sábado, 26 de março de 2016

Prefeitura e ACISC abrem inscrições para o “Curso de Agentes Voluntários de Proteção e Defesa Civil para o Comércio de São Carlos”

A Prefeitura Municipal de São Carlos, através do Departamento de Segurança Pública e Defesa Civil (pertencente à Secretaria Municipal de Governo) – com apoio da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) – está com inscrições abertas para o “Curso de Agentes Voluntários de Proteção e Defesa Civil para o Comércio de São Carlos”.

As aulas, que irão abranger conteúdo teórico e prático, ocorrerão nos dias 16, 17 e 18 de maio (segunda, terça e quarta-feira), das 8h30 às 10h30.

Segundo José Fernando Domingues (presidente da ACISC), a iniciativa é voltada a proprietários e colaboradores de empresas instaladas nos seguintes locais: Av. Com. Alfredo Maffei, Rua Episcopal, Rua Geminiano Costa. Rua General Osório e Rua Nove de Julho. “Para participar é preciso ter no mínimo 18 de anos de idade, Ensino Fundamental Completo e condições físicas e de saúde adequadas à função de Agente Voluntário, comprovadas mediante atestado de saúde”, enumera.

José Fernando Domingues afirma que os estabelecimentos comerciais necessitam de profissionais treinados e que possam agir em situações de emergência (previstas e imprevistas) diversas, sabendo tomar decisões e reconhecer riscos. “O Voluntário em Defesa Civil pode atuar tanto preventivamente, evitando situações que causam ou possam causar qualquer tipo de risco, bem como no momento do sinistro, seja no combate a enchentes, incêndios ou vendavais. Além disso, ele trabalha nos processos de evacuação de emergência, prestação de socorro e primeiros socorros”, finaliza.

As aulas teóricas serão realizadas na ACISC, localizada à Rua General Osório, 401, Centro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone: (16) 3362 1900.

Comissão de Estudos sobre Sepultamentos e Obras nos Cemitérios ouviu diretor de serviços urbanosA Comissão de Estudos sobre Sepultamentos e Obras nos Cemitérios Municipais realizou na manhã desta quarta-feira (23), a segunda reunião de trabalho, oportunidade em que ouviu o depoimento do Diretor de Serviços Urbanos da Secretaria de Serviços Públicos, Carlos Alberto Talarico. Participaram da reunião os vereadores Ditinho Matheus (PMDB), presidente da comissão, Roselei Françoso (Rede), relator, Cidinha do Oncológico (SD) e Maurício Ortega (PSDB), membros. O diretor de Serviços Urbanos foi questionado sobre a comercialização irregular de sepulturas, dos valores cobrados para a realização dos serviços de pedreiro nos cemitérios e sobre a suspeita da existência de um esquema controlando as obras realizadas no cemitério. Talarico afirmou que nunca se envolveu com a questão dos preços das sepulturas por se tratar de serviços realizados por particulares. Ele relatou que para coibir essa pratica “foi instalada uma placa informativa com os seguintes dizeres: proibido a comercialização de túmulos”. Também expôs a falta de apoio, por não ter quadro de funcionários suficientes para desenvolver os trabalhos com maior qualidade nos cemitérios Nossa Senhora do Carmo e Vila Prado, e informando que “ocorrem em média de seis a oito sepultamentos diários com apenas seis coveiros, fato que dificulta os trabalhos e sobrecarrega os servidores”. O vereador Ditinho Matheus informou que vai solicitar o mapa do cemitério, com a ocupação das carneiras e seus responsáveis, e solicitará também a dominialidade de todas as “sepulturas verdes” – túmulos que supostamente estão tendo comercialização irregular. “As suspeitas de irregularidades estão se confirmando, primeiro nas visitas realizadas nos cemitérios municipais e agora com o depoimento do diretor do Departamento de Serviços Urbanos”, disse Ditinho. “Os 21 vereadores irão trabalhar para acabar com esses problemas, porque a cidade merece isso”. A terceira reunião de trabalho foi agendada para a próxima quarta-feira (30), às 8h30min na Câmara Municipal. Para esse encontro a comissão convidará o Secretário de Serviços Públicos, Marcos Antonio De Thomaso (Chiréia). A comissão de estudos foi instaurada para apurar procedimentos e cobranças de valores na contratação de serviços nos cemitérios, após denúncias de irregularidades apresentadas por munícipes. De acordo com Ditinho, há um aumento arbitrário dos lucros praticados por determinado grupo de profissionais para realização de alguns serviços nos cemitérios e é necessário realizar uma apuração dos fatos para prevenir e reprimir infrações contra a ordem econômica.

A Comissão de Estudos sobre Sepultamentos e Obras nos Cemitérios Municipais realizou na manhã desta quarta-feira (23), a segunda reunião de trabalho, oportunidade em que ouviu o depoimento do Diretor de Serviços Urbanos da Secretaria de Serviços Públicos, Carlos Alberto Talarico. Participaram da reunião os vereadores Ditinho Matheus (PMDB), presidente da comissão, Roselei Françoso (Rede), relator,  Cidinha do Oncológico (SD) e Maurício Ortega (PSDB), membros. 

O diretor de Serviços Urbanos foi questionado sobre a comercialização irregular de sepulturas,  dos valores cobrados para a realização dos serviços de pedreiro nos cemitérios e sobre a suspeita da existência de  um esquema controlando as obras realizadas no cemitério. Talarico afirmou que nunca se envolveu com a questão dos preços das sepulturas por se tratar de serviços realizados por particulares.

Ele relatou que para coibir essa pratica “foi instalada uma placa informativa com os seguintes dizeres: proibido a comercialização de túmulos”. Também expôs a falta de apoio, por não ter quadro de funcionários suficientes para desenvolver os trabalhos com maior qualidade nos cemitérios Nossa Senhora do Carmo e Vila Prado, e informando que “ocorrem em média de seis a oito sepultamentos diários com apenas seis coveiros, fato que dificulta os trabalhos e sobrecarrega os servidores”.

O vereador Ditinho Matheus informou que vai solicitar o mapa do cemitério, com a ocupação das carneiras e seus responsáveis, e solicitará também a dominialidade de todas as “sepulturas verdes” – túmulos que supostamente estão tendo comercialização irregular.
“As suspeitas de irregularidades estão se confirmando, primeiro nas visitas realizadas nos cemitérios municipais e agora com o depoimento do diretor do Departamento de Serviços Urbanos”, disse Ditinho. “Os 21 vereadores irão trabalhar para acabar com esses problemas, porque a cidade merece isso”.

A terceira reunião de trabalho foi agendada para a próxima quarta-feira (30), às 8h30min na Câmara Municipal. Para esse encontro a comissão convidará o Secretário de Serviços Públicos, Marcos Antonio De Thomaso (Chiréia).

A comissão de estudos foi instaurada para apurar procedimentos e cobranças de valores na contratação de serviços nos cemitérios, após denúncias de irregularidades apresentadas por munícipes. De acordo com Ditinho, há um aumento arbitrário dos lucros praticados por determinado grupo de profissionais para realização de alguns serviços nos cemitérios e é necessário realizar uma apuração dos fatos para prevenir e reprimir infrações contra a ordem econômica. 

Dia do Circo e do teatro na Oficina Cultural

Na semana em que se festeja o Dia do Circo e o Dia do Teatro, a Oficina
Cultural Sérgio Buarque de Holanda realiza uma série de atividades
comemorativas durante todo o dia.
Serão apresentados dois espetáculos que unem a arte teatral e a circense com
capacidade de público para 200 pessoas em cada apresentação. No período
da tarde o público poderá se divertir com o espetáculo Mudinho - aprendiz de
feiticeiro!  e no período da noite Caio Ferreira apresenta números de
ilusionismo, o público também será recepcionado pelo Palhaço Pipoco, que
fará intervenções circenses nos dois períodos .
Comemoração do Dia do Circo
Dia 28 de março (segunda-feira), a partir das 14h
Indicação: Atividade Livre
Entrada Gratuita
Programação completa:
14h e as 19h30 – INTERVENÇÃO CIRCENSE COM O PALHAÇO PIPOCO
Com malabares, monociclo, perna de pau, jogos e brincadeiras do universo
circense, o Palhaço Pipoco garantirá a diversão na chegada do público no
período da tarde e da noite. Marco Mancini é palhaço, malabarista, equilibrista,
acrobata e pirofagista. Fundador do Circo no Trilho, com o qual atuou até 2007.
Graduando em Pedagogia pela UFSCar, ministra cursos de artes circenses em
São Carlos e região.
14h30 – ESPETÁCULO: MUDINHO - APRENDIZ DE FEITICEIRO!
Direção: Caio Ferreira
Mudo, um menino que não sabia falar, encontra na “mágica” uma maneira de
se comunicar com o mundo e desenvolver grandes virtudes. Na peça, Mudo
convida a plateia a participar de um universo em que a realidade e a fantasia
se misturam e criam uma nova maneira de enxergar a realidade.
A Cia Caio Ferreira estreou em 2014 e tem como principal objetivo misturar o
teatro gestual com mágica e musicalidade, Marcel Fatibello é ator formado pelo
SENAC e atua na área teatral há 15 anos, compõe o grupo desde o início e se
destaca pelas técnicas de improvisação e personagens engraçados que
interpreta.
20h – NOITE DE ILUSIONISMO COM CAIO FERREIRA
Neste pocket show o ilusionista Caio Ferreira apresenta várias cenas musicais
e teatrais que misturam música instrumental, mágica e humor. Bicampeão
Latino-Americano de ilusionismo, Caio Ferreira é o único artista na história a
conquistar duas vezes consecutivas a medalha de ouro na maior competição
do gênero no continente
Premiado e reconhecido internacionalmente como um dos melhores artistas do
segmento na América Latina, Caio Ferreira é especialista em manipulação
(categoria de efeitos mágicos que envolvem apenas as habilidades manuais do
artista). Sua principal marca é a interpretação de clássicos da mágica ao
acompanhamento de música erudita e instrumental.
OFICINA CULTURAL SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA
Rua São Paulo, 745 - Centro - São Carlos-SP
Telefone: (16) 3372-8882 / 3372-9624
Na semana em que se festeja o Dia do Circo e o Dia do Teatro, a Oficina 
Cultural Sérgio Buarque de Holanda realiza uma série de atividades 
comemorativas durante todo o dia.
Serão apresentados dois espetáculos que unem a arte teatral e a circense com 
capacidade de público para 200 pessoas em cada apresentação. No período 
da tarde o público poderá se divertir com o espetáculo Mudinho - aprendiz de 
feiticeiro!  e no período da noite Caio Ferreira apresenta números de 
ilusionismo, o público também será recepcionado pelo Palhaço Pipoco, que 
fará intervenções circenses nos dois períodos .
Comemoração do Dia do Circo
Dia 28 de março (segunda-feira), a partir das 14h
Indicação: Atividade Livre
Entrada Gratuita
Programação completa:
14h e as 19h30 – INTERVENÇÃO CIRCENSE COM O PALHAÇO PIPOCO
Com malabares, monociclo, perna de pau, jogos e brincadeiras do universo 
circense, o Palhaço Pipoco garantirá a diversão na chegada do público no 
período da tarde e da noite. Marco Mancini é palhaço, malabarista, equilibrista, 
acrobata e pirofagista. Fundador do Circo no Trilho, com o qual atuou até 2007. 
Graduando em Pedagogia pela UFSCar, ministra cursos de artes circenses em 
São Carlos e região.
14h30 – ESPETÁCULO: MUDINHO - APRENDIZ DE FEITICEIRO!
Direção: Caio Ferreira

Mudo, um menino que não sabia falar, encontra na “mágica” uma maneira de 
se comunicar com o mundo e desenvolver grandes virtudes. Na peça, Mudo 
convida a plateia a participar de um universo em que a realidade e a fantasia 
se misturam e criam uma nova maneira de enxergar a realidade. 
A Cia Caio Ferreira estreou em 2014 e tem como principal objetivo misturar o 
teatro gestual com mágica e musicalidade, Marcel Fatibello é ator formado pelo 
SENAC e atua na área teatral há 15 anos, compõe o grupo desde o início e se 
destaca pelas técnicas de improvisação e personagens engraçados que 
interpreta.
20h – NOITE DE ILUSIONISMO COM CAIO FERREIRA

Neste pocket show o ilusionista Caio Ferreira apresenta várias cenas musicais 
e teatrais que misturam música instrumental, mágica e humor. Bicampeão 
Latino-Americano de ilusionismo, Caio Ferreira é o único artista na história a 
conquistar duas vezes consecutivas a medalha de ouro na maior competição 
do gênero no continente

Premiado e reconhecido internacionalmente como um dos melhores artistas do 
segmento na América Latina, Caio Ferreira é especialista em manipulação 
(categoria de efeitos mágicos que envolvem apenas as habilidades manuais do 
artista). Sua principal marca é a interpretação de clássicos da mágica ao 
acompanhamento de música erudita e instrumental.
OFICINA CULTURAL SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA
Rua São Paulo, 745 - Centro - São Carlos-SP
Telefone: (16) 3372-8882 / 3372-9624 

Atletas da ADESM são selecionados para avaliação no Cruzeiro/MG

Em visita realizada no início do mês ao Clube de Campo dos Metalúrgicos, no treino das categorias de base da ADESM (Associação Desportiva, Educacional e Social dos Metalúrgicos), o observador técnico do time do Cruzeiro Esporte Clube/MG, Daniel Fazio Leiva, selecionou 11 (onze) atletas de São Carlos para uma avaliação no C.T (Centro de Treinamento) Toca da Raposa, em Belo Horizonte-MG.
Os selecionados ficarão hospedados durante uma semana no C.T., onde serão realizados os testes seletivos pela equipe técnica cruzeirensecom o objetivo de identificar e recrutar atletas com potencial e talento para integrarem as categorias de base do Cruzeiro. Até o mês de junho todos já terão treinado no Clube.
O coordenador e treinador da ADESM, Rogerio Pereira, explica que essa seleção aconteceu de forma inédita na cidade, já que é a primeira vez que um número grande de atletas, de uma única escola, é selecionado pelo Cruzeiro. “Só temos motivos para agradecer ao Clube por essa oportunidade aos nossos atletas, pois sabemos da luta e dedicação de cada um deles. Nosso trabalho é dar condições para que os participantes do nosso projeto social realizem seus sonhos”, destaca o treinador.
Os treinos da ADESM acontecem durante a semana, no Clube de Campo dos Metalúrgicos. Além do futebol competitivo, a associação também tem o projeto Mais Que Futebol, que oferece capoeira, ciclismo e xadrez; jogos, brincadeiras e danças (populares, africanos, afro-brasileiros, indígenas, cooperativos); musicalização (ritmo, percussão, sopro); leitura e contação de histórias (infanto-juvenis envolvendo educação das relações étnico-raciais, educação ambiental e cidadania). As inscrições podem ser feitas no próprio Clube, de terça à sexta, das 9h às 18h. A exigência para a matricula é que a criança/adolescente deva estar regularmente matriculada na escola. Todas as atividades oferecidas são gratuitas.

Nosso Lar recebe doação da RPS Engenharia

O Nosso Lar, entidade de São Carlos com reconhecimento regional,
recebeu esta semana uma doação significativa do RPS Engenharia, empresa
com atuação em várias cidades do Estado de São Paulo.
O caminhão da empresa chegou na entidade transportando tatames de
borracha, uma piscina de 2 mil bolinhas, balanço para as crianças
pequenas, cadeirões de alimentação e papinha, além de trocadores
desmontáveis e aquecedores de ambiente.
A responsável pelo RH da RPS Engenharia, Juliana Gianei, disse que a
empresa escolheu duas entidades de São Carlos para doar equipamentos e
utensílios no valore de R$9 mil cada. A outra entidade atendida foi o CEFA
e lá a RPS Engenharia entregou computadores, entre outros equipamentos
solicitados.
No Nosso Lar, segundo Márcia Simonete gerente da entidade, a escolha
dos produtos levou em consideração as necessidades das crianças atendidas
alí todos os dias: “Nossa demanda tem aumentado na faixa etária que vai
do 0 aos 2 anos, por isso precisávamos muito dos cadeirões para
alimentarmos convenientemente nossos pequenos e também aquecedores
que vão melhorar ainda mais o conforto térmico nas salas . Além disso,
solicitamos brinquedos que vão ajudar no desenvolvimento motor das
crianças.”, explicou Márcia.
Bem na hora em que a doação era descarregada pelo Cícero, da RPS
Engenharia, várias crianças voltavam do refeitório para suas salas.
Espontaneamente elas riram e acenaram para o Papai Noel Cícero que em
pleno mês de março chegou trazendo tantos presentes. Difícil foi evitar que
elas já começassem a se divertir com os brinquedos antes mesmo que
fossem montados.
O conselheiro do Nosso Lar, José Carlos Miguel acompanhou toda a
doação: “Doação desse tipo ajudam muito o Nosso Lar a melhorar sempre
o atendimento das crianças.”, afirmou ele.
O Nosso Lar, entidade de São Carlos com reconhecimento regional,
recebeu esta semana uma doação significativa do RPS Engenharia, empresa
com atuação em várias cidades do Estado de São Paulo.
O caminhão da empresa chegou na entidade transportando tatames de
borracha, uma piscina de 2 mil bolinhas, balanço para as crianças
pequenas, cadeirões de alimentação e papinha, além de trocadores
desmontáveis e aquecedores de ambiente.
A responsável pelo RH da RPS Engenharia, Juliana Gianei, disse que a
empresa escolheu duas entidades de São Carlos para doar equipamentos e
utensílios no valore de R$9 mil cada. A outra entidade atendida foi o CEFA
e lá a RPS Engenharia entregou computadores, entre outros equipamentos
solicitados.
No Nosso Lar, segundo Márcia Simonete gerente da entidade, a escolha
dos produtos levou em consideração as necessidades das crianças atendidas
alí todos os dias: “Nossa demanda tem aumentado na faixa etária que vai
do 0 aos 2 anos, por isso precisávamos muito dos cadeirões para
alimentarmos convenientemente nossos pequenos e também aquecedores
que vão melhorar ainda mais o conforto térmico nas salas . Além disso,
solicitamos brinquedos que vão ajudar no desenvolvimento motor das
crianças.”, explicou Márcia.
Bem na hora em que a doação era descarregada pelo Cícero, da RPS
Engenharia, várias crianças voltavam do refeitório para suas salas.
Espontaneamente elas riram e acenaram para o Papai Noel Cícero que em
pleno mês de março chegou trazendo tantos presentes. Difícil foi evitar que
elas já começassem a se divertir com os brinquedos antes mesmo que
fossem montados.
O conselheiro do Nosso Lar, José Carlos Miguel acompanhou toda a
doação: “Doação desse tipo ajudam muito o Nosso Lar a melhorar sempre
o atendimento das crianças.”, afirmou ele.

Crédito – Atento Comunicação

sexta-feira, 25 de março de 2016

Prefeitura lança nesta quinta-feira a campanha “Nota Fiscal Legal”

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria da Fazenda, lança nesta quinta-feira (24), a partir das 10h, no auditório do Paço Municipal, a campanha “Nota Fiscal Legal”, um programa de estímulo à cidadania fiscal no município. A promoção tem como objetivo estimular os consumidores (tomadores de serviço) a exigirem o documento fiscal na hora da contratação do serviço. O consumidor que solicitar a nota fiscal de serviço e se cadastrar no site da campanha vai concorrer a prêmios em dinheiro mensalmente.
A Nota Fiscal Legal tem o mesmo princípio da Nota Fiscal Paulista. “O contribuinte deverá solicitar aos prestadores de serviços, como mecânicos, cabeleireiros, médicos, advogados, pedreiros, entre outros, a nota fiscal. Após isso, ele fará o cadastro no site da Prefeitura, no link da campanha (http://saocarlos.ginfes.com.br/?modo=credito), para concorrer aos prêmios. Podem ser cadastradas todas as notas fiscais emitidas a partir de setembro do ano passado, com valores acima de R$ 30,00”, explicou o secretário Municipal da Fazenda, José Roberto Poianas.
A partir do cadastro, o sistema irá gerar cupons para que o contribuinte concorra mensalmente a prêmio de R$ 5.000,00 e 10 prêmios de R$ 500,00 livres de impostos. Haverá ainda, dois prêmios extras em julho e novembro de R$ 50.000,00 cada um, para os cupons acumulados ao longo dos meses. “Em dezembro vamos oferecer mais cinco prêmios de R$ 10.000,00 cada um”, ressalta Poianas.
As datas dos sorteios serão publicadas no Diário Oficial do Município definidos pela Loteria Federal. A emissão de documento fiscal é uma obrigação do prestador de serviço e um dever do consumidor, como cidadão, exigir seu cumprimento.
A Prefeitura também lançou um novo site para que os prestadores de serviço emitam notas fiscais em versão “mobile”, diretamente em smartphones e tablets. Por meio desse sistema, disponível pelo link  http://saocarlos.ginfes.com.br/mobile, os prestadores de serviços não precisam imprimir a nota fiscal, bastando encaminha-la via e-mail.
“Sabemos que muitos prestadores de serviços trabalham nas ruas, muitas vezes em residências, a versão móvel do site gera agilidade e segurança, tanto para quem emite a nota quanto para o contribuinte que paga pelo serviço”, finalizou o secretário de Fazenda.

FESC tem novo diretor

O prefeito Paulo Altomani, acompanhado do vice-prefeito Cláudio Di
Salvo e do Secretário de Governo, Waldomiro Bueno de Oliveira, anunciou
na noite desta quinta-feira (24), no Paço Municipal, a nomeação da
servidora de carreira do emprego de Professor II, Vera Lúcia Raymundo,
para exercer o cargo em comissão de Diretora Presidente da Fundação
Educacional São Carlos – FESC.
A portaria com o nome da nova presidente da FESC será publicada no
Diário Oficial desta sexta-feira (25). “Eu conheço a liderança e o
conhecimento que a Vera emprega nas escolas municipais como Diretora
do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Tenho
certeza que essa bagagem trará grande contribuição para maior utilização
da Fundação, seja ela voltada para o servidor público, terceira idade,
quanto para a população”, enfatizou o prefeito Paulo Altomani.
Durante o anúncio, a nova presidente da FESC agradeceu o convite e falou
dos novos desafios. “Estou feliz em receber o convite de uma pessoa
idônea como o prefeito Paulo Altomani. Assumo a Fundação com o
compromisso e anseio de atender o desejo do governo, que é melhor
atender os usuários e trazer maior movimentação para a Fundação”.
O prefeito Paulo Altomani, acompanhado do vice-prefeito Cláudio Di
Salvo e do Secretário de Governo, Waldomiro Bueno de Oliveira, anunciou 
na noite desta quinta-feira (24), no Paço Municipal, a nomeação da 
servidora de carreira do emprego de Professor II, Vera Lúcia Raymundo, 
para exercer o cargo em comissão de Diretora Presidente da Fundação 
Educacional São Carlos – FESC.
A portaria com o nome da nova presidente da FESC será publicada no 
Diário Oficial desta sexta-feira (25). “Eu conheço a liderança e o 
conhecimento que a Vera emprega nas escolas municipais como Diretora 
do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Tenho 
certeza que essa bagagem trará grande contribuição para maior utilização 
da Fundação, seja ela voltada para o servidor público, terceira idade, 
quanto para a população”, enfatizou o prefeito Paulo Altomani.
Durante o anúncio, a nova presidente da FESC agradeceu o convite e falou 
dos novos desafios. “Estou feliz em receber o convite de uma pessoa 
idônea como o prefeito Paulo Altomani. Assumo a Fundação com o 
compromisso e anseio de atender o desejo do governo, que é melhor 
atender os usuários e trazer maior movimentação para a Fundação”. 

CBB faz reunião técnica para definir programação da seleção masculina

Foto: Divulgação / CBBFoto: Divulgação / CBBFoi realizada no Hotel Marbor, em Mogi das Cruzes (SP), a reunião para definir o calendário 2016 da Seleção Brasileira Adulta Masculina. Estiveram presentes o técnico Rubén Magnano; os assistentes técnicos Demétrius Ferraciú, Gustavo De Conti e José Alves Neto, o preparador físico Diego Jeleilate e o Diretor Técnico da CBB, Vanderlei Mazzuchini Junior.

"Foi um encontro bastante proveitoso. Finalizamos o planejamento para 2016, com torneios e jogos amistosos no Brasil, o Campeonato Sul-Americano, na Venezuela, e os Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro. Desde o final do ano passado estamos com a programação praticamente acertada. Agora, alinhamos o calendário de todos os treinamentos e jogos da Seleção Masculina em 2016”, disse Vanderlei.

CBB

Levantamento aponta São Carlos como a terceira cidade do país que mais pagou dívidas em 2014

A revista Multicidades, publicado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), revelou na edição publicada nesta semana um número impressionante sobre o pagamento da dívida de São Carlos pela atual gestão. A cidade foi a terceira que mais pagou dívidas no país em relação à receita líquida do município, incríveis 9,7% foram destinados aos juros e amortização.
O conceituado anuário traz um relato minucioso das finanças dos municípios brasileiros ano a ano. “A cidade toda foi penalizada pela falta de planejamento de gestões anteriores. Pagamos as dívidas que vinham desde o começo dos anos 90. Enfrentamos dificuldades enormes, os saques feitos pelo Tesouro Nacional inviabilizaram nossa capacidade de investimento e até mesmo de fazer coisas básicas, mas mesmo assim avançamos”, explica o prefeito Paulo Altomani.
O secretário de Fazenda, José Roberto Poianas, mostrou o que significam os 9,7% da receita corrente líquida utilizados para pagar as dívidas. “Temos gastos obrigatórios, pouco mais de 50% com pessoal, 25% com educação, outros 15% com saúde, além de outros compromissos. A capacidade de investimento em políticas públicas, ou mesmo em serviços como limpeza pública fica em torno de 5 a 8%. Os 9,7% retiraram da nossa gestão qualquer possibilidade de investir e até realizar serviços simples”, comparou Poianas.
Mesmo diante da adversidade, a Prefeitura não parou. “Os números do Multicidades são importantes porque mostram o esforço que fizemos, com cortes em todas as áreas, para honrar os compromissos. Fomos à terceira cidade do país com maior comprometimento do orçamento, entre mais de cinco mil municípios”, disse o secretário. O prefeito Paulo Altomani ressalta que os reflexos do aperto para o pagamento de dívidas ainda são sentidos no dia a dia da Prefeitura. “Ficamos com recursos somente para a merenda escolar, medicamentos, apenas o essencial. Ainda assim concluímos mais de 30 obras. Também foi um tempo de aprendizagem para todos”, afirma Altomani.
Em números absolutos a cidade foi a 17ª que mais pagou dívidas entre todas no país em 2014. Foram R$ 58.254.936,57. Nestes números o secretário Poianas faz outra comparação impressionante. “Pagamos incríveis R$ 243,79 por habitante. Recursos que sem dúvida fizeram falta para a cidade. Mas que foram importantes para o reequilíbrio das finanças”, explica Poianas. “O relatório mostra de maneira simples e direta o impacto que o pagamento das dívidas de gestões passadas teve nas finanças da Prefeitura. Acredito que o importante é que tivemos ousadia e coragem para superar as dificuldades e oferecer melhorias a todos”, finaliza o prefeito Altomani.

Secretaria de Transporte e Trânsito proíbe estacionamento em novo trecho da rua Major José Inácio

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito promoveu novas alterações em vagas de estacionamento na rua Major José Inácio, no centro, visando uma maior fluidez da via. A partir de agora os veículos estão proibidos de estacionar, do lado direito, na rua Major José Inácio, também entre a rua Dona Alexandrina e São Paulo. Já estava proibido estacionar nesta via entre as ruas Episcopal e Alexandrina.
Márcio Marino, secretário de Transporte e Trânsito, disse que as alterações foram realizadas para um melhor aproveitamento da via. “Agora temos duas pistas para escoamento no sentido centro bairro, melhorando assim o tráfego nessa região com intenso fluxo de veículos”.
A Secretaria de Transporte e Trânsito ressalta, ainda, que os veículos que estacionarem nessas áreas proibidas estão sujeitos as penalidades da lei.
Corredor de ônibus – A Secretaria de Transporte e Trânsito também está estendendo o corredor de ônibus na avenida São Carlos, chegando neste momento até a rua XV de Novembro. O aumento do percurso do corredor também visa reduzir os congestionamentos em toda a extensão da avenida, aumentando com isso a velocidade operacional dos ônibus e diminuindo o tempo de viagem.

Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda em parceira com ótica vai promover campanha “100% Visão”

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, firmou, em reunião realizada na Casa do Trabalhador “Antonio Cabeça Filho”, a parceria com a Ótica Visual para a campanha 100% Visão. Sem custo algum para o município, a campanha oferecerá gratuitamente para a pessoa que procurar a Casa do Trabalhador de 11 á 15 de abril, uma triagem oftalmológica para a detecção de miopia, astigmatismo, hipermetropia, entre outras doenças que afetam grande parcela da população mundial.
De acordo com o proprietário da ótica, as doenças oculares atualmente atingem 50% das crianças motivadas pela grande exposição em aparelhos celulares, computadores entre outros. “Isso reflete futuramente na vida destas pessoas, pois os problemas de visão quando não detectados, influenciam diretamente nos estudos e no trabalho”.
Durante a campanha, caso alguma doença for detectada, a pessoa será orientada a procurar um especialista. “É mais uma oportunidade que iremos oferecer às pessoas que procuram um emprego por meio da Casa do Trabalhador. Em nome do prefeito Paulo Altomani, também toda a população para realizar a triagem”, acrescentou o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira.
Também participaram da reunião que definiu as ações da campanha 100% Visão, o diretor de Políticas de Emprego para Juventude Toninho Ribeiro e o chefe de Gabinete da Secretaria, Fernando Machado. A Casa do Trabalhador Antônio Cabeça Filho fica localizada na Avenida São Carlos, 1800. A campanha ocorrerá em horário de funcionamento da secretaria, das 8 às 17 horas.

Número de mortes no trânsito cai 8% em todo o Estado de São Paulo

IlustraçãoIlustraçãoO número de mortes no trânsito teve queda de 8% em todo o Estado de São Paulo. É o que mostra o Índice do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP), em um comparativo entre fevereiro de 2016 e fevereiro de 2015. No mesmo período, houve redução de 22% no número de acidentes. Esses e outros indicadores constam do Infosiga-SP, do mês fevereiro.
Lançado no dia 23 de fevereiro, o Infosiga-SP é um relatório que traz informações mensais sobre acidentes e óbitos em consequência de ocorrências no trânsito, em todo o Estado. A publicação refere-se a dados do mês anterior, e os informes dos 645 municípios do Estado de São Paulo ficam disponíveis na internet.

O documento apresenta faixa etária, gênero da vítima, tipo do veículo envolvido e perfil do acidente. A propósito, do total de óbitos por acidentes de trânsito ocorridos em fevereiro de 2016, 61% foram provocados por colisões e atropelamentos; 78% envolveram pessoas do sexo masculino, e 27% eram jovens de 18 a 29 anos. Conforme ainda dados do Infosiga-SP, a maior parte das vítimas estava em motocicletas (29%) ou era pedestre (26%).

Com o principal objetivo de reduzir em 50% o número de vítimas fatais no trânsito até 2020, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é inspirado na Década de Ação Pela Segurança Viária (período de 2011 a 2020), estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), para chamar a atenção sobre a questão da violência no trânsito.

Os 15 municípios selecionados são Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba.

No total, serão destinados cerca de R$ 10,5 milhões de recursos do Estado para investimentos nesses municípios em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação no trânsito. Com esse aporte, os convênios terão o prazo de um ano para executar todo o planejamento. A proposta é que os projetos bem-sucedidos possam servir de modelo para outras cidades e assim sucessivamente.

Do Portal do Governo do Estado

Prefeito recebe proposta de novo plano de carreira e estrutura administrativa para a Guarda Municipal

O prefeito Paulo Altomani recebeu a proposta para o novo plano de carreira da Guarda Municipal de São Carlos. A documentação inclui ainda a nova estrutura administrativa e a criação da Corregedoria e do Código de Conduta para os guardas. O comandante da Guarda, Marcos Marques Ribeiro, o presidente da Associação dos Guardas Municipais de São Carlos, Eduardo Silvio Rodrigues, o vereador Freire e os secretários de Governo, Waldomiro Bueno de Oliveira e de Administração e Gestão de Pessoal, Helena do Carmo Antunes, participaram  da apresentação da proposta.
“Buscamos sugestões em cidades onde as Guardas já tem a estrutura completa, como Campinas e Indaiatuba, buscamos a forma para que o trabalho funcione da melhor maneira”, explicou o presidente da Associação, que participou da elaboração das sugestões. O vereador Freire lembrou que a proposta foi feita a partir das demandas e pelos guardas. “Procuramos oferecer a estrutura jurídica para colocar na forma da lei. Nossa preocupação é garantir o trabalho desta categoria tão importante para a cidade”, disse Freire.
O presidente da Associação dos Guardas fez questão de destacar o empenho da atual gestão em melhorar as condições de trabalho dos Guardas. “São demandas de 13 anos, que agora vemos a vontade efetiva de serem resolvidas. Queremos agradecer ao prefeito pelo empenho e determinação em valorizar a Guarda e o trabalho realizado”, destacou Eduardo Silvio Rodrigues.
O comandante da Guarda, por sua vez, aproveitou a oportunidade para destacar que está em fase final de elaboração também o plano de reestruturação do trabalho, com novas viaturas para o patrulhamento. “Temos os recursos destinados por emendas parlamentares e também destinados pela Prefeitura diretamente, vamos melhorar muito nossa condição de trabalho”, afirmou.
Na documentação entregue ao prefeito está incluída a criação de inspetorias, para auxiliar no trabalho do comando, além de oferecer perspectiva de crescimento aos guardas. Há ainda a Corregedoria e o código de conduta. “Sem essas legislações não poderemos armar a Guarda, o Código e a Corregedoria são obrigatórios para que possamos dar este passo importante para a segurança pública da cidade”, disse o comandante da Guarda.
Para o prefeito Paulo Altomani o encontro reforça o compromisso da gestão com a reestruturação e valorização da Guarda Municipal. “Vamos agora encaminhar ao jurídico para podermos implantar as novas legislações no menor tempo possível, dentro da legalidade sempre. A Guarda tem recebido novas obrigações pela mudança na lei e precisamos oferecer as melhores condições, principalmente no plano de carreira”, finalizou Altomani.