terça-feira, 5 de abril de 2016

Mais de 4 mil atendimentos foram realizados pelo Centro de Zoonoses de Ibaté no ano de 2015

Prestador de grandes serviços a população de Ibaté, o Centro de Controle de Zoonozes, apresentou, através do Assessor de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, o Médico Veterinário, Dr. João Vitor Rosa, o relatório dos serviços realizados durante o ano de 2015.
O CCZ realizou, entre cães e gatos, 4.142 atendimentos, 644 cirurgias de castração, 71 doações e 92 recolhimentos, no período de janeiro a dezembro.
João Vitor destaca a importância do CCZ para Ibaté, pelo seu trabalho significativo, que disponibiliza um atendimento de qualidade aos animais domésticos.
“O grande número de atendimentos demonstra a eficácia e preocupação que temos para com os cães e gatos, pois através das consultas clinicas, contribuímos ativamente com a saúde dos animais, e também automaticamente com a saúde publica do município, prevenindo as doenças conhecidas como zoonoses, que são transmissíveis aos seres humanos”.
Outro fator muito importante foi o de proporcionar, a população mais carente, o contato com o trabalho do profissional Veterinário, coisa que a grande maioria nunca teve oportunidade, fazendo com que estes proprietários de animais, desse início a um acompanhamento preventivo e rotineiro dos principais cuidados que se deve ter com seus animais domésticos, ressalta Dr. João Vitor.
“Vale lembrar também que abandonar ou maltratar animais é crime, de acordo com a Lei Federal N° 9605/98, com pena de três meses a um ano de detenção e multa, onde qualquer pessoa pode denunciar este crime na Delegacia de Polícia”, explica.
A Médica Veterinária do CCZ Dra. Claudia Boschilla explica que desde a inauguração do CCZ, mais de 5.500 (cinco mil e quinhentos) animais já foram esterelizados no município, e mais de 20.000 (vinte mil) consultas clínicas já foram realizadas.
"É preciso que os donos de cachorros e gatos, mesmo que o animal esteja castrado, os mantenham em suas residências, em local seguro, com boa alimentação e bem cuidado e nunca permitir que o mesmo fique em vias públicas, pois além da sujeira que fazem, existe o risco com os problemas de saúde que isso pode ocasionar, colocando em risco a segurança da população, em sua grande maioria crianças e idosos, por isso a importância de se manter o animal longe das ruas", esclareceu Dra. Claudia.

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES:
O Centro de Controle de Zoonoses de Ibaté oferece gratuitamente aos animais domésticos da população carente do município, consultas clínicas e cirurgias de castração, além de doação de cães e gatos.
O CCZ atende de segunda á sexta-feira das 8h00 às 17h00, sendo as cirurgias realizadas das 8h00 às 12h00 e as consultas clínicas no horário das 13h00 às 16h30.
Para ser atendido é necessário realizar um cadastro, após isso os agendamentos devem ser realizados previamente no local ou por telefone. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (16) 3343-7031.

Nenhum comentário:

Postar um comentário