sexta-feira, 25 de março de 2016

Levantamento aponta São Carlos como a terceira cidade do país que mais pagou dívidas em 2014

A revista Multicidades, publicado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), revelou na edição publicada nesta semana um número impressionante sobre o pagamento da dívida de São Carlos pela atual gestão. A cidade foi a terceira que mais pagou dívidas no país em relação à receita líquida do município, incríveis 9,7% foram destinados aos juros e amortização.
O conceituado anuário traz um relato minucioso das finanças dos municípios brasileiros ano a ano. “A cidade toda foi penalizada pela falta de planejamento de gestões anteriores. Pagamos as dívidas que vinham desde o começo dos anos 90. Enfrentamos dificuldades enormes, os saques feitos pelo Tesouro Nacional inviabilizaram nossa capacidade de investimento e até mesmo de fazer coisas básicas, mas mesmo assim avançamos”, explica o prefeito Paulo Altomani.
O secretário de Fazenda, José Roberto Poianas, mostrou o que significam os 9,7% da receita corrente líquida utilizados para pagar as dívidas. “Temos gastos obrigatórios, pouco mais de 50% com pessoal, 25% com educação, outros 15% com saúde, além de outros compromissos. A capacidade de investimento em políticas públicas, ou mesmo em serviços como limpeza pública fica em torno de 5 a 8%. Os 9,7% retiraram da nossa gestão qualquer possibilidade de investir e até realizar serviços simples”, comparou Poianas.
Mesmo diante da adversidade, a Prefeitura não parou. “Os números do Multicidades são importantes porque mostram o esforço que fizemos, com cortes em todas as áreas, para honrar os compromissos. Fomos à terceira cidade do país com maior comprometimento do orçamento, entre mais de cinco mil municípios”, disse o secretário. O prefeito Paulo Altomani ressalta que os reflexos do aperto para o pagamento de dívidas ainda são sentidos no dia a dia da Prefeitura. “Ficamos com recursos somente para a merenda escolar, medicamentos, apenas o essencial. Ainda assim concluímos mais de 30 obras. Também foi um tempo de aprendizagem para todos”, afirma Altomani.
Em números absolutos a cidade foi a 17ª que mais pagou dívidas entre todas no país em 2014. Foram R$ 58.254.936,57. Nestes números o secretário Poianas faz outra comparação impressionante. “Pagamos incríveis R$ 243,79 por habitante. Recursos que sem dúvida fizeram falta para a cidade. Mas que foram importantes para o reequilíbrio das finanças”, explica Poianas. “O relatório mostra de maneira simples e direta o impacto que o pagamento das dívidas de gestões passadas teve nas finanças da Prefeitura. Acredito que o importante é que tivemos ousadia e coragem para superar as dificuldades e oferecer melhorias a todos”, finaliza o prefeito Altomani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário