sábado, 10 de junho de 2017

IBATÉ: Motocross promete agitar a cidade

Neste final de semana a cidade de Ibaté receberá a 3ª Etapa MX Race MotoCross GP 2017. O evento faz parte das comemorações de 124 anos de emancipação do município, comemorada no dia 24 de junho, e é organizado pela Prefeitura Municipal por meio do Departamento de Esporte, Turismo e Lazer.
A competição será realizada na pista de MotoCross do Jardim Mariana, nos dias 10 e 11 de junho, sábado e domingo. “O MotoCross é um dos eventos mais aguardados e desta vez chega em nossa cidade em uma ocasião especial, durante as festividades do aniversário de 124 de anos de Ibaté. Estamos trabalhando para oferecer um evento com segurança e qualidade aos pilotos e público presente, através de um trabalho em conjunto com funcionários da Prefeitura, toda a equipe do Boy Racing, Guarda Municipal e Polícia Militar”, contou o prefeito José Luiz Parrella (PSDB).
De acordo com Zé Parrella, a Prefeitura, está empenhada na organização de mais um grande evento e aguarda centenas de pessoas para acompanharem a competição. “É aguardado durante o final de semana centenas de pessoas vindas de toda a região e de diversos estados para prestigiar e participar da competição. O MotoCross é uma modalidade esportiva que agrada ao público de modo geral, sejam jovens, adultos ou crianças”, destacou.
Os treinos livres acontecem no sábado das 14h às 18h e no domingo das 9h às 11h30min. As provas oficiais serão realizadas no domingo a partir das 13h.
Segundo o prefeito, assim como nos anos anteriores, o MotoCross marca as comemorações do aniversário da cidade e promete ser novamente um grande evento. “Com certeza será mais uma festa para comemorar o aniversário da cidade”, apontou Zé Parrella.
A competição acontecerá nas seguintes categorias: Intermediária 250cc, Nacional Livre, MX3 33 anos, Infantil 15 anos (Importada 150cc e Nacional até 250cc), MX 2, MX4 40 anos, MX50 50 anos, Intermediário A, Nacional Amador, MX Gold.

Palestras alertarão sobre a violência contra os idosos

O próximo dia 15 de junho é marcado por ser o “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”. Com este tema, a Prefeitura de Ibaté preparou uma séria de atividades no Centro de Referência da Melhor Idade.
Como dia 15 é feriado de Corpus Christi, as atividades serão realizadas no dia 14 de junho, uma quarta-feira, e contará com palestras das Polícias Militar e Civil e do Conselho Municipal do Idoso, o tradicional café da manhã e outras atividades.
O prefeito de Ibaté, José Luiz Parrella (PSDB), destaca a importância de conscientizar sobre a violência contra pessoas idosas. “Muitas pessoas mais jovens não tem paciência com os idosos e acabam se excedendo, sendo ríspidos com os idosos, por isso é importante conscientizar sobre a importância de respeitar os mais velhos, apontar como isso deve ser feito, pois um dia os mais jovens também serão idosos e vão querer respeito”, enfatizou.
Zé Parrella também destacou que políticas de proteção à população idosa são necessárias, especialmente em função do aumento da expectativa de vida. “É muito importante o poder público trabalhar pensando nos idosos, principalmente em relação a violência, mas a população também precisa colaborar, ainda mais a família do idoso, que geralmente é a responsável pelos atos de violência, tanto físicas quanto verbais. Aqui em Ibaté sempre procuramos dar melhor qualidade de vida do idoso e uma prova disso é a quantidade de pessoas que participam diariamente das atividades no Centro de Convivência”, apontou o prefeito.
15 de junho
O Dia Mundial de Consciência da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la. A violência contra os idosos deve ser entendida como uma grave violação aos Direitos Humanos.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

ACISC faz alerta para o “Golpe da Lista Telefônica

Este tipo de golpe existe há mais de 10 anos e deve ser denunciado às autoridades policiais.
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) alerta empresários, lojistas e consumidores para que fiquem atentos ao “Golpe da Lista Telefônica”, pois trata-se de um crime de estelionato e deve ser denunciado às autoridades policiais.
Geralmente, os criminosos fazem ligações solicitando a confirmação de dados da empresa, para que seja inserida na Lista Telefônica, e informam que não haverá custo algum.
Em seguida, os golpistas enviam um fax ou e-mail para a pessoa, solicitando a assinatura para a tal “confirmação”. Diante desses dados, as vítimas começam a receber boletos de cobrança, ameaças de protesto, SCPC, Serasa entre outros.
“Fiquem atentos e busquem informações sobre idoneidade das empresas que ligam oferecendo qualquer tipo de contrato de anúncios publicitários em lista telefônica. Caso suspeite do golpe, orientamos que denuncie para a Polícia Militar e que não faça o pagamento de nenhuma fatura ou boleto ou suspeito”, ressaltou o presidente da ACISC, José Fernando Domingues.

UFSCar oferece curso de Ciência de Animais de Laboratório

Nos dias 29 e 30 de junho, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove o I Curso de Ciência de Animais de Laboratório (CCAL). A atividade gratuita é voltada para alunos de graduação e de pós-graduação de qualquer instituição de ensino e pesquisa.
O curso foi organizado pelo Biotério Central da UFSCar, no âmbito do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade, sob coordenação do médico veterinário José de Castro Souza Neto Júnior. Ao longo da atividade serão abordadas temáticas variadas: ética e legislação sobre o uso de animal em experimentação; fisiologia e conforto ambiental; classificação dos biotérios quanto à finalidade; classificação dos animais de laboratório quanto ao status sanitário; saúde animal e zoonoses; genética animal; manipulação e manutenção das diferentes espécies e linhagens; fundamentação teórica de procedimentos experimentais; animais transgênicos eKnock-outs; e métodos alternativos de experimentação. O CCAL será ministrado pelo próprio José de Castro Souza Neto Júnior e por Josy Carolina Covan Pontes, chefe do setor de biotérios do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e presidente da Comissão de Ética no Uso de Animais da mesma instituição.
São ofertadas 60 vagas e a carga horária é de 20 horas. As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de junho, a partir do preenchimento e envio do formulário de inscrição (http://bit.ly/2sCRx9B) para o e-mail bioteriocentralufscar@outlook.com ou na Secretaria do CCBS, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. As atividades serão realizadas nos dias 29 e 30 de junho, das 8 às 12 horas e das 13 às 19 horas, no Anfiteatro do CCBS, também na área Norte do Campus. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail disponível.

UFSCar oferece curso sobre tratamentos em saúde com e sem medicamentos

O tratamento de uma doença - por meio de medicamentos ou de outro tipo de intervenção - depende sempre da análise criteriosa de um profissional da saúde. A capacitação dos profissionais responsáveis pelos disgnósticos e prescrições de tratamentos é fundamental. Por isso, o Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece, pela segunda vez, curso de especialização em Farmacologia Clínica e Abordagens não Farmacológicas na Prática Clínica, com uma proposta que valoriza o trabalho multiprofissional.
"O objetivo é capacitar profissionais da área da saúde para o correto manejo, administração e acompanhamento de tratamentos farmacológicos", explica o coordenador do curso, Gerson Rodrigues, docente do DCF. "Mas, também iremos apresentar abordagens não farmacológicas que possam contribuir ou até substituir o tratamento farmacológico", completa ele. Segundo Rodrigues, exercícios físicos e alimentação, quando orientados por profissionais capacitados, podem ser uma alternativa eficaz. "Nesse sentido, vamos destacar quais cuidados são necessários para a utilização dessas intervenções alternativas", afirma o coordenador.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimula a educação permanente dos profissionais como uma das estratégias para aumentar a segurança na assistência ao paciente. "O despreparo dos profissionais constitui uma das principais causas de complicações à saúde, além de prejuízos econômicos e sociais", explica Rodrigues. Devido à complexidade na utilização de medicamentos, bem como das terapias que não utilizam remédios, é que a UFSCar oferece esse curso, cujo conteúdo será ministrado por especialistas em farmacologia, prática de exercícios físicos, nutrição, fisioterapia e laserterapia.
As inscrições para uma das 50 vagas já estão abertas. As aulas começam no dia 4 de agosto e serão quinzenais, às sextas-feiras, no Campus São Carlos, das 19 às 23 horas, e aos sábados, das 7 horas às 18h30, com duração de 12 meses. As inscrições devem ser feitas pelo site www.farmacologiaclinica.ufscar.br. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail farmaco.cl.ufscar@gmail.com.

Unidade Saúde-Escola da UFSCar produz e distribui gratuitamente equipamentos de tecnologia assistiva

O Projeto de Intervenção Precoce, realizado na Unidade Saúde-Escola da Universidade Federal de São Carlos (USE-UFSCar), iniciou na última segunda-feira, dia 5 de junho, a entrega de nove parapodiuns que serão utilizados por crianças atendidas na Unidade. Os equipamentos foram produzidos por seis estudantes da Universidade que integram o projeto e estão sendo entregues para as mães das crianças.
O parapodium é um equipamento de tecnologia assistiva utilizado para auxiliar a criança na manutenção da postura em pé, assegurando que a posição seja mantida de forma simétrica para garantir a integridade dos tecidos. O uso do equipamento é indicado a crianças com patologias de caráter neurológico, para as quais a manutenção da postura em pé é importante em vários aspectos e oferece inúmeros benefícios: proporciona uma imagem corporal mais adequada; auxilia os sistemas circulatório, respiratório e digestivo; contribui com o desenvolvimento neuropsicomotor e para a formação óssea; estimula a captação de cálcio pelo tecido ósseo; além da inclusão social.
A ideia de confeccionar e doar os parapodiuns surgiu no curso de aperfeiçoamento em Intervenção Precoce, oferecido no âmbito do Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade (Nenem) da UFSCar, coordenado pela docente Eloisa Tudella, do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade. Desde 2013,  a disciplina "Mobiliário de Baixo Custo" foi implementada no curso, sob  supervisão da professora Andrea Baraldi Cunha, e compartilha técnicas de confecção de parapodiuns e outros equipamentos da mesma natureza. Atualmente, as aulas são ministradas pela professora Raquel Frias Botelho que, a cada semestre, promove discussões de casos em conjunto com os alunos para selecionarem os pacientes que necessitam dos parapodiuns. Desde 2013, já foram entregues cerca de 40 equipamentos.
O material para a confecção dos parapodiuns - papelão, cola, tinta e verniz - foi obtido por meio de doações de colaboradores, estudantes e supervisores do curso. No mercado, um equipamento desse tipo tem preço médio de R$ 700. De acordo com Ana Luiza Righetto Greco, fisioterapeuta e uma das supervisoras do Projeto de Intervenção Precoce da UFSCar, o custo do parapodium confeccionado pelos alunos gira em torno de R$ 30 e as famílias recebem o equipamento gratuitamente.
O Projeto de Intervenção Precoce atende crianças com diagnósticos de paralisia cerebral, síndromes genéticas e que apresentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. De acordo com Greco, esses pacientes não fazem uso dos parapodiuns nos atendimentos da USE, pois durante as sessões de fisioterapia são executadas atividades que exigem movimentos mais amplos do paciente e em diferentes posturas. "O equipamento é entregue aos responsáveis para que eles deem continuidade na estimulação em ambiente domiciliar", explica a supervisora. No projeto, todo o processo de reabilitação das crianças é realizado junto aos cuidadores na abordagem "Terapia com as portas abertas", que permite que as mães, a partir das informações fornecidas pelos terapeutas, aprendam a estimular seus filhos em ambiente domiciliar. "Os parapodiuns são entregues para serem usados em casa. Os cuidadores são orientados em como colocar e posicionar a criança corretamente, o tempo de uso e as atividades que podem ser feitas com o equipamento", descreve Greco.
"Nosso objetivo é ampliar a capacidade motora das crianças, oferecendo condições de tratamento, inclusive, para aquelas que não possuem recursos econômicos para adquirir um parapodium", destaca  a supervisora do Projeto de Intervenção Precoce da UFSCar, que produz e entrega os parapodiuns a cada novo semestre.
Para Juliana Paulino Salvador, mãe de José Pedro, que é atendido no projeto, o parapodium será importante. "Achei muito bom, pois isso [equipamento] já vai incentivando ele a dar os primeiros passinhos", comemora. "Eu achei muito bom, vai ajudar bastante para ela ficar em pé, dobrar menos a perninha. Também vai dar para ela movimentar mais os braços, segurar mais o pescoço, arrumar as costas e acostumar a ficar mais em pé", acrescenta Rillary dos Reis Rodrigues, mãe de Lyara Danielle, também atendida na USE.
A entrega foi iniciada no dia 5 de junho e as mães participaram de uma atividade lúdica para colagem de adesivos decorativos nos equipamentos, com a intenção de personalizar os parapodiuns dos seus filhos.
    Foto: Equipe do Projeto

Com 75% das obras, novo Paço Municipal recebe vidros laminados

O prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, acompanhou na manhã desta quinta-feira, 08, o início da colocação dos vidros laminados no novo Paço Municipal, que está sendo construído na Avenida São João, em Ibaté.
De acordo com Zé Parrella, as obras seguem em ritmo acelerado. “Estamos com mais de 75% das obras prontas. Agora a empresa está executando a colocação dos vidros laminados, que são iguais aqueles do prédio da Editora Abril de São Paulo, os pisos já foram colocados e falta também a execução do sistema elétrico, com a ligação das tomadas, luzes, enfim, estamos concluindo mais essa importante obra”, explicou o prefeito.
Além desses serviços, Zé Parrella relatou que o portal de entrada da nova prefeitura receberá um projeto moderno de jardinagem e paisagismo. “Em todas as minhas obras, sempre procuramos valorizar o Meio Ambiente com o plantio de mudas de árvores, gramas e flores. Aqui não será diferente. Todos sabem como eu gosto dessa parte e, juntamente com a empresa, vamos fazer uma jardinagem totalmente especial para deixar a nossa prefeitura ainda mais bonita e agradável para nossos servidores públicos e para a população que vai ir pagar suas contas”, comentou.
Satisfeito, o prefeito contou que o novo paço vai proporcionar maior eficiência, conforto e rapidez aos munícipes, além de ser uma obra que ficará para a história de Ibaté. “Aqui na região central, nenhuma cidade terá uma prefeitura do porte e moderna como essa que vamos entregar. Além de melhorar a prestação dos serviços e economizar com aluguel, o novo Paço se tornará uma atração turística, atraindo pessoas que ficarão encantadas com o que vão ver”, afirmou.
O novo paço custará aproximadamente R$ 3 milhões. Todo o recurso para a execução das obras é proveniente dos impostos pagos pelos cidadãos e da economia feita na gestão do município, ou seja, recursos próprios. O prédio abrigará o gabinete do prefeito, além do setor administrativo que hoje ocupa a unidade II da prefeitura, em prédio alugado.

Atrações marcarão os 124 anos de Ibaté

A cidade de Ibaté completa 124 anos de emancipação política-administrativo no próximo dia 24 de junho, e a Prefeitura de Ibaté está preparando uma linda festa para comemorar a data.
O prefeito José Luiz Parrella (PSDB) destaca as atrações que farão parte das comemorações dos 124 anos de Ibaté. “Pensando na população ibateense e também nas pessoas que virão visitar Ibaté neste mês de aniversário da cidade, preparamos uma linda festa com motocross, rodeio, cavalgada, queima do alho e desfile cívico”, apontou.
No próximo final de semana acontecerá o MotoCross GP Champions, que acontecerá na pista do Jardim Mariana. A expectativa é atrair centenas de pessoas. Os comerciantes do bairro, principalmente do ramo alimentício, comemoram a oportunidade de aumentar as vendas.
Os treinos livres serão realizados no sábado, 10, das 14h às 18h e no domingo, 11, das 9h às 11h30. A prova oficial e final acontece a partir da 13h.
De acordo com o prefeito, a Prefeitura está empenhada na organização de mais um grande evento e aguarda centenas de pessoas para acompanharem a competição. “É aguardado durante o final de semana centenas de pessoas vindas da região e de diversos estados para prestigiar e participar da competição. O MotoCross é uma modalidade esportiva que agrada ao público de modo geral, sejam jovens, adultos ou crianças”, destacou.
Sobre a 30ª edição do tradicional Rodeio de Ibaté, Zé Parrella afirmou que buscou fazer uma festa acessível a todas as pessoas e familiar. “Vamos trazer atrações renomadas da música sertaneja e buscamos colocar um preço acessível todas as noites, para que todas as pessoas consigam prestigiar a festa e também terá um dia que será de graça para a população”, enfatizou.
Pela primeira vez na história, o 30º Rodeio de Ibaté será realizado em dois finais de semana, entre os dias 15 e 25 de junho, marcando as festividades dos 124 anos da Encanto do Planalto.
As atrçaões musicais serão Jorge & Matheus, Maiara & Maraisa, Gustavo Mioto, Matheus & Kauan, Pedro Paulo & Alex, Fernando & Sorocaba e Guilherme & Santiago.
Dentro da programação do rodeio também acontecerá a 1ª Queima do Alho e Cavalgada, no dia 18 de junho. “Será a primeira vez que Ibaté terá a cavalgada acompanhada com a queima do alho, gostaria de convidar todas as pessoas para prestigiar os eventos”, disse Zé Parrella.
Para finalizar acontecerá o tradicional desfile cívico, que acontecerá no sábado (24), dia que a cidade comemora 124 anos. “Como todos os anos, vamos ter o desfile cívico para comemorar os 124 anos de Ibaté, uma linda festa pela Avenida São João que reúne milhares de pessoas”, destacou.
Para comemorar o aniversário da cidade, Zé Parrella convida as pessoas. “Aproveito para deixar o convite para toda população ibateense e também da região para vir prestigiar os eventos e juntos fazer uma linda festa para Ibaté”, finalizou o prefeito.

São Carlos vacinou 42.569 pessoas contra a gripe

A Vigilância Epidemiológica (VIGEP) de São Carlos informa que 42.569 pessoas já foram vacinadas contra a gripe. A cobertura vacinal do município é de 58,24% (imunização dos grupos de risco informado ao Ministério da Saúde)
Entre os chamados grupos prioritários, aponta o balanço, a maior cobertura foi entre os idosos (60 anos ou mais) contabilizando 20.514 doses aplicadas. Entre as crianças já foram aplicadas 4.398 doses, entre os trabalhadores de saúde foram vacinadas 4.300 pessoas. Foram vacinados ainda 10.216 doentes crônicos, 1.086 gestantes, 1.572 professores, 169 pessoas entre a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, 183 puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), 73 indígenas e 58 de outros grupos.
Na rede pública, a vacina contra a influenza é direcionada para os grupos prioritários, mas também estão autorizados a receberem a vacina os policiais militares e civis, bombeiros, funcionários do Poupatempo, funcionários dos Correios e trabalhadores da Defesa Civil e Guarda Municipal. A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. A imunização é contraindicada para quem tem alergia grave a ovo ou que já apresentaram reação alérgica à vacina anteriormente.
É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Prorrogação da campanha – Na última sexta-feira (2), o Ministério da Saúde decidiu disponibilizar a vacina contra a gripe a toda a população. Estados e municípios foram orientados a ofertar a vacina para todas as faixas enquanto durarem os estoques. Entretanto, a Secretaria de Estado da Saúde informou em Nota que “A vacinação contra a gripe, em SP, está mantida para os públicos-alvo previamente definidos na campanha, prorrogada até 9 de junho. Vale lembrar que o Estado de São Paulo tem mais de 44 milhões de habitantes e, portanto, uma eventual ampliação de públicos depende do envio de quantitativos extras ao Estado. A aquisição e distribuição de doses da vacina competem ao Ministério da Saúde”.
A supervisora da Vigilância Epidemiológica (VIGEP) de São Carlos, Kátia Spiller, informa que São Carlos tem cerca de 20 mil doses disponíveis da vacina contra a gripe, para imunizar os grupos prioritários e a campanha se encerra na próxima sexta-feira, dia 9.

Comércio tem horário especial para o Dia dos Namorados

Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) aponta que para 2017, a expectativa de vendas para o Dia dos Namorados tenha um aumento de até 5% em relação a mesma data no ano passado.
“Essa expectativa se deve a maior confiança do consumidor em relação ao mesmo período do ano passado e às perspectivas de superação da crise econômica ainda nesse ano”, afirma o presidente da ACISC, José Fernando Domingues.
Segundo apontamento do Núcleo de Economia ACISC, os presentes de maior expressão para o Dia dos Namorados devem ser dos setores de vestuário, calçados, chocolatarias, perfumes, cosméticos, joias e acessórios. As floriculturas também esperam um crescimento nas vendas. O valor médio gasto deverá ser em torno de R$ 80,00 a R$ 120,00.
Otimismo
A inflação controlada abaixo da meta e a trajetória de queda na taxa de juros também podem contribuir para expectativas positivas do consumidor. “Quanto maior o otimismo do consumidor em relação ao futuro, mais ele tende a gastar”, explica o economista do Núcleo de Economia ACISC, Igor de Souza Theodoro.
Outro fator apontado é a liberação dos saques das contas inativas do FGTS, que deve ajudar as vendas no dia dos namorados, tanto diretamente, como indiretamente. “Isso porque além de usar o dinheiro para comprar o presente propriamente dito, caso as pessoas tenham utilizado o dinheiro para quitar dívidas elas terão seus nomes limpos e, com isso, será mais fácil conseguir crédito para comprar presentes na data comemorativa”, disse o economista.
Lojas abertas
Pensando na comodidade dos consumidores que têm intenção de presentear neste Dia dos Namorados, as lojas funcionam em horário ampliado nesta sexta-feira (9), das 9h às 22h e no sábado (10), das 9h às 17h. “O horário especial é excelente para aqueles que costumam deixar para a última hora ou para quem não tem muito tempo de sair às compras”, completou o presidente da ACISC, José Fernando Domingues.