quarta-feira, 9 de março de 2016

Em defesa dos direitos das mulheres, movimento social participa de sessão da Câmara

A Câmara Municipal recebeu na tribuna livre da sessão plenária desta terça-feira (8) a representante do Coletivo Promotoras Legais Populares de São Carlos, Raquel Auxiliadora - foto. Na ocasião, ela solicitou apoio dos vereadores para o fortalecimento das políticas públicas para mulheres no município.

A representante aproveitou a data do Dia Internacional da Mulher – 8 de março – para falar sobre a desarticulação de diversos serviços de atendimento e de implementação de políticas públicas para mulheres na cidade. Entre eles, foram citados o Centro de Referência da Mulher, que apresenta número de funcionários reduzido e falta de estrutura, e a Casa Abrigo (local que abrigava mulheres vítimas de violência doméstica), que foi fechada.

Ela também afirmou que a proposta de reestruturação administrativa da Prefeitura prevê a extinção da Divisão de Políticas para Mulheres, da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, e que isso causaria danos irreparáveis à garantia dos direitos das mulheres.

Além disso, Raquel pediu o apoio do Legislativo para que o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher restabeleça seu funcionamento efetivo. De acordo com ela, o conselho teve seu último mandato em 2013 e desde então não houve mais ações por parte da Prefeitura para a continuidade das suas atividades. 

“Hoje é um dia histórico, que lembramos as várias conquistas das mulheres e as companheiras que morreram pela luta. Nesse dia, nós não queremos flores, presentes. Se quiserem nos oferecer algum presente, nos ofereçam a garantia de políticas públicas de qualidade para mulheres”, declarou Raquel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário