segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Azulejista tem moto furtada no centro

Ladrões furtaram uma moto CG 125 vermelha, ano 2005, na rua Dona Alexandrina, na madrugada do sábado (14).
Segundo a vítima, Everton estacionou defronte a sua residência e quando retornou não mais encontrou.

Pós-graduação em Ciências Fisiológicas abre seleção para mestrado

Estarão abertas entre 16 e 25 de outubro as inscrições na seleção para o curso de mestrado do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PIPGCF), ofertado pela parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). São 33 vagas disponíveis e o curso tem início em 2018.
O PIPGCF tem as seguintes linhas de pesquisa: Biologia Celular e Molecular; Função Cardiorrespiratória e Equilíbrio Hidro-salino: Evolução e Adaptação; Respostas Fisiológicas e Bioquímicas a Estressores Ambientais e Adaptações ao Meio Ambiente; Equilíbrio Hidro-salino/Função Cardiorrespiratória: Controle Neural e Endócrino; Fisiologia do Exercício; e Bases Neurais do Comportamento Animal.
O processo seletivo consta de três etapas: prova teórica de conhecimentos em Ciências Fisiológicas (classificatória e eliminatória); análise e arguição do projeto de pesquisa (classificatória e eliminatória); e análise do curriculum vitae do candidato (classificatória).
Os documentos e orientações para inscrição, bem como as informações completas sobre o processo seletivo devem ser consultadas no edital, disponível em www.pipgcf.ufscar.br. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail pipgcf@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8328.

domingo, 15 de outubro de 2017

Dia Nacional da Guarda Municipal é comemorado com homenagens no Paço Municipal

A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Coordenação Político-Institucional da Secretaria Municipal de Governo, no Dia Nacional da Guarda Municipal, 10 de outubro, homenageou todos os agentes da Guarda Municipal de São Carlos com mais de 10 anos de corporação.
O prefeito Airton Garcia, o diretor do Departamento de Coordenação Político-Institucional, Samir Gardini, o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki, o vereador Rodson Magno e o Capitão Cardeal, representando o comandante do 38º Batalhão da Polícia Militar de São Carlos, Tenente Coronel Alexandre Wellington de Souza, fizeram parte das mesas de autoridades e juntamente com os vereadores Edson Ferreira, Lucão Fernandes, Azuaite Martins de França, Laíde Simões e Moisés Lazarine, o representante do Corpo de Bombeiros, Cabo Neves, o comandante do Tiro de Guerra, subtenente Marco Antônio Fernandes Ribeiro e secretários municipais fizeram a entrega de certificados e de barretas alusivas ao tempo de serviço prestado à Guarda Municipal.
Foram homenageados pelo tempo de serviço e pelos bons serviços prestados em prol do bem estar da população são-carlense os agentes Ângela Patrícia Paravani dos Santos, Barthimeu Taipeiro Júnior, Benedito Donizeti de Souza, Caio Roberto do Amaral, Carlos Alberto Carvalho, Célio Ramos de Godoi, Claudiomar Lopes, Cristiane Vieira Matos, Danielle Silva, Donizete Lencione, Edson Hiroshi Nakazato, Elaine Cristina Rodrigues, Evandro Gimenes Mione, Fernando Andre Pinto, Gilberto Carlos Escovar, Jaime Peraza Júnior, Joana Darc Goulart, João de Jesus Escrivano, Jorge de Souza, José Risomar Campos, Kátia Teodoro, Luis Carlos Ambrozini, Luis Carlos Gomes, Marcos Basílio, Marcos Marques Ribeiro, Maria Lúcia Fanti, Paulo Fajardo, Paulo Sérgio Nogueira, Ralf Siqueira, Reginaldo Luis Guedes,   Ricardo Luis Garcia, Ricardo Sartori,         Rita de Cássia Pomin Braghin, Rodrigo Almeida, Rodrigo Cesar Assis, Silvana Oliveira, Silvia da Cunha e Vanessa Ferreira.
Já os agentes Hilton Aparecido Francisco, Priscila Cristina Rodrigues Menezes foram homenageados como Guardas Municipais destaques do mês de julho, o GM Luiz Carlos Ambrozini foi o destaque do mês de agostoe Reginaldo Luís Guedes destaque de setembro. A ocorrência destaque de julho ficou com os guardas Manoel de Oliveira Ordonho Neto e Gilson Gonçalves Cesário, de agosto foi para Edson Hiroshi Nakazato e Leandro Pinheiro e de setembro para Adalto de Brito Teixeira e Patrícia Custódio Chaves Moura.
O ex-comandante da Guarda Municipal, Marco Marques Ribeiro, recebeu o certificado de honra ao mérito, por ter sido o primeiro comandante do efetivo retirado das fileiras da corporação e que por dois anos, 2014 a 2016, conduziu com ética e profissionalismo o efetivo.                                  
Samir Gardini agradeceu o prefeito Airton Garcia pelo apoio que tem dado a área de segurança. “O prefeito já autorizou e já está aberta a licitação para a compra de 10 veículos novos e de duas motocicletas e uma viatura especial para o Canil. Também autorizou a instalação de um posto fixo da corporação no antigo velório, a obra para reformar o local já foi licitada e a empresa já iniciou os serviços, além dos coletes balísticos que já foram adquiridos”, disse o diretor deCoordenação Político-Institucional da Secretaria Municipal de Governo, lembrando que a GM recebeu, ainda, 3 viaturas da Receita Federal e que o próximo passo é a troca dos rádios das viaturas para digitalização do sistema.
Para Michael Yabuki, comandante da GM, além de proteger os cidadãos, a Guarda também cumpre um papel social, ao atuar em outros segmentos. “Parabenizo todos os colegas que atuam no patrulhamento, nas rondas, nas operações em conjunto com as polícias militar e civil na apreensão de entorpecentes. Seguimos juntos na luta”.
O prefeito Airton Garcia ressaltou que a GM foi criada para garantir o patrimônio público, mas hoje ocupa lugar de destaque na segurança pública. “O esforço e o empenho dos guardas municipais de São Carlos devem ser reconhecidos, por isso, sempre temos em mente medidas para valorizar a corporação, melhorando as condições de trabalho”.
A Guarda Municipal de São Carlos foi criada pela Lei Municipal Nº 12.895 de 31 de outubro de 2001, porém iniciou suas atividades em 2003. Com 16 anos de criação e 14 de prestação de serviço, a GM conta hoje 164 agentes, sendo 98 homens e 66 mulheres, possui uma Central de Monitoramento com 19 câmeras, todas recuperadas pela atual administração e via sistema de alarme monitora hoje 184 locais públicos, além de manter o canil, sendo a única instituição em São Carlos que possui cães para auxiliar em operações policiais.

Desde o início da atual gestão, agentes Guarda Municipal vêm participando juntamente com a Polícia Militar e Polícia Civil de várias operações, principalmente de combate ao tráfico de drogas, onde são usados os cães. Os animais são treinados pelos próprios agentes envolvidos no adestramento que participaram de cursos de capacitação para treinamento específico de cães farejadores, de patrulhamento e proteção.

No último mês de maio a GM recebeu 60 revólveres calibre 38 que foram doados para São Carlos pela Prefeitura de Campinas, por meio da Academia da Guarda Municipal de Campinas Drº Ruyrillo de Magalhães. Os instrutores da GM de Campinas ministraram o curso “Atualização e habilitação para o uso de armamento letal”, com 80 horas/aula, para os 164 agentes de São Carlos, focado em armamento, munição e tiro, além de técnicas operacionais, direção defensiva e defesa pessoal. Para que os agentes possam utilizar as armas ainda será necessária assinatura de convênio com a Polícia Federal e a criação da corregedoria e ouvidoria na instituição.
Os guardas municipais também passaram por capacitação e hoje atuam na fiscalização do trânsito.

Estudante de medicina diz ter sido estuprado duas vezes no banheiro do TUSCA

O caso aconteceu na noite da sexta-feira (13), dentro do banheiro masculino, onde está sendo realizada a festa do TUSCA, em São Carlos.
A Polícia Militar foi acionada para comparecer até a Santa Casa, onde havia dado entrada um estudante de medicina, que disse ter sido estuprado duas vezes dentro do banheiro do evento.
Ao ser questionado pelos policiais militares, o universitário contou que não conhecia os supostos estupradores e que havia sido violentado sexualmente por dois homens diferentes.
O médico da Santa Casa fez os exames e foi constatado que houve lesão no anus.
O estudante ficou internado em observação para receber os medicamentos necessários e o caso foi registrado no Plantão Policial.

Mãe diz que flagrou filha de nove anos fazendo sexo oral no padrasto

Uma mãe de 25 anos diz ter flagrado a filha de apenas nove anos de idade fazendo sexo oral no padrasto.
O suposto  caso teria ocorrido na madrugada do sábado (14), por volta das 0h40, em sua residência no bairro Santa Maria II.
Segundo a mulher contou aos policiais que foram acionados até o local, o padrasto de 21 anos e a criança estavam no sofá da casa, quando ela presenciou o fato.
Ainda segundo relato da mulher, o amásio fugiu antes da chega da PM.
O caso foi registrado e será investigado.

Pais que cadastraram filhos na lista de espera para vagas no ensino fundamental devem renovar interesse

A Secretaria Municipal de Educação comunica que os pais que cadastraram o nome de filhos na lista de espera para uma vaga no ensino fundamental (1º ao 9º ano), para o próximo ano letivo, devem renovar o interesse até o próximo dia 31 de outubro nas próprias Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s) ou diretamente na Central de Vagas, localizada na rua 13 de maio, 2.000, no centro.
De acordo com Raquel Merola, responsável pela Central de Vagas da rede municipal de ensino, a renovação do interesse pela vaga é importante para atualização. “Muitos pais colocam o nome do filho na fila de espera de uma determinada escola, porém acabam mudando de endereço, de bairro, de cidade ou conseguem vaga nas escolas estaduais, mas não comunicam a Secretaria de Educação, por isso esse recadastramento é fundamental para não atrasar o chamamento para o próximo ano letivo”.
Não é necessário levar a documentação neste momento, já que quando o cadastro foi feito os documentos já foram entregues. A Secretaria de Educação está avisando todos os cadastrados por meio do telefone fornecido na ficha cadastral. Todos os pais que renovarem o interesse na vaga vão receber um protocolo. Quem não fizer a renovação será excluído da lista.
A Rede Municipal de Ensino possui 9 Escolas Municipais de Educação Básica, com 5.163 alunos no ensino fundamental de 1º ao 5º ano e 684 alunos no ensino fundamental do 6º ao 9º ano, totalizando 5.847 alunos matriculados.
As escolas municipais que atendem alunos do ensino fundamental são as EMEB’s: Angelina Dagnone de Melo, localizada na rua José Ferreira, s/nº, no Santa Felícia; Arthur Natalino Deriggi, na rua José Francisco Bicaletto, 13, no Cidade Aracy; Carmine Botta, na rua Philomena Fauvel, s/nº, no Bela Vista; Afonso Fioca Vitali, na rua Regit Arab, s/nº, no Cidade Aracy; Antonio Stela Moruzzi, na rua Teotônio Vilela, 501, no Jardim Tangará; Dalila Galli, na rua Rio Araguaia, s/nº, Jockey Clube; Janete Maria Martinelli Lia, rua Paraná, 700, Pacaembu,Maria Ermantina Carvalho Tarpani, na rua João Pedrino, nº 1.000, Jardim Botafogo e Névio Dias, na rua Reinaldo Pizzani, nº 30, no Cidade Aracy II.
 
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3307-3992 ou 3373-3222.

Jornada de Letras da UFSCar recebe trabalhos até 25 de outubro

De 20 a 24 de novembro, acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) a 21ª Jornada de Letras, evento organizado anualmente pelos estudantes de Letras da Instituição. Nesta edição, o tema central das atividades será "Linguagens, discursos e (re)significações" e, junto à Jornada, será realizado também o I Simpósio Regional de Profissionais de Línguas, Linguística e Literaturas em Formação, espaço em que se espera integrar a produção dos estudantes de Letras da UFSCar à de estudantes de outros cursos de áreas afins de São Carlos e região.
Até o dia 25 de outubro, estão abertas as inscrições de trabalhos para apresentação nas comunicações orais do evento. Serão aceitos trabalhos de graduandos e pós-graduandos das áreas de Letras (Línguas e Literaturas) e Linguística, nas seguintes modalidades: Divulgação Científica e Relatos de Experiência. Na modalidade Divulgação Científica são esperados trabalhos relativos a pesquisas em andamento ou já concluídas, de iniciação científica ou em desenvolvimento tecnológico e inovação, trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado. Já os Relatos de Experiência são relacionados ao Programa de Iniciação à Docência (Pibid), a estágios, monitoria (remunerada ou voluntária), a projetos de extensão, atividades desenvolvidas no Instituto de Línguas (IL) da UFSCar ou outros projetos de prática acadêmica/profissional.
A proposta da Jornada é realizar atividades que tragam discussões e deem visibilidade a temas e abordagens pouco ou nunca contemplados no ambiente acadêmico, dentro das diversas áreas que o curso de Letras abrange, pensando nos discursos e possíveis ressignificações dos objetos de estudo. Além das comunicações orais, o evento terá mesas-redondas, palestra, oficinas e minicursos. A programação completa e instruções para submissão de trabalhos estão disponíveis no site https://jdeletras.wixsite.com/2017. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail jdeletras@gmail.com ou na página da Jornada no Facebook (https://www.facebook.com/jornadadeletrasufscar).