quarta-feira, 13 de abril de 2016

Departamento de saúde de Ibaté orienta a população com os cuidados com a gripe H1N1

Devido ao grande número de casos da gripe H1N1 confirmados na região, o Departamento de Saúde de Ibaté, faz um alerta a população do município com relação aos devidos cuidados que devem ser tomados para evitar a doença.
A Enfermeira Elaine Sartorelli ressalta o grande problema que o país esta enfrentando e que é indispensável tomar os devidos cuidados, a fim de prevenir o contágio.
“É importante lavar sempre as mãos, evitar locais fechados com grande aglomeração de pessoas, quando espirrar, evitar colocar as mãos tampando o rosto. O mais adequado é fazer essa proteção com a área do antebraço, porque as mãos, se não forem adequadamente lavadas, acabam ajudando a disseminar o vírus”, comenta a enfermeira.
Elaine ainda destaca que outra dica importante no caso de idosos, gestantes e crianças de 6 meses a 5 anos de idade é não deixar de tomar a vacina anual contra a gripe, que costuma incluir proteção contra o H1N1, na sua composição.
“A campanha anual realizada pelo Ministério da Saúde está prevista para começar em todo o país no dia 30 de abril, onde a vacina contra a gripe tem a função primordial de reduzir os quadros de complicações e as internações decorrentes das infecções causadas pelos vírus da Influenza. Mesmo que a pessoa venha a apresentar o quadro de gripe, o normal é que a vacinação garanta quadros mais brandos, sem maiores intercorrências”, destaca Elaine.
A Enfermeira destaca ainda que, a campanha de vacinação no município será divulgada para que assim a população compareça, se previna e proteja seus familiares dos riscos que a H1N1 representa a todos.


Dicas e Recomendações:
- Febre, tosse ou dor de garganta, podem ser sintomas de gripes (influenza).
- Ao procurar a assistência médica, informe os sintomas na recepção da unidade de saúde.
- Não freqüente escola ou trabalho.
- Evitar aglomeração e ambientes fechados.
- Permanecer em casa até 24 horas após o desaparecimento dos sintomas.
- Grávidas, crianças menores, portadores de doenças crônicas e idosos são mais vulneráveis às complicações da gripe.
- Manter caderneta de vacinação atualizada.
- Cobrir sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar (use lenços descartáveis ou proteja com o braço).
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
- Lavar as mãos com freqüência com água e sabão ou utilizar álcool em gel.
- Manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário