terça-feira, 7 de agosto de 2018

Curso de extensão na UFSCar aborda sistemas complexos e inteligência coletiva

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferecerá neste segundo semestre de 2018 mais uma edição do curso de extensão "Sistemas Complexos e Inteligência Coletiva: uma nova cultura científica para compreender questões do nosso cotidiano", na modalidade de Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe), com participação aberta a todas as pessoas interessadas. As inscrições, para as pessoas que não são estudantes de graduação da UFSCar, podem ser feitas por meio de formulário online (http://bit.ly/2LIt3s0), e foram prorrogadas até o dia 10 de agosto. Já estudantes de graduação puderam se inscrever por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), no período de ajuste de inscrições em atividades. São 50 vagas no total, sendo 20 para estudantes e 30 para o público em geral. Caso haja mais pessoas interessadas do que vagas, estas serão distribuídas pela ordem de inscrição.
A Aciepe integra o projeto "2018: Ano da Inteligência Coletiva e da Complexidade em São Carlos", que tem o objetivo de difundir os conceitos e métodos da inteligência coletiva e de complexidade, cuja associação é compreendida pelos proponentes como uma abordagem adequada ao entendimento da nossa realidade atual e à busca de soluções para os problemas gerados por essa realidade. O curso, nesse contexto, pretende proporcionar às pessoas participantes fundamentação teórico-conceitual e instrumentos práticos que permitam a valorização do conhecimento, a interação com pesquisadores de várias áreas e a utilização de ferramentas computacionais de forma simples e objetiva. Dentre os temas previstos estão "Dinâmica e Caos"; "Informação, Ordem e Aleatoriedade"; "Modelos de cooperação"; e "Redes", dentre outros.
Os encontros do curso acontecerão no Campus São Carlos da UFSCar, de 14 de agosto a 11 de dezembro, sempre às terças-feiras, das 8 às 12 horas. A coordenação é de Paulo César de Camargo, Professor Sênior no Departamento de Física (DF), e de Sérgio Henrique Vannnucchi Leme de Mattos, docente no Departamento de Hidrobiologia (DHb) da UFSCar, com colaboração dos também docentes da UFSCar Francis de Morais Franco Nunes (do Departamento de Genética e Evolução - DGE) e Luzia Sigoli Fernandes Costa (do Departamento de Ciência da Informação - DCI). Mais informações podem ser obtidas na página do projeto no Facebook (em www.facebook.com/2018AnoInteligenciaColetivaComplexidadeSanca), no Twitter (twitter.com/2018ICeSC_Sanca) ou pelo e-mail 2018complexidadesanca@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário