qualquer pessoa pode participar, sem inscrição prévia, da maioria das atividades. A inscrição e o pagamento de taxa são necessários apenas para aqueles que pretendem apresentar trabalhos científicos (cujo prazo já está encerrado), que queiram participar de um dos minicursos ou receber a programação impressa.

Já tradicional, a programação do evento contará com centenas de atividades, entre conferências, mesas-redondas, encontros e sessões especiais, das quais participarão cientistas renomados de todo o mundo para discutir políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação, educação, saúde e meio ambiente, além de difundir o conhecimento científico nas mais diversas áreas.

Mais informações: www.sbpcnet.org.br/portoseguro


Sobre a Sociedade

A SBPC, criada em 1948, é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Atualmente, mais de 120 sociedades científicas de todas as áreas do conhecimento são associadas à instituição, que conta com cerca de 5 mil sócios ativos. Sua reunião é considerada o maior evento científico da América Latina.

Ascom SBPC

UFSCar capacita médicos e enfermeiros de São Carlos para o pré-natal

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do Departamento de Medicina (DMed), iniciou na última sexta-feira, dia 1º de abril, um curso de pré-natal para médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde de São Carlos, com o objetivo de qualificar o atendimento às gestantes. Os protocolos do Ministério da Saúde para o tratamento do vírus da Zika serão atualizados junto aos profissionais. 
O curso, sob a coordenação dos docentes Bernardino Geraldo Alves Souto e Carla Polido, aproveitará os esforços da campanha “UFSCar Contra Aedes” – que visa mobilizar a sociedade no combate ao mosquito Aedes aegypti – para atualizar os protocolos de atendimento à Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. As aulas vão até o dia 1º de julho e serão quinzenais, às sextas-feiras. Além da teoria e da atualização de protocolos, os profissionais apresentarão casos práticos para serem abordados. 
“A Secretaria de Saúde solicitou essa capacitação da UFSCar por entender que investir na qualificação do pré-natal, entre outras ações, é uma forma de reduzir a mortalidade infantil”, salienta Bernardino. De acordo com dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), a mortalidade infantil cresceu 40% de 2013 para 2014 em São Carlos. A Prefeitura montou, já naquele ano, um comitê com representantes de hospitais, planos de saúde e da UFSCar para investigar as causas e tomar medidas para reduzir o índice. 
“É salutar que a Secretaria de Saúde tenha identificado essa demanda e nos procurado, porque esse é nosso papel, formar pessoas e produzir conhecimento”, frisa o professor Bernardino. “Existem várias razões para que a mortalidade materna e infantil aumente”, explica. 
Na abertura do curso, a professora Carla destacou a importância de ter um atendimento de qualidade. “Muitas vezes o foco do gestor está na quantidade de consultas, enquanto deveria estar no atendimento efetivo, analisado caso a caso com a maior qualidade possível”, ressaltou. O curso irá priorizar a reflexão, uma vez que os profissionais já conhecem os procedimentos. 
A mortalidade infantil é registrada com crianças até 1 ano de vida. As mortes que ocorrem do momento do parto até o primeiro mês de vida estão mais relacionadas à assistência pré-natal, exceto aquelas ocasionadas por problemas genéticos. As mortes registradas a partir do primeiro mês de vida dos bebês têm ligação com fatores sociais, como fome, miséria, falta de saneamento básico, entre outros. 
Ainda segundo Bernardino, outro fator que precisa ser melhorado no Brasil é conscientização sobre o elevado número de cesarianas. “O Brasil é campeão em cesárias. Em 2014, cerca de 80% dos partos foram por cesariana, que registra mortalidade materna sete vezes maior do que nos partos normais”. De acordo com o professor, menos de 20% dos partos precisariam ser cesárias, que, como qualquer procedimento cirúrgico, apresenta riscos à vida. 

Foto: Rogério Gianlorenzo/FAI-UFSCar 

Governo entrega 32 viaturas para a Polícia Civil da região de Sorocaba

Chello FotgrafoChello FotgrafoO Governo do Estado entrega, na manhã desta quinta-feira (7), 32 novas viaturas para a Polícia Civil da região de Sorocaba, interior de São Paulo. O secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, acompanha o evento.
Ao todo, as 32 novas viaturas foram adquiridas com um investimento estadual de R$ 1.826.300. Os veículos serão entregues a 13 municípios da região de Sorocaba, do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 7 (Deinter 7).


Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública

Receita abre na sexta consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Agência Brasil
Cerca de 115 mil contribuintes que estavam na malha fina do Imposto de Renda vão acertar as contas com o Fisco. A Receita Federal abre amanhã (8) consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de Janeiro. Ao todo, serão desembolsados R$ 91,1 milhões para declarações de 2008 a 2015.
A lista com os nomes estará disponível a partir das 9h desta sexta-feira no site da Receita na internet. A consulta também pode ser feita pelo Receitafone, no número 146. A Receita oferece ainda aplicativo para tablets smartphones, que permite o acompanhamento das restituições.
As restituições terão correção de 13,01%, para o lote de 2015, a 81,51% para o lote de 2008. Em todos os casos, os índices têm como base a taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre a entrega da declaração até este mês.
O dinheiro será depositado nas contas informadas na declaração no próximo dia 15. O contribuinte que não receber a restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para ter acesso ao pagamento.

Audiência pública nesta segunda-feira discutirá contratação de entidade para gerir UPAs

Atendendo a um requerimento do vereador Lineu Navarro (PT)  aprovado por unanimidade em plenário, o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes (PMDB) agendou para a próxima segunda-feira (11) às 16h na sala das sessões do Edifício Euclides da Cunha, uma audiência pública com presenças do secretário municipal de Saúde, Marcus Petrilli, membros do Conselho Municipal de Saúde e representes do SINDSPAM (Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais) para tratar da contratação de entidade para a gestão plena das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Prado, da Santa Felícia e da Cidade Aracy. Também deverão participar da audiência servidores públicos municipais da área de saúde.


Ao solicitar a realização da audiência, Lineu citou a publicação pelo Diário Oficial do Município d o Edital de Chamada Pública Nº 02/2016 para a contratação da gestão plena das Unidades de Pronto Atendimento da Vila Prado, Santa Felícia e Cidade Aracy (a ser ainda aberta), através do Processo Administrativo Nº 014/2016. “Os serviços e ações nestas unidades são hoje executados exclusivamente por servidores públicos municipais com competência e eficiência”, declarou o vereador.


O parlamentar entende que a Câmara Municipal deve promover s ampla discussão a respeito da nova proposta apresentada pela atual administração na gestão destas unidades de saúde, “até porque implica na remoção de centenas de servidores públicos municipais”.

Centro cultural de Ibaté atende mais de 500 alunos por mês

O Centro de Formação Artística Anna Ponciano Marques, localizado na Rua Itirapina, sem número, no Jardim Cruzado em Ibaté vem gradativamente atraindo mais alunos em seus diversos cursos, oferecidos diariamente, onde atualmente atende mais de 500 alunos.
Alguns dos cursos oferecidos pelo centro são os de Balé, Dança de Rua, Pintura em Tecido, Desenho, Capoeira, Percussão, Violão, Teclado, Viola, Baixo Elétrico, Karatê, Informática, além dos novos cursos profissionalizantes Auxiliar Administrativo e Operador de Caixa.
De acordo com o Assessor de Cultura Joziel Gama, o objetivo do Centro Cultural é fornecer aos jovens uma nova oportunidade, onde através das aulas eles possam adquirir novos conhecimentos e descobrir profissões.
“A formação que nossos jovens recebem é de extrema importância para a vida de cada um, pois aqui eles se prepararam para o futuro, de modo sadio e divertido”, destacou Gama.
Para o Prefeito Dr. Alessandro Rosa, o investimento em educação e cultura, garante a essas crianças e jovens, além de uma formação, um futuro melhor, um dos principais objetivos de sua atual administração.
“Trabalhamos para oferecer as nossas crianças uma vida com mais qualidade, onde elas possam ir de encontro aos seus sonhos e busquem seu espaço na sociedade”, ressaltou o Prefeito.
O Centro de Formação Artística Anna Ponciano Marques atende de segunda a sexta-feira das 7h00 às 11h00 e da 13h00 às 17h00. As aulas noturnas ocorrem de segunda e quarta-feira, das 18h00 às 22h00. Para mais informação pelo telefone (16) 3343 – 4676.

Centro da Juventude do Aracy está com inscrições abertas para 10 atividades esportivas e lúdicas

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude, informa que continuam abertas as inscrições para várias atividades gratuitas oferecidas no Centro da Juventude Lauriberto José Reys, localizado no bairro Cidade Aracy II.
De acordo com a secretária Wiviane Tiberti, as vagas são para capoeira, kung-fu, basquete, tênis de mesa, zumba, xadrez e dama, atividades lúdicas, dança de rua, ginástica e futebol. “Iniciamos com essas atividades em novembro do ano passado e já atendemos 270 crianças. Agora estamos ampliando o número de vagas e dando uma nova oportunidade para todas as pessoas que moram na região do Aracy, em participar das atividades gratuitas”, explicou a secretária.
Além do no Centro da Juventude Lauriberto José Reys, no bairro Cidade Aracy II, o Centro da Juventude Elaine Viviani, localizado no Monte Carlo, também está com inscrições abertas para as atividades de futebol, capoeira, zumba, judô e música.
Podem participar todas as crianças a partir dos 5 anos, e jovens até os 18 anos. O Centro da Juventude Lauriberto José Reys fica na rua José Francisco Bicaletto, s/nº, mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3372-0076. Já o Centro da Juventude Elaine Viviani, fica na rua Paulo VI, n.º 1000, no jardim Monte Carlo. Outras informações pelo telefone (16) 3366-3500.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Festa do milho contará com linhas especiais de ônibus

Para atender o público que irá participar da 14ª Festa do Milho no Distrito de Água Vermelha, a ser realizada no próximo fim de semana, dias 09 e 10 de abril, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito, irá disponibilizar linhas especiais de transporte coletivo.
CONFIRA OS HORÁRIOS DOS ÔNIBUS:
DIA 09 DE ABRIL (SÁBADO)
• Saída de São Carlos (Estação FEPASA) para Água Vermelha: 14h15 - 16h10 - 16h20 - 18h10 - 20h00 - 22h30
• Saída de Água Vermelha para São Carlos (Estação FEPASA): 14h30 - 15h00 - 17h20 - 18h00 - 19h00 - 21h25 - 23h15
DIA 10 DE ABRIL (DOMINGO)
• Saída de São Carlos (Estação FEPASA) para Água Vermelha: 09h15 - 11h30 - 14h15 - 16h20 - 18h10 – 20h00 e 21h30.
• Saída de Água Vermelha para São Carlos (Estação FEPASA): 10h00 - 12h20 - 15h00 - 18h00 - 19h00, 20h25 e 22h15.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA
A 14ª Edição da Festa do Milho terá início no dia 09 (sábado), a partir das 16 horas, com shows no palco montado na Rua Bela Cintra, s/nº. As duplas sertanejas que irão se apresentar no primeiro dia são: Anderson Marques, David & Maicon, Pedro Henrique & Adriano e show com João Pedro & José Paulo.
Já no dia 10 (domingo), as barracas de comidas e bebidas típicas iniciam as vendas a partir das 10 horas da manhã, com apresentação da Orquestra de Violeiros e shows com Gabriel Viola, Vânia Lis e Dirceu Léo, Heytor Viana, Banda Digito 3 e encerramento com a Banda Doce Veneno.
Mais de 30 mil visitantes de São Carlos e região devem participar do evento que contará com shows, artesanato, brinquedos e as tradicionais barracas de comidas típicas e bebidas à base de milho, como chica-doida, sopa de milho, pamonha, curau, bolo de milho, entre outros.
Segue horário dos shows:
14ª Festa do Milho de Água Vermelha
Local: Rua Bela Cintra, s/nº, no Distrito de Água Vermelha
Dia 09 de abril (sábado)
16h00 – Abertura da Festa e Show com Anderson Marques
18h00 – Show com David & Maicon
19h30 – Show com Pedro Henrique & Adriano
21h00 – Show com João Pedro & José Paulo
Dia 10 de abril (domingo)
12h00 - Orquestra de Violeiros
15h00 – Show Gabriel Viola
16h30 – Show com Vânia Lis e Dirceu Léo
18h00 - Show de Heytor Viana
19h30 - Show com a Banda Digito 3
20h30 - Show de encerramento com a Banda Doce Veneno

Sérgio Rocha acompanha recapeamento da Geminiano Costa

O vereador Sérgio Rocha (PTB) esteve  na rua Geminiano Costa, na região central da cidade, para acompanhar o recapeamento que está sendo feito na via pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) e da empresa contratada para a execução do trabalho.

Na ocasião, o parlamentar conversou com comerciantes e acompanhou o serviço desenvolvido, se inteirando dos trabalhos que estavam sendo executados com o apoio do chefe de gabinete da SMOP, José Roberto Gianlorenço, que estava presente no local.

“O vereador tem a função de acompanhar, fiscalizar e saber como está sendo feito o trabalho de recape. Tenho visitado vários bairros acompanhando a situação das ruas e, atento às reivindicações dos munícipes, tenho cobrado sempre por um serviço durável e de qualidade para que a população não precise pagar duas vezes”, explicou Sérgio Rocha.

Para o vereador, quem ganha é a população. “A Prefeitura trabalha para o povo, que paga impostos e merece respeito. Com o recapeamento, vários bairros estão ficando mais bonitos”.

SP libera R$ 33,4 milhões em convênios para 62 municípios

Foto: A2img / Gilberto MarquesFoto: A2img / Gilberto MarquesO Governo de São Paulo liberou, R$ 33,4 milhões para 62 munícipios por meio de convênios com as secretarias de Turismo, Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente. O evento ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

"Estamos muito felizes porque sabemos que a maior preocupação hoje em dia é emprego e renda. E estamos dando mais um passo - com esses convênios - para segurar os empregos e estimular a atividade produtiva", declarou o governador Geraldo Alckmin.

Serão repassados mais de R$ 16 milhões para obras de infraestrutura turística nos municípios de Águas de Santa Bárbara, Avaré, Itu, Paranapanema, Peruíbe, Santo Antônio do Pinhal e Ubatuba. Os convênios, celebrados por meio do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), visam implantação de sinalização turística e de infraestrutura para o turismo, reforma e remodelação de parques, praças, estruturação de vias de interesse turístico, revitalização de mercado municipal, construção de ciclovias e de recinto para festas.Leia mais sobre esses convênios aqui.

Na área de Agricultura, serão assinados convênios, totalizando mais de R$ 10 milhões, com 32 municípios para recuperar 193,90 quilômetros de estradas rurais. As intervenções consistem, principalmente, na reabilitação de trechos críticos nas vias e na manutenção das estradas para agilizar o escoamento da produção da produção e facilitar o deslocamento dos agricultores. 
Na ocasião, também serão assinados convênios para construção de nove novos serviços Centro Dia do Idoso (CDI) e Centro de Convivência do Idoso (CCI) e liberados os repasses do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) para os municípios de Juquiá, São João Paulo D´Alho, Martinópolis, Herculândia, Taiaçu, Tremembé, Bastos, Sete Barras e Boituva. O total investido nos repasses é de R$ 3,7 milhões, sendo R$ 1,2 milhão para FEAS e R$ 2,5 milhões para construção dos novos equipamentos para atender o público idoso. 
Por meio do Fecop, Fundo Estadual de Controle da Poluição Ambiental - Fecop, gerenciado pela Secretaria do Meio Ambiente, serão assinados convênios do com 16 municípios, incluindo o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável, totalizando R$ 3,7 milhões.

Com os recursos, as cidades beneficiadas investirão em equipamentos e obras para controle da poluição ambiental, como móvel de britagem de resíduos da construção civil, caminhão coletor e compactador de lixo, pá carregadeira, triturador de galhos e implantação de sistemas de aproveitamento de águas pluviais. 

Do Portal do Governo do Estado